É preciso conhecer a área para iniciar as obras

É preciso conhecer a área para iniciar as obras

Para iniciar um empreendimento imobiliário é preciso conhecer toda a área em que serão feitas as obras. Com a implantação de leis ambientais muito mais rígidas, muitos espaços se tornaram protegidos, impedindo a construção de condomínios residenciais, centros comerciais e instalação de fábricas e indústrias.

Por isso, é preciso contratar profissionais que possam fazer todo o levantamento da área, conhecendo os limites que as construções podem alcançar sem prejudicar as matas, rios e lagos do entorno.

Profissionais que trabalham na área de levantamento planialtimétrico preço na consultoria podem fornecer informações precisas sobre o terreno, como altura, acessos de estradas e ruas, cortes de terreno e aterros, presença de passagens de lençóis freáticos, brejos, animais silvestres e matas.

Leis ambientais rígidas

Este profissional pode indicar qual o melhor destino para as áreas estudadas. Se estiver em uma zona rural, é possível indicar qual o melhor tipo de plantação, onde pode ser implantado um área disponível para animais de corte ou mesmo produtores de leite.

Verificando a presença de água no subsolo, este estudo pode indicar também como pode ser feito a captação de água para atender a irrigação de pomares e hortas.

Em áreas urbanas, é possível indicar qual o melhor local para investir em áreas comerciais e residenciais, além de promover, junto a órgão públicos, as leis de zoneamento, respeitando todas as leis ambientais praticadas no município.

As empresas que oferecem os serviços de georreferenciamento podem ajudar na regularização de documentos, que precedem as leis ambientais vigentes, facilitando a continuidade da ocupação local.

Também é possível que os profissionais que atuam nesta área façam demarcações de terras, para loteamentos, principalmente em áreas mais afastadas dos centros das cidades.

A indicação de estradas de acesso, ruas e avenidas também passa por este profissional, que trabalha com equipamentos topográficos de última geração.

A lei 6.938/81 regularizou o licenciamento ambiental, que abrange, de forma sucinta, o direito à sociedade em ter à disposição um meio ambiente livre de poluição, com qualidade de vida saudável, respeitando a preservação da fauna e da flora.

Para que os empreendimentos imobiliários possam atender à demanda crescente da população por casas e centros comerciais, é preciso diversas aprovações por parte de autarquias, para que as estruturas possam ser instaladas.

Entre as várias licenças que precisam ser aprovadas, estão:

  • Licença prévia;
  • Licença de instalação;
  • Licença de operação;
  • Licença de pesquisa sísmica.

Cada uma destas licenças deve ser obtida de acordo com as instalações. A primeira, prévia, aprova a localidade e o conceito de empreendimento que será instalado.

A segunda, é preciso apresentar os projetos que serão iniciados, com o devido controle ambiental da área. Na terceira licença, os empreendedores podem iniciar as obras, de acordo com as resoluções anteriores.

A última licença é especial e se adéqua às atividades que serão exercidas no local do empreendimento.

Todos os documentos necessários para o início e continuidade das obras podem ser adquiridos por empresas de engenharia civil em SP, que contam com profissionais gabaritados em todas as áreas, fazendo o levantamento necessário de cada escopo a ser alcançado.

As licenças podem ser aprovadas de forma única ou contínua, dependendo caso a caso.

Profissionais da área em ação

Os estudos para o início de um empreendimento imobiliário dependem de uma série de profissionais, que precisam verificar todas as possibilidades de estruturação, sem prejudicar o meio ambiente e as pessoas que vivem ao redor.

Por isso, equipes que trabalham na área da construção civil já verificam uma infinidade de soluções para qualquer obstáculo que possa surgir.

Como é preciso que a regularização passe por aprovação de um órgão governamental, o ideal é que o trabalho seja realizado em conjunto.

Muitas estradas, ruas e avenidas só surgiram após a apresentação de estudos profundos de equipes ligadas à engenharia civil, entre eles, engenheiros, arquitetos, topógrafos, geólogos e biólogos. Tudo para atender de forma correta todas as demandas que precisam de uma solução.

Atualmente, muitas empresas trabalham com reflorestamento urbano, devolvendo as características verdes para os grandes centros urbanos, com parques públicos, praças e jardins, todos sob a supervisão de empresas que, antes da aplicação das leis ambientais valerem, aproveitaram as brechas que permitiam qualquer tipo de construção.

O futuro agradece o trabalho destes profissionais que se preocupam ainda mais com o meio ambiente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *