Escolhendo os melhores materiais para o acabamento

Escolhendo os melhores materiais para o acabamento

Uma reforma ou construção demandam uma sequência de etapas, que envolve desde um cronograma bem estruturado (da fundação ao acabamento), até sobre os tipos de equipamentos que serão utilizados, os materiais a serem escolhidos, como, por exemplo, forma para meio fio, tipo de cimento, dentre outros.

E uma das etapas mais importantes é o acabamento, que também tem uma série de diferentes processos e materiais a serem escolhidos.

Entretanto, há duas coisas essenciais nesse percurso, que são os telhados (revestimentos/piso antiderrapante) e as pinturas.

Telhados e tipos de telhas

Os telhados estão entre as últimas etapas de uma construção, isso porque é a finalização do projeto arquitetônico e estético da casa.

Mas o planejamento dele é essencial, principalmente porque cada tipo de telhado possui telhas específicas com materiais diferentes e com finalidades distintas.

Também é necessário se atentar ao preço das telhas, e isso é decisivo para a compra, e para o projeto. Para a escolha das telhas é necessário saber que tipo de estilo a casa terá, pois há telhas que se adequam melhor a um estilo mais tradicional do que outras.

Existem diversos tipos de telhas como:

1. Telhas de cerâmica

As telhas mais comuns nas residências do Brasil são desse tipo. São compostas de barro, e deixa a casa com um estilo rústico e bem aconchegante. Existe alguns subtipos dessa telha como as:

  • Telhas de cerâmica francesa;
  • Telhas de cerâmica portuguesa;
  • Telhas de cerâmica romana;
  • Telhas de cerâmica colonial.

A grande diferença entre elas é o formato. Por exemplo, a telha francesa é conhecida também como Marselha, tem bordas em relevo e por ter essa característica tem uma melhor acomodação durante a instalação e a fixação delas é mais firme e resistente.

Por isso que esse tipo de telha é indicado para locais que sofrem mudanças climáticas extremas, como ventos fortes e inclinações maiores.

A telha portuguesa é constituída por uma metade arredondada, é ideal para quem deseja um telhado com um aspecto ondulado. A telha romana é mais plana e possui um encaixe mais fácil.

Já a telha colonial possui um formato mais côncavo, e, por isso, sua instalação é feita em posições invertidas.

2. Telhas de concreto

São chamadas também de telhas de cimento, entretanto ainda são pouco utilizadas nas construções. As grandes vantagens das telhas de cimento é que elas possuem um conforto térmico, a diferença de cores (já que algumas são telha pré pintada) e podem ser usadas com inclinação maior.

3. Telhas galvanizadas

As telhas galvanizadas são telhas de alumínio que recebe uma camada de zinco por meio de um processo de galvanização. Esse processo garante uma resistência a corrosão muito grande. É muito utilizada em coberturas de quadras poliesportivas e grandes galpões.

Tintas epóxi

Além das telhas, um revestimento que vem chamando a atenção é a da tinta epoxi. O epóxi é um produto de grande desempenho, e é isento de solventes.

Sua aplicação se dá em pisos, criando assim um tipo de piso diferente, chamado de piso epóxi preço, por ser forte durável, e resistente a diversos tipos de produtos químicos.

Os revestimentos epóxi são encontrados em diversos locais, como, por exemplo, em composto de fibra de carbono e de fibra de vidro, além de instalações elétricas, materiais marinhos e equipamentos automotivos.

O interessante é que o epóxi pode ser usado em alguns casos como colas duráveis e possui uma grande aplicabilidade.

Existe algumas vantagens na utilização de tinta epóxi para os revestimentos, e uma delas é sua alta durabilidade e resistência, de forma que pode ser aplicada a diferentes projetos e estruturas metálicas, pisos, azulejos, e usado, até mesmo, em piscinas.

Outro fator muito interessante é a assepsia, ou seja, é um produto que permite a fácil limpeza, e possui secagem rápida e resistente. Tanto que sua aplicação em pisos garante uma durabilidade maior.

Alguns lugares que a tinta epóxi pode ser usada:

  • Áreas de produção;
  • Qualquer setor industrial;
  • Oficinas;
  • Pisos para comércio;
  • Estoque;
  • Vários tipos de indústria.

Dessa maneira, a tinta epóxi vem sendo usadas cada vez mais usadas dentro de projetos arquitetônicos.

Para um reforma e construção adequada deve-se sempre procurar um profissional capacitado que ajudará na construção e concepção do projeto, de forma a fazer da maneira mais eficiente e adequada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *