Dicas essenciais para o fechamento de sacada

Dicas essenciais para o fechamento de sacada

Nos dias de hoje, um diferencial apresentado pelas imobiliárias para impulsionar a venda de um imóvel se trata da presença de sacada.

Se você pretende morar em uma residência com uma ou mais delas, ou se sua casa já a tem, saiba que ela deve obedecer a algumas regulamentações de segurança, e para isso, há diversas Soluções para Fechar Varandas.

O que preciso analisar antes de fechar a sacada?

Para o fechamento de uma sacada, alguns aspectos muito importantes devem ser levados em consideração, sendo alguns deles:

  • O tipo de material escolhido;
  • Qualidade do material;
  • Normas de segurança previstas;
  • A opção pelo fechamento parcial ou total da sacada;
  • A visualidade do fechamento e sua contribuição para a decoração;
  • A manutenção e a limpeza.

Quanto aos aspectos de proteção, é de extrema importância que, caso sua sacada esteja a uma altura de mais de um metro do nível inferior, ela seja fechada por um guarda-corpo resistente, muito bem instalado e que respeite uma altura mínima determinada.

Para isso, é importante que a empresa responsável pela instalação seja experiente e de confiança, e que o material escolhido para a composição do guarda-corpo, sendo ele vidro, madeira ou alvenaria, seja de qualidade.

Qual o melhor material para o guarda-corpo?

Outros fatores devem ser avaliados na escolha do material para guarda-corpo.
Se você deseja que haja uma maior iluminação natural nos cômodos próximos à sacada e na própria sacada, o material mais indicado seria o vidro.

Nesse momento, a privacidade também deve ser ponderada: há vizinhos à minha frente? Qual cômodo ficaria à exposição? Qual vista externa será proporcionada?

Caso as respostas não levem a opção do uso do vidro, o uso de alvenaria, tijolos à vista e revestimentos em madeira são alternativas.

A dimensão deles podem ser ampliada para além das medidas de segurança dependendo do gosto, do desejo de privacidade e da relação com a paisagem do morador.

Como compor uma estrutura de qualidade?

Quanto aos aspectos preventivos, é muito importante prezar pela conservação das estruturas da sacada, especialmente porque elas estarão expostas ao ambiente externo.

Sendo assim, uma capa de muro pode ser aplicada sobre o guarda-corpo, a fim de que a água não escorra pelo material, evitando infiltrações, mofo e danos à pintura, e tinta antifúngica pode ser aplica no revestimento das superfícies.

Caso você tenha optado por fechar a varanda com guarda-corpos em alvenaria, a aplicação de textura, como o grafiato, além de ser uma forma de decoração barata e elegante, também previne infiltrações e pode disfarçar danos causados por impactos mecânicos.

Mais de um material pode ser combinado, como vidro e metal, ou madeira e alvenaria, por exemplo. Isso dependerá do gosto do morador e do custo final da combinação.

O custo variará não só a partir do material utilizado, mas também da qualidade do material. É importante que sejam resistentes, duráveis e novos.

Caso o material seja vidro, é essencial que seja utilizado vidro temperado e que suas características e aplicação, atendam às normas de segurança.

Como manter uma boa aparência na sacada?

Para a limpeza do material escolhido para o fechamento, lembre-se que quanto mais poroso o material, mais difícil será sua limpeza.

Procure utilizar apenas produtos de limpeza neutros e evitar materiais de limpeza ásperos, como buchas.

Realizar a limpeza periódica pode evitar manchas, proliferação de fungos e bactérias, ferrugem e outras consequências do acúmulo de sujeira e de água.

Embora o guarda-corpo seja obrigatório, o fechamento completo da varanda não é. Caso não queira fechar totalmente a sacada, uma alternativa seria a cortina de rolo para varanda.

Ela pode ser aplicada acima do guarda-corpo, e sua extensão e utilização ficarão à cargo do desejo do morador.

Existe também a opção de recorrer a vidros deslizantes, que podem ser contraídos deixando a sacada exposta a atmosfera e podem deslizar até que vedem completamente o espaço.

Tanto o preço para a instalação dos vidros quanto o preço de toldos cortina rolo serão bastante variáveis, por isso vale a pena consultar diversas empresas, averiguar a experiência e os resultados de alguns dos trabalhos dos profissionais que pretende contratar e analisar o tipo de material oferecido e sua.

Contudo, quando se pensa em fechar varandas, não é somente a área externa que deve ser levada em consideração. Muitas sacadas não apresentam divisórias em relação ao ambiente interno.

Para realizar a separação dos ambientes você pode investir em uma porta de vidro, que pode ser comprada diretamente com uma fabrica de vidros blindados – caso deseje maior entrada de luz, uma porta sanfonada – para que não ocupe espaço quando aberta, ou porta em outro material.

Se tem o intuito de regular a entrada de luz no ambiente, de forma que naturalmente a luz entre mas possa ser contida em certos momentos, pode também adquirir uma cortina blackout.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *