Decoração: saiba como os detalhes e as texturas podem contribuir no local

Decoração: saiba como os detalhes e as texturas podem contribuir no local

Os processos de construção ou reforma de um local são longos e começam muito antes, com a elaboração do projeto. Quando são obras menores e os clientes buscam economizar, o processo de pesquisa é bem longo e demanda muita atenção e tempo, tanto para poder ter inspirações e ideias quanto para pesquisar a melhor relação custo-benefício.

Mas após o processo finalizado, todo o tempo de pesquisa e trabalho é recompensado. Assim é recomendável listar os processo:

  • Planejamento;
  • Pesquisa;
  • Plano orçamentário;
  • Execução.

Decoração nos detalhes

Pensando na identidade do local, os detalhes dos objetos, móveis e até mesmo dos pisos e revestimentos importam e contribuem para a harmonização e caracterização do espaço.

Assim ao realizar o escopo do projeto é necessário pensar quais são as características e funcionalidades que o ambiente precisa ter. Algumas escolhas fazem com que, além de sofisticado, o espaço seja confortável ou apresente ser maior ou mais espaçoso.

Texturas

As texturas são opções simples, mas que fazem muita diferença no ambiente e contribuem para transmitir a ideia dele ser mais rustico, mais clássico ou contemporâneo.

Elas podem estar presentes no piso, no forro, nas paredes e nos móveis, assim a sua harmonização também é necessária para que não cause um desequilíbrio ao ambiente.

Pisos de madeira são sempre uma das principais opções, isso porque as suas características combinam com diferentes ambientes e é uma matéria-prima de qualidade que não desgasta com facilidade ao longo do tempo. Assim com sua versatilidade é mais fácil acertar na composição do ambiente.

Quanto as paredes, há uma grande variedade de opções. Elas podem ser revestidas com papéis de parede, serem pitadas ou possuírem ainda algumas técnica de pintura que lhe conferem uma textura diferente como a textura projetada travertino.

Esse tipo consiste em um acabamento que, além de conferir uma decoração a parede, também fornece proteção, pois previne contra infiltrações, mofos e fungos.

A sua aparência se assemelha a flocos e é uma técnica que, para ter o efeito desejado, precisa ser realizada por profissionais capacitados para o desempenho dessa atividade. Além disso, ela pode ser aplicada tanto em ambientes internos quanto em ambientes externos.

Já o grafiato envelhecido além de fornecer uma textura também para as paredes e muros, permite uma variação de estilos e modelos e também confere impermeabilidade, versatilidade de cores, formatos do grafiato e resistência, ou seja, assim como a textura projetada, ela também confere decoração e proteção.

Vidros

Os vidros são materiais bem versáteis para o processo de decoração de um determinado ambiente, assim como a madeira, que é uma matéria-prima que permite que seja usada com outros elementos, como o aço e a própria madeira.

Umas das vantagens desse material é que ele consegue ampliar o ambiente e trazer muita luminosidade. Para sacadas, boxes e portas é importante se atentar apenas para a qualidade do material, pois nesses locais os vidros precisam ser de segurança para que caso ele quebre não cause acidentes maiores.

Por isso os vidros temperados são uma ótima opção, pois são resistentes e ao quebrarem não espalham, mas sim trincam por inteiro, facilitando no processo de remoção e troca também.

Além das opções acima, os vidro podem ser usados como paredes ou divisórias, uma outra alternativa são os espelhos decorativos que proporcionam elegância e delicadeza ao espaço.

Antes da aquisição desses objetos, é importante pensar nas pessoas que irão circular para que acidentes não sejam causados.

Outros detalhes

Ainda pensando na decoração, os móveis são essenciais para finalizar o processo decorativo do ambiente, assim a composição dos materiais e cores são importantes também para conferir conforto e qualidade.

Além da decoração, os moveis precisam ser funcionais, uma opção aqui são os móveis planejados que são realizados sob medida e os espaços melhores aproveitados.

Além disso, é preciso pensar na limpeza do ambiente e dos móveis de uma forma geral, alguns objetos podem ser impermeabilizados, mas esse processo deve ser conduzido com muita cautela e por profissionais treinados para que não ocorra incêndios e danos a saúde.

Assim a correta impermeabilização de cadeiras e sofás permite uma limpeza mais profunda e eficiente. Assim é preciso juntar beleza, eficiência, conforto e praticidade para aquisição dos móveis, objetos e detalhes da construção ou reforma dos espaços.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *