Conheça os componentes presentes nas residências

Conheça os componentes presentes nas residências

Para que as residências continuem sendo ambientes ótimos e seguros é fundamental que haja o investimento em muitos aspectos e pontos que visam aumentar a segurança e melhorar a relação entre os moradores e as rotinas cotidianas.

Atingir esses objetivos é preciso o investimento em muitos componentes como a instalação fechadura eletrônica, câmeras, além de sistemas de automação residencial, que visam dinamizar as rotinas e a relação com a casa.

No presente artigo falaremos sobre os muitos elementos e ferramentas que podem ser usados nas residências, melhorando os aspectos como a segurança e a comodidade.

A automação residencial

As tecnologias estão presentes no nosso cotidiano, principalmente, materializado nos famigerados smartphones, além dos trabalhos em sua maioria serem mediados por computadores. Porém, nem só de equipamentos que possuem interface vive a tecnologia.

A internet e sua capacidade de conectar as coisas assim como um controle de portão PPA, permite que a casa possa ser automatizada. Automação residencial ou também domótica, é quando são usados variados sistemas de sensores e controles facilitando a relação com a casa.

De maneira mais simples, é a capacidade de controle dos sistemas eletrônicos, para que funcionem de uma maneira só, e melhor, de forma personalizada, de acordo com os gostos e costumes de cada morador.

Esse conceito de automação residencial surgiu nos Estados Unidos da América em 1970, quando sistemas de controles industriais foram desenvolvidos.

Agora, transpassado e atualizado com a internet, a instalação elétrica externa, as janelas, ar-condicionada e até mesmo os sistemas de irrigação do jardim podem ser controlados por meio de um computador ou um smartphone.

São muitas as vantagens de aderir a um sistema de automação residencial e veremos com mais detalhes abaixo.

As vantagens da automação residencial

Existem muitas vantagens para a aquisição de um sistema de automação residencia, principalmente, porque traz mais segurança e garante até mesmo a economia de recursos naturais, como a diminuição do consumo de energia.

Abaixo, veremos com mais detalhes dois pontos vantajosos da adesão desse sistema.

1. Segurança para as residências

A segurança é um dos pontos mais importantes para a automação, ao aderir a um sistema com controle PPA, se consegue ter todo o controle da sua casa por meio de um equipamento eletrônico, podendo monitorá-la com acesso as câmeras e também registros das fechaduras eletrônicas.

2. Praticidade e comodidade

Outro ponto é a praticidade e comodidade que o sistema gera, afinal, por meio de um controle único é possível fazer o acionamento de muitos equipamentos como:

  • Ligar uma lâmpada;
  • Um ar-condicionado,
  • A lareira;
  • Sistema de irrigação de jardim.

Com a instalação de fechadura eletronica perder as chaves não será dor de cabeça, já que o acesso a residência poderá ser feita por leitura biométrica ou senha.

Abaixo falaremos sobre os equipamentos eletrônicos de segurança que são muito importantes para quem quer manter uma casa livre de invasões e outras atividades criminosas.

Os equipamentos de segurança eletrônica

Além da comodidade e praticidade em uma residência, a segurança é um assunto que é prioridade, ainda mais quando neste ambiente há uma família morando, com crianças, adolescentes, jovens e adultos.

E além da adoção de um sistema de automação residencial, é necessário também investir de um modo ou de outro em componentes de segurança. Estes se integrarão ao sistema de automação garantindo ainda mais a sensação de segurança.

A segurança das pessoas que moram na casa é uma das preocupações, e além disso, estes equipamentos ajudam também a proteger os bens patrimoniais, evitando invasões e assaltos.

Veremos abaixo equipamentos que podem ser usados, assim como tubos para instalação eletrica externa, para a proteção da residência e seus moradores.

1. Câmeras de monitoramento

As câmeras são grandes aliadas da segurança, principalmente, para o monitoramento de todos os pontos da casa. Por meio da internet é possível monitorar via celular ou computador.

Também é possível fazer um CFTV – Circuito fechado de TV, onde as câmeras passam em um canal fechado em sua televisão.

2. Alarmes para as residências

Os alarmes são grandes aliados da segurança, principalmente, porque avisam quando ocorrem invasões e ou incêndios, dependendo da natureza do alarme e avisa uma central que alerta os órgãos competentes.

Assim, entendemos que os procedimentos para garantir uma residência segura e confortável são variados, incindindo, principalmente, no uso da tecnologia para atingir esses objetivos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *