Detalhes sobre a segurança para construções

Detalhes sobre a segurança para construções

Uma obra precisa de muitos detalhes, incluindo um bom projeto, uma equipe qualificada e o uso de vários equipamentos que contribuem para a otimização do tempo investido na obra.

Alguns dos principais equipamentos são a betoneira, escavadeira, rolos compactadores e até mesmo uma caçamba basculante a venda. Esse item, por sua vez, contribui para recolher os entulhos e sujeiras que são gerados por conta da obra.

No entanto, na construção vários elementos importam, inclusive, a segurança de quem está na obra.

Segurança em obras com altura

A segurança dos funcionários que estarão ligados à construção é fundamental. Por conta disso, normas e regulamentações existem para ajudar a garantir a segurança de todos.

Essas regras regulamentam a entrada de equipamentos de proteção individual, como é o caso dos EPIs ( botas, luvas, sapatos próprios, capacete).

No entanto, existem outras normas de segurança, inclusive, voltadas aos trabalhos com altura. A norma que regulamenta esse tipo de atividade é a NR 35, que estabelece alguns pontos de ancoragem.

Um prédio ou uma construção de um prédio ou de um local com altura precisa contar com elementos e pontos de ancoragem, para conseguir por meio de cabeamento suspender do funcionário.

Essa ancoragem tem a função de proteger esse funcionário, sendo fundamental tanto no processo de construção, como de limpeza e manutenção da fachada do prédio.

A ancoragem e os seus pontos são formados por elementos metálicos, como o aço e ferro, por exemplo, por apresentar elevada resistência, durabilidade e não sofrer desgaste ou corrosão.

Para definir o melhor material para utilizar nesse ponto de ancoragem é importante estar atento aos seguintes detalhes:

  • Qual é o peso que esse metal suporta?
  • Quais serão os pontos móveis, assim como os fixos?
  • Qual é o melhor metal para se utilizar?
  • Quais são os melhores pontos para estabelecer uma ancoragem?

Um dos elementos utilizados nesse trabalho é a linha de vida telhado. Essa linha de vida é utilizada em conjunto com os pontos de ancoragem em determinada construção ou prédio.

Essa linha, em específico, para o telhado, é utilizada por permitir uma ação de ancoragem, evitando que o funcionário caia ou se desequilibre do local, ou seja, essa é uma ação fundamental para as pessoas que trabalharão com altura.

Para instalar tanto os pontos de ancoragem como a linha de vida para o telhado, é importante verificar qual é o projeto de ancoragem que foi definido para o local, e quais elementos de segurança ajudarão nessa composição.

Além da segurança no que se refere aos projetos e atividades que envolvem altura, é importante que o projeto da construção seja seguro como um todo e previna acidentes, como os incêndios. Os incêndios podem danificar toda a obra e ainda, causar danos aos funcionários.

Por isso, é importante contar com elementos de segurança, como os extintores. Mas, não se esqueça de utilizar uma chave tipo storz, que é importante para ajudar a soltar o material de engate do extintor, assim como de hidrantes.

Esse material é feito com alumínio e é utilizado como um elemento de segurança, que é obrigatório para elementos como as mangueiras utilizadas para conter incêndios.

O uso das guias e do meio fio

Como vimos, os pontos de ancoragem são fundamentais para ajudar a garantir a segurança do local, assim como dos funcionários. Porém, vários elementos atuam na composição de uma obra na construção civil e falaremos sobre eles a seguir.

Primeiro, vale a pena citar sobre o uso do guia de concreto preço, que é altamente versátil e apresenta uma utilização essencial, tanto em canteiros, calçadas, garagens, ciclovias e até mesmo nas rodovias.

Seu uso é importante para facilitar que a água ou esgotamento se desloque de forma adequada, evitando um possível desnível no pavimento. Sendo assim, esse material é importante para contribuir na delimitação de um projeto hidráulico.

Vale ressaltar também que esses guias apresentam características como:

  • Resistência;
  • Durabilidade;
  • Versatilidade;
  • Facilidade na instalação.

Além dos guias de concreto, outra instalação importante é o meio fio para jardim, que é instalado junto com as guias em uma calçada.

Esse material é importante porque orienta a população sobre o trajeto adequado, contribuindo para redução do desnível em um determinado local, ou seja, serve para preservação e para o aumento da durabilidade das calçadas.

O uso de coberturas

Além desses materiais serem importantes para a construção, a instalação de coberturas também é.

Nossa recomendação vai para a cobertura em policarbonato alveolar, que é altamente resistente e translúcida, permitindo a entrada de luz no ambiente, sem causar um desgaste de áreas externas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *