Conheça mais sobre o aluguel de equipamentos para construção

Conheça mais sobre o aluguel de equipamentos para construção

Os equipamentos para construção são muito custosos e não são raras as empresas do ramo que acabam optando por alugar parte ou todo o maquinário necessário para exercer as suas atividades.

Ao contrário do que muitos pensam, nem sempre alugar é uma má ideia a longo prazo.

Por exemplo, se a empresa em questão faz uso de determinado autômato apenas ocasionalmente não faz sentido investir nesse ativo, pois o retorno do capital acontecerá em um futuro distante.

Ademais, comprar os apetrechos de construção apresenta alguns pontos negativos mesmo a longo prazo, como é o caso da obsolescência do produto, cujo valor diminui com o tempo.

Ao alugar os equipamentos, é possível sempre trabalhar com as tecnologias mais recentes do mercado, não há preocupações com manutenção e a máquina só gera custo nas vezes em que for usada.

Como funciona o aluguel de equipamentos de construção?

O processo é muito simples, sobretudo se a empresa locadora escolhida oferecer o serviço de transporte do maquinário. Basta determinar o período de uso e pagar pelos dias escolhidos.

Um compressor de ar é uma ferramenta motorizada que objetiva produzir ar comprimido e seu principal uso está na pintura ou na limpeza de determinadas superfícies, podendo também ser usado para encher pneus.

Quando se deseja alugar essa ferramenta, é preciso primeiro entender que ela aparece em dois tipos: o volumétrico e o centrífugo.

O primeiro funciona através de um sistema rotativo com rotores e é muito menos potente que o segundo, que, se valendo da força centrífuga para funcionar, é usado apenas em grandes indústrias.

Por isso, a escolha entre os dois tipos disponíveis depende da natureza do trabalho que se deseja realizar.

Ao pesquisar por Aluguel de compressor preço também é aconselhável que se preste atenção na necessidade de se ter acesso ao interior do apetrecho ou não.

Existem compressores herméticos, semi-herméticos e os que dão acesso livre para o seu interior, chamados de abertos. A potência e o tipo do motor também devem ser avaliados.

Outro equipamento de construção que exige um cuidado semelhante no seu aluguel é o martelete rompedor.

Mais do que apenas determinar se a obra pede por uma britadeira, por um rompedor ou por uma furadeira, precisa-se determinar a potência e velocidade ideal do rompedor, seus acessórios.

Se a melhor escolha é um pneumático ou elétrico e, no caso de ser elétrico, como deve ser o motor. Isto é, trabalhar com uma locadora de confiança e bem informada sobre seus produtos é fundamental para que o Aluguel de martelete seja bem sucedido.

Procurando por aluguel de plataforma elétrica e andaime?

Quando se trata de equipamentos com alto risco para os operários, a locação deve ser realizada com muito cuidado, pois envolve questões legais e pode acabar resultando em acidentes graves.

Alguns cuidados, como os dispositivos de segurança individual, são responsabilidade do locatário, no entanto, há algumas exigências para a própria Plataforma eletrica:

  • Alça de apoio interno;
  • Guarda-corpo;
  • Botão de parada de emergência no painel;
  • Sistema sonoro para sinalização de subida e descida;
  • Dispositivo de emergência para situações de pane da máquina.

Por isso, a manutenção desses equipamentos deve ser regular e detalhista, servindo como exemplo a necessidade de nivelamento perfeito no ponto de trabalho.

Além da segurança, é preciso escolher entre uma plataforma articulada ou tesoura. Com alcance muito inferior, o tipo tesoura se destaca pela capacidade de erguer peso.

Assim, mantenha em mente se a necessidade é de alturas elevadas (mais de 90 metros) para os operários ou se o maquinário necessário servirá para carregar cargas pesadas (em até 12 metros).

Em casos de trabalho contínuo, o melhor é que se alugue um andaime. Dividindo-se em duas categorias, há os modulares tubulares que formam torres fixas, perfeitos para obra em edifícios e também há os fachadeiros, que, como o nome anuncia, são perfeitos para trabalhar a fachada de uma construção.

As colunas, barras, os painéis e os pisos de um andaime são, geralmente, feitos de aço e a qualidade do material deve ser avaliada antes que se efetue o aluguel.

Em suma, quando se trata de locação de maquinário para obras, deve-se escolher bem as especificações do equipamento que será necessário na construção, pois quanto mais adequado ao trabalho melhor será o resultado.

Evitar alugar equipamentos com potencial muito grande para tarefas pequenas é evitar o desperdício de dinheiro ou possíveis acidentes. Trabalhar com empresas de confiança e fazer uma pesquisa antes da decisão de alugar levam ao sucesso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *