Entenda por que o piso de concreto pode ser sua melhor escolha

Entenda por que o piso de concreto pode ser sua melhor escolha

Na hora de construir ou reformar um espaço, seja ele residencial, comercial ou industrial, uma das principais preocupações consiste na escolha do tipo de piso.

O arquiteto, o designer de interiores ou o próprio proprietário/a deverá fazer uma escolha que:

  • Agrada esteticamente, levando em consideração cores, formatos e texturas;
  • Seja de fácil limpeza;
  • Dure;
  • Ofereça resistência a impactos mecânicos, a intempéries climáticas e a exposição a produtos;
  • Seja economicamente viável;
  • Se possível, seja sustentável em relação ao processo de fabricação ou pela possibilidade de reutilização.

Por que utilizar o piso de concreto na obra?

Uma tendência atual pela praticidade e pelo alto custo-benefício se trata do piso de concreto, disponível em diversos tipos e facilmente combinável com outros materiais.

Ele também recebe o nome de piso de alto desempenho – o nome falando por si só quanto a suas vantagens, ou piso industrial – o que demonstra que é bastante empregado nos ambientes fabris.

Nos estabelecimentos comerciais é também bastante escolhido, em razão de sua resistência a impactos e a sua longa vida útil.

Esse tipo de piso não demanda manutenção com alta frequência e pelo fato de não apresentar porosidade, evita que partículas de sujeira impregnem.

Facilitando a sua higienização, que pode ser feita com o uso de sabão e água ou por meio de uma máquina de lavar piso industrial.

A lavadora de alta pressão é indicada para a limpeza de espaços de grande amplitude, como fábricas e estacionamentos.

Mas você pode investir em uma máquina usada, se pretende usá-la em ambientes de menor porte, o que reduziria os custos e agilizaria a lavagem.

Conheça outros tipos de piso

São vários os tipos de pisos oferecidos no mercado. Sua escolha deve ser pautada no estilo do ambiente, no tamanho da área e no custo-benefício apresentado. Dentre os tipos de piso de concreto, podemos listar:

Concreto Intertravado

É bastante comum seu emprego em locais públicos, de grande circulação. Costumamos vê-lo em calçamentos e praças, por exemplo. Com a pré-fabricação, possibilitada pela existência de uma forma para fazer piso de concreto.

Os blocos produzidos neste material, podem variar quanto a sua forma e conter estampas e cores variadas, sendo ideais caso a estética seja uma prioridade.

Concreto polido

Trata-se de uma opção excelente quando se pensa em durabilidade, custos e segurança (uma vez que apresenta como uma de suas vantagens, o fato de ser antiderrapante).

Pelo fato de apresentar uma superfície muito lisa, o concreto polido é excelente para superfícies de quadras esportivas, estacionamentos ou ambientes voltados a idosos, crianças e portadores de deficiência física, por exemplo.

Concreto armado

Dentre os tipos disponíveis, esse é o mais utilizado. Especialmente quando se trata de espaços muito amplos. Oferece uma alta durabilidade por ser muito resistente.

Sua instalação consiste na aplicação de massa, sobre estruturas de ferro armadas, o que lhe dá esse nome e torna seu custo menor, se comparado ao dos demais tipos.

Concreto queimado

Quando se prioriza uma decoração rústica e um acabamento sofisticado, é no piso de concreto queimado que se deve investir.

Não é antiderrapante e nem de tão fácil instalação, o que acaba por encarecer sua instalação, porém a sofisticação por ele propiciada, garante um ar moderno e requintado ao ambiente.

A importância de manter a qualidade do piso

É importante que, independentemente da escolha feita, contrate-se um profissional de qualidade para se reduzir danos estruturais e gastos com manutenção.

Além da correta higienização do piso e da baixa exposição do piso a impactos e a produtos químicos abrasantes e corrosivos, outra medida capaz de prolongar sua vida útil, é a realização de manutenção de tempos em tempos.

Você pode optar pela aplicação de verniz no piso, a cada cinco meses mais ou menos ou pelo polimento. Para se polir piso de concreto, o ideal é que se contrate uma empresa experiente.

Para que se decida o nível de brilho e o tipo de acabamento desejados e para que se utilize os produtos químicos necessários, na quantidade correta.

Em caso de deformação da superfície, por impactos ou pelo tempo de uso, o alisamento do concreto também é possível.

O preço variará de acordo com o tipo de piso, a dimensão da área de cobertura e a empresa escolhida.

Mas em geral, se cobra um valor que varia entre 20 e 40 reais por cada metro quadrado (sem ser levado em consideração a mão de obra para instalação e os materiais requeridos para instalação).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *