Confira os principais materiais e equipamentos utilizados em construções
As grandes cidades dominaram o nosso modo de viver. Construir um local onde todos viverão em paz é o caminho do progresso. Com o emprego de materiais corretos, uma das atividades que se tornarão mais primordiais é a de construir, por meio deste processo, criamos o mundo da forma desejada. Da mesma forma que a maioria da sociedade, desejamos, como indivíduos, construir algo para nós de forma que seja materializado o que está no interior.
Com as ferramentas adequadas, é possível obter excelentes resultados!
Construímos muito, pois temos materiais e ferramentas que possibilitam tal ação, construir se demonstra cada vez mais uma atividade simples, porém apenas com as ferramentas que facilitam e trazem a simplicidade à atividade.
Vamos pensar na construção do segundo piso de uma determinada residência. Verificou-se com diversos profissionais a possibilidade desta ação, qual seriam os projetos possíveis de construção e chegou-se a uma decisão final. Com o projeto de construção definido, é preciso decidir o material que vai ser utilizado, e agora, por onde começar?
Coisas como, a malha de ferro, por exemplo, provavelmente já estarão bem especificadas no projeto, já que uma má decisão na sua implantação pode ocasionar uma fatalidade, pois uma laje com uma base estrutural com pouca resistência poderia trincar, ceder e ir abaixo, ocasionando uma tragédia – este material é responsável por evitar o “embarrigamento” das lajes e o surgimento de patologias (trincas e fissuras).
Essa é uma solução resistente, durável e segura, pois essa é uma ferragem pronta para a construção de lajes e pisos em pequenas obras. É fabricada em diferentes formatos e facilita a execução, tornando-a simples e rápida. Por isso, neste caso, ao tentar decidir sobre qual malha de ferro utilizar, busque ajuda de um profissional, mas deixe claro sua vontade de inseri-la no projeto.
Como otimizar o tempo da obra, utilizando os materiais corretos?
A malha de ferro é um exemplo de material que diminui o tempo total da obra. Consegue-se fazer o mesmo serviço sem tal material, porém não em igual tempo, o processo totalmente manual alonga a obra.
Outro exemplo de ferramenta que traz agilidade à obra, é o misturador de concreto. Consegue-se com ele, trazer uma homogeneidade ao concreto produzido, economizar tempo e força física, à exemplo de um misturador de concreto caseiro e, também, conseguir uma maior produção durante a obra, já que uma mistura de concreto à mão, segundo a ABNT, deve ter no máximo 100 kg de material. Já os limites para o misturador de concreto mecânico sempre podem ser transponíveis, basta buscar um que seja maior, adequado às suas necessidades. Os tipos existentes são:
- Móvel (caminhão);
- Fixa (motor-diesel ou elétrico);
- Semi-fixa;
- Automática (movida por um motor sincronizada equipada com esteiras rolantes);
- Semi-automática (sincronização manual);
- O tamanho de um misturador pode variar bastante, há desde com suporte para 200 litros, como pode se ter um misturador de concreto 1000 litros.
Os modelos de escadas que estão disponíveis são os mais diversos
Achar o que mais combina com a residência é de grande importância.Pensando em escadas, o uso delas se faz cada vez mais frequente. Certamente que se você passou por alguns lugares caminhando, pôde ver belas escadas externas de concreto. Claramente este modelo é um dos mais utilizados nas construções. onde uma escada na parte externa da casa se faz necessário, além de ter seus belos atributos estéticos, o concreto é um material antiderrapante, trazendo segurança a todos na casa.
Não fica apenas nisso, o concreto é um material de excelente durabilidade, por sua grande resistência material, certamente entre os modelos de escada, é um dos que tem melhor custo-benefício.
Há ainda mais uma coisa que deves ter atenção para com sua escada desejada, os materiais e o dimensionamento das escadas executadas em concreto armado, devem obedecer às recomendações da NBR 6118:2014 – Projeto de Estruturas de Concreto – Procedimento. Essas recomendações incluem aspectos relativos à matéria-prima, impondo condições de resistência mínima do concreto. E, ainda, aborda as condições de execução que irão garantir a durabilidade e vida útil da edificação, como é o caso dos recobrimentos mínimos e ancoragens necessárias.
Para construir, no fim, demonstra-se ser necessário apenas planejamento. Conseguindo montar um projeto de construção que atenda às suas necessidades e possibilidades, pode ser possível construir o que desejar. Não tenha medo de pedir ajuda, procure um profissional!