Conheça os produtos feitos em alumínio para residências

Conheça os produtos feitos em alumínio para residências

Estruturas de alumínio são amplamente empregadas em diversos setores, sendo um deles a construção civil. Diferentes fatores tornam o alumínio uma opção requisitada, como a qualidade estética, durabilidade e a resistência a intempéries.

Outra questão importante, é que o material apresenta grande leveza, o que otimiza o transporte e manuseio no serviço executado. O material apresenta ainda as seguintes características:

  • Resistência a corrosão;
  • Adaptabilidade a diversos acabamentos;
  • Reciclável;
  • Condição de energia elevada;
  • Impermeabilidade.

Esses atributos podem ser atribuídos a diversas aplicações, por exemplo, as esquadrias, que correspondem a componentes como portas, janelas e aberturas semelhantes.

Dessa maneira, são elementos capazes de causar não apenas impacto na estética dos ambientes na residência, como também em sua funcionalidade e desempenho geral.

Ao procurar por empresas de esquadrias de alumínio, é interessante que o consumidor tenha consciência de que as opções disponibilizadas podem ser muito divergentes, principalmente em relação ao desempenho.

Por essa razão, é preciso fazer uma escolha criteriosa, em especial, considerando a resistência, durabilidade e a capacidade de vedação.

Isso se deve ao fato de que esquadrias compostas por este material podem ser instaladas em vários ambientes, mas antes da aquisição e instalação, é interessante pesquisar a respeito das aplicações mais adequadas para cada espaço da casa.

Um exemplo é a porta de aluminio, que é ideal principalmente para a área externa devido a resistência a umidade.

Assim como outros produtos deste material, há possibilidade de encontrar diversas alternativas, que variam de design e tamanho.

As opções vazadas podem auxiliar com uma melhor circulação do ar, enquanto a porta de correr pode otimizar o espaço, em especial, devido a abertura no sentido lateral. Além da porta com o tradicional tom de prata que o alumínio apresenta, é possível encontrá-la na cor branca.

Tanto a manutenção, quanto a instalação, são considerados processos relativamente simples quando se trata das esquadrias de alumínio.

Além disso, nesse caso o material apresenta isolamento acústico e térmico, o que pode promover um clima ainda mais agradável para os ambientes.

A importância das calhas

As calhas apresentam grande importância para as edificações, pois são instaladas com a finalidade de captar e direcionar a água da chuva que acomete os telhados até condutores, fluxo de água corrente ou até mesmo reservatórios.

Outros itens que podem ser instalados para lidar com a água, recebem o nome de rufos, que por sua vez ajudam a retardar infiltrações.

De qualquer maneira, é válido citar que embora existam diferentes materiais, a calha de alumínio é uma das mais aplicadas devido a resistência e durabilidade que apresentam.

Devido as propriedades do material, esse tipo de calha é recomendada principalmente para casas no litoral por causa da ação da maresia, que pode ser negativa para outros materiais.

É importante que esses elementos sejam higienizados, por pelo menos duas vezes ao ano, afinal, como qualquer tipo de elemento, a calha está propensa a ter seu desempenho acometido.

Em grande parte dos casos, a principal necessidade consiste em lidar com o acúmulo de resíduos, mas conforme será visto a seguir, é algo que pode ser evitado.

Mais aspectos da instalação de calhas

É imprescindível que a instalação de calhas nas residências seja efetuada por profissionais preparados, pois há diversos pontos que devem ser atendidos para garantir um resultado satisfatório. Para a instalação, é necessário um dimensionamento cauteloso, além de garantir a inclinação de 1% ou mínima das telhas para evitar empoçamentos.

Caso não exista um dimensionamento adequado, assim como a inclinação, é possível que ocorra transbordamento e que a estrutura do local ou até mesmo das calhas seja comprometida.

As calhas devem ser sempre escolhidas de acordo com o local da instalação, o que apenas reforça a necessidade de um projeto elaborado cautelosamente.

Para cada aplicação, os profissionais devem avaliar os itens necessários, mas normalmente no caso das calhas são aplicados rebites, brocas, rebitadeira e furadeira. Já para evitar a obstrução das calhas por resíduos, é recomendado instalar ralos ou grelhas para proteção.

Com estes produtos de alumínio é possível obter diversas vantagens para as residências, porém, para usufruir de tais benefícios é crucial que o processo de instalação  seja realizado por um profissional qualificado. Afinal, é preciso identificar os melhores métodos e recursos para a execução dos projetos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *