Como deve ser feita a reforma nos pisos de madeira?
Talvez você esteja pesquisando antes de colocar, ou já tenha seu piso de madeira colocado. Em ambas as situações, a manutenção e reforma deste piso pode ser uma questão de decisão muito grande na hora de escolher seu material.
Não é segredo que a madeira é um material natural, sendo assim, ela sofre danos com o tempo, devido ao clima, desgaste devido à circulação de pessoas, crianças com brinquedos, ou até animais, podem ser fatores que interfiram na vida do seu piso de madeira.
Isso porque, dependendo da madeira, sua rigidez muda. Por exemplo, quanto mais clara for sua madeira, mais macia ela é. Logo até móveis podem danificar seu piso. Por isso é importante saber como fazer a manutenção desse tipo de material.
Além disso é relevante ressaltar que, atualmente, existem muitos pisos que imitam madeira, seja o vinílico sintético ou porcelanato, você pode evitar totalmente o uso de materiais naturais em sua obra.
Trocar de piso
Caso você tenha em sua casa, tacos de madeira, por exemplo, e queira reformar. Pode ser que, em algum momento, você tenha pensado em remover os tacos.
Mas além do valor que terá de ser investido em um novo piso, você também estará se livrando de muito material que pode ser reciclado.
O piso de madeira, diferente do porcelanato, depende de matéria-prima natural, e o desperdício desse tipo de material é prejudicial ao meio ambiente.
Além disso a reforma de piso de madeira pode ser muito mais barata, que a aplicação de um novo.
Não esquecendo também que a remoção das peças, também geram valor de mão de obra para demolição. E o meio ambiente agradece a reutilização.
Então prefira sempre a reforma, e caso não conheça, pesquise por cemitérios de madeira ou por madeira de demolição.
Esses lugares recebem, exatamente, pisos e materiais antigos, que foram retirados de prédios que iriam ser demolidos, e eles passam por restauro para um nova venda.
Lá você pode encontrar um taco ou pedaço de madeira que falta para que você não precise trocar todo seu piso.
Reformar o piso
Aqui a natureza não apenas te agradece, como te aplaude. Afinal, a reciclagem do piso, pode evitar a remoção de uma árvore.
O seu piso de madeira, pode ser laminado, de tacos, maciço, misto ou de demolição. É fato que em algum momento será necessária uma reforma.
Mesmo com a qualidade do piso laminado, ele ainda pode sofrer danos. Então por isso cuidado quando for pesquisar seu piso, um piso laminado barato demais, pode ter a camada de madeira muito fina, e isso dificulta a reforma do piso.
Isso porque o processo de reforma consiste em lixar o piso com uma máquina, o que renova a parte superior do piso, mas ao mesmo tempo, isso reduz um pouco o nível do seu piso.
Por isso antes de sair para a compra, pesquise quanto custa um piso de madeira, para ter uma base de valores, e desconfie caso encontre algo muito abaixo dos valores que viu.
Além disso, no momento da reforma, realize uma boa pesquisa e veja opiniões de antigos clientes das empresas que achar e que façam esse tipo de serviço. Atente-se também aos processos oferecidos pela empresa.
A reforma deve passar pelas seguintes fases:
- Análise do piso a ser reformado;
- Limpeza;
- Lixamento (com mais de uma lixa);
- Ajustes em juntas, cantos e rodapés;
- Polimento;
- Nova limpeza;
- Acabamento com resina.
Outro detalhe pouco mencionado, é que a reforma do piso de madeira, faz bastante poeira, por isso não é aconselhável fazer o lixamento com gente na casa.
Além disso, após finalizado, é preciso cobrir esse piso com uma lona para protegê-lo enquanto coloca os móveis de volta.
Feito, isso, não apenas seu piso estará novo, como pronto para mais alguns belos anos de vida.
Bônus: Cores
Isso mesmo, quando você restaura seu piso de madeira, você ainda pode alterar a cor dele, clareando ou escurecendo seu piso, caso queira dar um novo ar ao ambiente.
O processo vai precisar, apenas, de um tipo de substância diferente para dar uma nova aparência ao seu piso.
Então se tem dúvidas sobre o piso, saiba que apesar da necessidade de restauro após um tempo, sua durabilidade é, sim, muito boa, e não exige troca total, caso sofra algum dano. Um bom piso de madeira, pode passar de gerações a gerações, sem problemas.