Prédio: ações de manutenção e prevenção de incêndios

Prédio: ações de manutenção e prevenção de incêndios

Um condomínio residencial ou construções prediais precisam se encaixar em diversos elementos para que sua composição traga qualidade de vida de quem vive ou trabalha no lugar.

Diante disso, é importante ressaltar que os aspectos de segurança precisam ser lembrados, assim como ações de manutenção preventiva e corretiva.

A manutenção preventiva é importante, porque como o próprio nome já diz, atua na prevenção de acidentes, verificando uma análise das máquinas.

Outro aspecto importante em um prédio, que envolve também a manutenção é a reforma das fachadas, assim como a realização de pinturas externas para renovar o prédio, aumentar o seu valor de imóvel e ainda proteger a estrutura.

Essas ações de manutenção e cuidado são fundamentais para evitar acidentes, manter o prédio limpo e organizado e consequentemente, promover qualidade de vida.

Além desses cuidados que são importantes, é preciso levar em conta outras ações voltadas à prevenção de incêndios e outros cuidados também.

Saiba mais sobre a escada pressurizada

Um dos cuidados em relação à prevenção de incêndio ou tentativa de manter a segurança das pessoas é pensar na pressurização de escadas.

Na verdade, o prédio precisa contar com saídas de emergência, caso ocorra alguma suspeita, princípio de incêndio ou até mesmo, vazamento de gás.

Essa pressurização de escadas é um tipo que tem um sistema próprio de verificação da presença de ar em um determinado ambiente. A ideia é evitar que a fumaça entre no local, o que pode ocasionar o sufocamento das pessoas.

Para conseguir esse resultado, alguns equipamentos são instalados na escada, como:

  • Motoventiladores;
  • Dutos de captação do ar;
  • Elementos para o insuflamento;
  • Grelhas.

O Motoventilador é importante porque encaminha o ar presente na escada para uma centrífuga que está em rotação. Em contato com esse ventilador, esse equipamento auxilia a circulação de ar no local.

Enquanto isso, o duto de captação é voltado para captar o ar presente em ambientes externos, evitando que esse ar seja a fumaça dentro da escada. Nesse processo, existe uma verificação da vazão de ar liberado.

Esses dutos são importantes tanto para impedir o vazamento do ar da escada, assim como para evitar que elementos que sejam considerados contaminantes entrem no local.

Ainda sobre os dutos, existem outros tipos específicos que reduzem o atrito com o ar, reduzindo a pressão interna. Cada tipo de duto exerce uma função e apresenta um custo diferenciado.

Já no caso das grelhas, em específico, a de insuflamento, ela é responsável pela distribuição e direcionamento do ar que está contido no duto para a escada.

Cada piso e andar deve contar com um tipo de grelha, com o objetivo de tornar essa circulação de ar mais uniforme.

Outros tipos de cuidados com a segurança

Ainda sobre a prevenção de incêndios, existem outros cuidados que podem ser tomados. Um deles diz respeito à instalação de sensores de fumaça em um determinado local.

Esses sensores conseguem detectar a presença de fumaça e assim, emitir um sinal de alerta ou até mesmo, acionar algum tipo de sistema no prédio de liberação de água para a contenção inicial do incêndio.

Nesse caso, também é fundamental apostar na instalação de uma central de alarme de incendio, que pode estar conectado com esses sensores de fumaça, emitindo um alarme sonoro aos moradores, assim como contatando o Corpo de Bombeiros.

A união do sensor com o alarme pode fazer muita diferença e contribuir para salvar vidas.

Por fim, no início estávamos falando sobre a importância da manutenção preventiva e aqui nosso destaque vai para a manutenção de elevadores.

É necessário realizar essa manutenção para evitar acidentes, por isso, o cabeamento, cabine, botões, ventilador interno e até mesmo as instalações elétricas do local precisam ser verificadas de forma preventiva.

Instalações elétricas

Outro elemento importante nos cuidados e manutenção com o seu prédio diz respeito à verificação das instalações elétricas, até porque, se houver uma sobrecarga elétrica, isso pode começar um incêndio.

Uma das verificações é na caixa de passagem.

Esse tipo de caixa contém:

  • Fios;
  • Cabeamentos;
  • Ligação com interruptores;
  • Saídas elétricas para as tomadas.

A instalação dessa caixa é considerada altamente segura e apresenta elevada qualidade para os moradores do condomínio.

É importante ressaltar que existem alguns tipos de caixas de passagem e que o modelo variará a depender do tipo e tamanho do prédio, assim como do seu local de instalação.

O que importa é que esse material passe por manutenção e verificação das suas condições elétricas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *