Proteção e cuidados necessários para uma obra

Proteção e cuidados necessários para uma obra

Quando o assunto é obra, é muito importante lembrar dos itens de segurança e proteção para garantir um ambiente seguro e sem acidentes, desde forma, realizar um planejamento de segurança de trabalho é muito importante.

Por isso, cada obra deve passar, primeiramente, por um levantamento de riscos para que a construtora possa realizar e planejar uma estratégia de prevenção de acidentes, em parceria com especialistas sobre o assunto.

De acordo com a Confederação Nacional dos Trabalhadores na Indústria da Construção e do Mobiliário, existe um alto número de acidentes de trabalho e está, principalmente, relacionado à falta do uso de equipamentos de proteção.

Por isso, a importância da construtora, além de fornecer os equipamentos adequados ao risco para cada atividade, exigir o uso e estar atenta às trocas e manutenções dos equipamentos.

Outro grande motivo para os acidentes, é a falta de treinamento dos profissionais envolvidos que por sua vez, não tem o comportamento adequado para a atividade, pondo-se em risco e aos outros trabalhadores.

Por isso, é necessário investir em treinamento especializado e conscientização para ações de segurança e evidenciar os perigos envolvidos.

Assim, deve-se prestar a atenção em alguns detalhes como:

  • a limpeza e organização da obra;
  • manutenção preventiva;
  • equipamentos de segurança;
  • treinamento dos funcionários;
  • sinalização, entre outros.

A importância da limpeza

Parece contraditório ter limpeza durante uma obra, porém, o acúmulo e o não descarte de entulhos pode gerar acidentes, uma vez que os trabalhadores podem tropeçar e cair, para resolver isso de maneira rápida e simples é necessário apenas contratar uma caçamba de lixo.

Um canteiro de obras organizado otimiza a execução das tarefas e reduz o tempo de entrega e recebimento de materiais.

Assim, é possível diminuir as chances de algum acidente acontecer, organizando os materiais em saco de rafia para, posteriormente, serem descartados de maneira correta.

Os locais onde são executadas as obras necessitam ter um almoxarifado eficiente, que tenha a identificação dos diferentes tipos de materiais que serão usados durante todo o período da obra.

Também, a matéria-prima deve ser fácil de encontrar, evitando que o trabalhador se atrapalhe ou sofra algum acidente por causa de um local bagunçado.

Para um espaço organizado e limpo, recomenda-se contratar um disk entulho para garantir o descarte correto dos materiais.

Sinalização

A sinalização consegue ajudar a melhorar a organização do local de trabalho além de melhorar o fluxo de pessoas em situações de emergência e evita acidentes.

É necessário colocar cartazes e placas avisando quais locais podem ter perigo de queda de materiais, identificar em quais espaços que existe a presença de substâncias tóxicas.

Além de informativos que indicam as vias de acesso para a circulação de pessoas, equipamentos e veículos, é facilmente encontrado e é necessário apenas pesquisar por ” big bag preço ”.

Equipamentos de segurança

Os equipamentos de segurança são importantes para garantir a segurança dos trabalhadores, como, capacetes, protetores de ouvido, botas, luvas, óculos, entre outros.

Servem para proteger a cabeça do profissional contra quedas e possíveis objetos que possam cair e, até mesmo, choques elétricos.

E ainda impedir que resíduos entrem nos olhos, e impedir que a claridade intensa prejudique a visão, ideal para serralheiros, soladores e carpinteiros que mexem com o corte de material.

Os óculos são um cuidado que além dos protetores faciais, servem para proteger do sol e dos raios UV.

Os capacetes, por exemplo, possuem tamanho único, mas são ajustáveis e devem ser usados não só pelos trabalhadores, mas também por todos que frequentarem a obra, sejam supervisores, trabalhadores e até visitantes.

As botas de borracha conseguem resistir a altas temperaturas e possuem o bico de aço para proteger os pés de materiais que possam eventualmente cair.

Os protetores de ouvido, também são outro exemplo de funcionalidade, pois são essenciais para que a audição do profissional não seja prejudicada.

Afinal, durante uma obra são utilizadas britadeiras, serras elétricas, estacas e outros objetos que geram um barulho intenso e que ao longo do tempo podem danificar o aparelho auditivo.

Trabalho em altura

Existem diversos tipos de materiais com utilidades para assegurar a proteção de quem trabalha em lugares altos.

O sistema limitador de quedas, por exemplo, é composto por rede de segurança, cordas de sustentação e perimétrica da rede.

E é usado para evitar que peças ou objetos caiam e atinjam pessoas e outros objetos no chão.

Outro objeto de extrema importância são os cintos de segurança que devem prender o profissional à estrutura, podem ser um andaime ou algo semelhante, gerando proteção para trabalho em altura e evitando quedas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *