Componentes e elementos dentro de uma construção

Componentes e elementos dentro de uma construção

A construção civil é um dos setores mais importantes da economia, tanto nas cidades, como nos Estados e países e não é por menos, este setor movimenta pessoas, máquinas, ferramentas, profissionais e muitos outros componentes.

As construções povoam as cidades, realizando uma série de projetos como os projetos de infraestrutura, casas, prédios, e também construções relacionadas a indústria como a adequação de galpão para alugar para instalação de linhas de produção.

Para que os projetos sejam feitos de forma eficiente, adequada e segura é preciso entender os muitos procedimentos envolvidos, que vão desde o planejamento arquitetônico, passando pelas ferramentas, máquinas e possíveis laudos técnicos, que garantem a segurança jurídica do projeto e criando confiabilidade entre construtora e clientes.

No presente artigo entenderemos alguns desses pontos que tangem desde a empresa de manutenção hidráulica para elaboração de um sistema completo, uso de laudos, e a modalidade de locação de equipamentos.

Os projetos arquitetônicos e suas importâncias

Uma obra não nasce do nada, é preciso entender todos os pontos, as ações e os materiais para que tudo fique o mais perfeito possível.

Esse planejamento é feito por profissionais qualificados, principalmente por arquitetos, e por conta disso, é chamado de projeto arquitetônico.

O projeto visa a materialização da ideia do cliente em conjunto com a expertise do profissional que descreve como será a execução dos projetos, além de escrever qual a melhor solução para o projeto, seja para consertar as juntas de dilatacao entre muitos outros.

O projeto é composto por etapas que descrevem variadas fases como:

  • Implantação;
  • Plantas de cobertura;
  • Planta baixa;
  • Cortes e elevações.

Feito esse desenvolvimento geral é importante e necessário agregar os conhecidos projetos complementares que visam qualificar e integrar a estrutura com elementos funcionais como os projetos de estrutura levando em consideração os tipos de tijolo, cimento, divisórias de PVC, instalações hidráulicas, sistemas elétricos, ar-condicionado, entre muitos outros.

As fases estão distribuídas entre cinco etapas principais, o pré-projeto, os estudos preliminares, os anteprojeto, projeto executivo e a compatibilização.

O pré-projeto é quando as necessidades são levantadas, passando pelos estudos preliminares que se elaborem as plantas humanizadas, as perspectivas, layouts, cortes e outros.

Passando depois pelo anteprojeto onde as informações técnicas são postas, e que ajudam na execução da obra, dos revestimentos até o forro pvc, depois, o projeto executivo é onde entra a representação final, informações técnicas finalizando com a compatibilização em que se combina o projeto estrutural com os projetos complementares.

No tópico abaixo falaremos sobre as vantagens do aluguel de equipamentos que são muito importantes para o bom funcionamento das etapas e para a boa execução dos projetos arquitetônicos.

O aluguel de equipamentos de construção

As construções demandam muito trabalho e execução de forma adequada de todas as fases, e para que isso aconteça da melhor maneira possível é preciso minimizar gastos e usar equipamentos, ferramentas e máquinas.

Entretanto esses aspectos podem ser muito onerosos para o orçamento da obra encarecendo-as, uma solução que vem surgindo e atraindo o público e também os gestores é a modalidade de locação de equipamentos.

Essa modalidade permite que as obras tenham os equipamentos necessários para fazer as mais diversas fases como a pingadeira para muro, os revestimentos, entre muitos outros elementos.

Existem muitas vantagens para a adesão para o aluguel de máquinas e equipamentos e iremos falar abaixo sobre elas.

1. Variedade de equipamentos

Uma das vantagens da locação de equipamentos é a variedade para atender os mais variados tipos de projetos. Há tanto equipamentos para estrutura, como para revestimentos, entre muitos outros componentes.

Alguns dos tipos de equipamentos que podem ser encontrados nesses tipos de empresa são muitos como: furadeiras, serras, empilhadeiras, máquinas, guinchos, containers, máquinas de solda, geradores, retroescavadeiras, empilhadeiras, entre muitos outros.

2. Aumento da produtividade

Outro componente altamente importante é que com o uso de máquinas certas para as fases corretas a produtividade aumenta e muito, de modo que os operários conseguem maximizar a produção com êxito. Deste modo, uma construção mais produtiva, cria maior confiabilidade entre contratante e contratado.

Deste modo, entendemos que os projetos de construções dependem tanto de componentes de planejamento como o projeto arquitetônico, como operacionais, como o aluguel de equipamentos e a contratação de profissionais adequados e qualificados. Somente assim é possível a execução de sucesso do projeto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *