Dicas para garantir o bom uso de cabos e roldanas
Há itens que estão presentes no dia a dia da população, independente do seu ramo de atuação ou classe social. Nesse mundo de tecnologia, smartphones e notebooks, os cabos fazem parte de nossa vida, seja para carregar um aparelho eletrônico ou para ligar eletrodomésticos em casa.
A durabilidade desse tipo de material, é bem variável e depende muito da manutenção dada a cada cabo. Algumas dicas essenciais, devem ser empregadas.
Para garantir o máximo de vida útil do seu carregador de celular ou fonte de energia, de qualquer aparelho eletrônico.
Como preservar a qualidade do cabo por mais tempo?
Primeiramente, é importante manter e armazenar o cabo o mais esticado possível. Normalmente, temos a mania de enrolar o cabo em torno das mãos, para guardá-los em bolsas ou mochilas.
Essa atitude danifica os fios internos do cabo, pode causar mal contato e impedir o fluxo de energia.
Esse erro comum, é responsável por mais de oitenta por cento dos problemas relacionados a cabos de celular ou cabo HDMI.
Como a estrutura interna desses cabos é bem simples e frágil, pequenos problemas de armazenamento podem acarretar em seu mau funcionamento e diminuir a vida útil do material.
Alguns aparelhos mais resistentes, como eletrodomésticos e videogames, possuem uma transmissão de energia mais forte e sistema elaborado, para maior resistência e durabilidade.
Além dos compartimentos internos serem preparados e mais resistentes, eles também possuem estruturas diferentes em seus cabos para transmissão de energia.
Se você não é formado em engenharia ou eletrônica, talvez os nomes dos cabos e sistemas sejam novos, mas usando uma linguagem simples é fácil de entender.
Os cabos utilizados em videogames, por exemplo, são compostos pelo fio PP, esses cabos possuem três pontas e são revestidos com uma dupla camada de PVC, por isso, o seu nome PP.
É utilizado em conexões elétricas de eletrodomésticos, quadros de força e no mercado automotivo. E apesar de serem sistemas difíceis de serem montados por pessoas não especializadas, garantem maior conforto e segurança ao usuário.
Algumas das principais características desse tipo de cabo, são:
- Cabos ideais para conexões de caixa de som para shows e eventos;
- Mais resistência química, ideal para grande variedade de produtos químicos, por ser um material inerte;
- Bastante resistência elétrica e térmica, pois suporta altas temperaturas, o que o torna ideal para trabalhos que possuam riscos de curto-circuito ou incêndio;
- Ideal para aparelhos elétricos em geral;
- Usado em empresas, pois é mais econômico do que certos condutores;
- Iluminação e potência de luz;
- PP possui diversos modelos que podem atender às necessidades dos mais diversos públicos seja residencial, comercial ou industrial;
- O cabo é mais seguro, podendo ficar no chão, pois possui mais resistência do que outros modelos de fios e cabo.
O uso de outros cabos no dia a dia
Outro tipo de cabo bastante utilizado é o cabo de extensão. Esse é o termo técnico dado aos cabos de ligação entre os sensores de temperatura do tipo Termopar, até seu instrumento leitor.
É formado por ligas metálicas, que possuem a mesma composição química das ligas metálicas que constroem o termopar e, por isso, sua utilização é segura e eficaz.
Por conta do sinal elétrico emitido pelo termopar ser bastante baixo, quando utilizar o cabo de extensão, opte também pelo uso de eletrocalhas ou conduítes metálicos, evitando problema de indução elétrica nas instalações.
Os termopares podem ser aplicados em residências, mas principalmente são utilizados em escala industrial e, seguindo nessa linha, outro produto muito utilizado e que requer conservação e manutenção especializadas, são os cabos de aço.
Em especial a roldana para cabo de aço. No mercado, existem diversos tipos de polia e tudo vai variar de sua função e aplicação.
Porém, de forma geral, a polia fixa é a mais indicada e com melhor custo-benefício e durabilidade. Esse tipo de polia proporciona boa velocidade, combinado com um funcionamento silencioso.
Também pode ser utilizada no içamento de materiais diversos. Sua vida útil vai variar, principalmente, do fabricante e das condições de fabricação.
Porém, algumas dicas de manutenção podem ser aplicadas para o melhor funcionamento e durabilidade do material, entre elas, ressaltamos o uso correto da polia.
Conforme determinação do fabricante e não exceder o excesso de peso nas polias, assim como também, é importante mantê-las lubrificadas em suas engrenagens e evitar contato constante com água ou produtos químicos.