Controle de água em condomínios

Controle de água em condomínios

Na construção de um condomínio ocorrem diversas etapas, e é preciso tomar alguns cuidados com relação às instalações elétricas e hidráulicas, para que sejam montadas de maneira adequada e divididas corretamente entre os apartamentos.

Nesse sentido, já surgiram leis para regularização do problema, que ainda afeta alguns condomínios mais antigos. Para construção de novos condomínios é necessário realizar a instalação de hidrometro de agua e medidor de energia elétrica individuais para cada unidade do prédio.

Desse modo, o gasto com água e com luz em cada apartamento pode ser medido da maneira certa, gerando contas com os valores justos.

Os procedimentos necessários para realizar a modificação nos condomínios mais antigos trazem benefícios importantes, como um controle melhor do relogio de agua e redução significativa no valor das contas.

Como é feito o controle de consumo de água em condomínios?

Antigamente, o consumo de água dos condomínios era medido a partir de um único relógio e o valor total da conta era rateado entre todos os apartamentos dos prédios.

Nesse caso, mesmo que um proprietário prezasse pela economia de água em sua unidade, não recebia um valor menor do que os outros moradores do condomínio.

Por isso, após a leitura do hidrômetro, a conta era paga diretamente pela administradora do condomínio e o valor era dividido entre o número de apartamentos do local, sendo pago através do boleto de taxas condominiais.

Atualmente, com a instalação de relógios de água individuais, o cenário mudou, sendo cada vez mais benéfico para os moradores que se preocupam com a economia de recursos.

Para que isso aconteça, é necessário contratar uma empresa especializada em individualização da agua em condominio, que realiza os procedimentos de manutenção e instalação de hidrômetros individuais.

Depois, é preciso contar com o serviço de medição interno do condomínio, já que as concessionárias de abastecimento não realizam a medição de cada relógio individualmente, apenas realizam a leitura do hidrômetro central do condomínio.

Nesse caso, a empresa responsável pela medição individual de água em apartamentos realiza o procedimento remotamente, de modo que o cliente recebe a conta justa, com o valor gasto mensalmente de acordo com o consumo.

As vantagens desse tipo de serviço são várias, tais como:

  • Tornar possível a detecção de vazamentos nas unidades;
  • Instalação simples, sem fiação exposta;
  • Uso de equipamentos adequados para medição;
  • Economia financeira;
  • Outros benefícios.

Esses sistemas também oferecem a consulta de consumo atual, onde o proprietário consegue visualizar o quanto já gastou no mês para se programar financeiramente.

Para a instalação desses sistemas em prédios antigos, é preciso realizar uma reunião com os condôminos, mostrando um projeto de execução e os valores que serão gastos com esse procedimento. Após a aprovação da maioria, o trabalho é iniciado, trazendo benefícios a todos os moradores.

Serviços de manutenção em condomínios

Os condomínios, por serem grandes áreas de uso coletivo, precisam de manutenção constante dos locais para manter a organização e limpeza em dia.

Por isso, muitos condomínios possuem funcionários além do porteiro e do zelador, que são responsáveis por manter as áreas conservadas. Trabalhos de limpeza com faxineiros e os cuidados com o jardim e com as plantas por jardineiros, são fundamentais para manter a beleza e a higiene dos condomínios.

Em relação aos jardins, é possível instalar sistemas de irrigação, que podem ser automatizados e programados para molhar a grama das áreas externas do condomínio em períodos determinados.

Alguns sistemas de irrigação já possuem funcionamento automático mais econômico e ecológico, que funcionam através da energia obtida com o uso de placas solares, instaladas na cobertura dos prédios.

Assim, para regar os gramados e plantas, o sistema de bombeamento solar de água para irrigação localizada envia a água necessária para molhar a área, e pode ser programado para realizar o serviço automaticamente.

O uso de placas solares também é uma realidade cada vez mais comum em condomínios, já que o sistema é de fácil instalação e oferece vantagens imediatas no controle de gastos, economizando custos com a energia dos prédios.

Por isso, é cada vez mais comum que as assembleias de condomínio discutam temas relevantes, como a instalação de sistemas que promovam a economia de recursos e que barateiam o custo dos serviços no local.

Desse modo, todos os moradores são beneficiados, com um condomínio mais funcional e com redução nos valores das taxas de condomínio.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *