Decoração: processos e componentes

Decoração: processos e componentes

A decoração é um aspecto muito importante para as residências e para qualquer outro espaço. Além de embelezar, as decorações também são muito importantes para trazer utilidade para os espaços.

E para que isso seja possível é necessário utilizar uma série de elementos decorativos, que vão do uso de revestimento textura até o uso de móveis específicos.

Decorar também é trazer personalidade ao espaço, porém, para que isto aconteça é preciso o planejamento adequado das decorações. Isso porque as decorações tem muitos tipos de componentes, e também estilos.

Nesse artigo abordaremos sobre os estilos de decoração existentes e também sobre revestimentos, que podem ser de revestimento vinílico lavável, entre outros.

Os tipos de decoração

Uma das formas de decorar é conhecer os aspectos necessários para que seja composto. Para que haja a decoração é preciso saber qual o estilo que deverá ser seguido.

Abaixo falaremos sobre alguns tipos de estilos de decoração que podem ser usados para compor seus ambientes.

O primeiro estilo é o clássico

É inspirado nas arquiteturas da antiguidade como da romana e da grega, e tem como objetivo a elegância e a sofisticação. Hoje em dia essa decoração pode ser feita com muitos elementos modernos como o papel de parede para quarto.

Nesse estilos os móveis são maiores e mais robustos, possuem uma madeira em tons mais escuros. Alguns tipos de madeira utilizada nos móveis são:

  • Mogno;
  • Nogueira;
  • Cerejeira;
  • Carvalho.

Também é possível mesclar tons pastéis com branco, ajudando na beleza e nos detalhes. Assim como, usar o mármore para as cozinhas e banheiros. Os papéis de parede podem ser com estampas como florais, padronizadas ou listradas.

O segundo é a decoração retrô

Esse estilo é cheio de beleza, dinamismo, impacto visual e a personalidade. Os itens de decoração desse estilo remetem as décadas de 1950 – 1970. Com isso, essa decoração pode usar elementos como nichos para sala e cores e formatos diferenciados.

Algumas formas que podem ser usadas são as geométricas, as abstratas, as estampas florais, entre outros.

As cores mais usadas são a laranja, rosa, azul e uma mistura de cores como preto, branco e vermelho, podendo ser aplicado em muitos aspectos da decoração como a persiana vertical preta.

O estilo retrô também preconiza as decorações como quadros, ilustrações, e espelhos de diferentes formatos e tamanhos, dando espaço para a criatividade.

A terceira existente é a decoração Boho

Que vem da expressão bohemian. Esse estilo tem muitos tipos de referências como as ciganas, boêmias, as orientais e também as hippies e étnicas. Essa tendência chama de também de boho, mescla estilos exóticos, trazendo um ar mais rústico, sem perder a delicadeza.

Esse estilo de decoração ganhou uma versão mais contemporânea e se transformou em um grande sucesso. Essa nova técnica é chamada de boho chic, que incluem muitos aspectos como a arandela de parede.

Conhecendo esses estilos de decoração é possível escolher uma e compor um ambiente mais agradável e bonito. Abaixo falaremos sobre alguns tipos de objetos que podem ser usados na decoração de muitos tipos de espaços residenciais.

Objetos decorativos

Os estilos de decoração não são nada sem os objetos decorativos. Alguns tipos de objetos tem mais beleza, outros possuem mais funcionalidade, e alguns outros possuem mais resistência. Mas, para escolher os acessórios certos é preciso muita paciência, criatividade para que os estilos sejam aplicados.

Abaixo falaremos sobre alguns tipos de objetos decorativos que podem ser usados.

O primeiro deles são as cortinas. As cortinas são muito importantes para os ambientes, pois elas vestem o ambiente e permite o maior controle da luminosidade. O único lugar que ela não é recomendada é na cozinha. Porém, há variados tipos e estilos que se adaptam as necessidades do morador.

Os tapetes são feitos também em materiais diferentes como os sintéticos, os de lã, os de couro e algodão. Os tapetes tem o objetivo de dar sofisticação ao espaço.

Os abajures são outro elemento muito importante para a decoração, pois trazem uma iluminação indireta aconchegante para os espaços. Há muitos tipos de modelos de abajures com cúpulas em tecido e também em metal.

Portanto, as decorações são muito importantes para o ambiente e para isto é sempre necessário prestar atenção aos estilos e aos objetos decorativos, pois eles que trazem a sofisticação aos ambientes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *