Elementos de decoração depende da ambientação
A ambientação de uma residência diz muito sobre os moradores que ocupam uma casa ou apartamento. Os detalhes empregados com cuidado sobre a disposição dos móveis e objetos de decoração determinam a funcionalidade de uma sala de estar e até mesmo o conforto dentro do quarto de um casal ou de crianças e adolescentes.
Os profissionais de decoração de interiores e de exteriores residenciais estão à disposição no mercado, prontos para atender os clientes de acordo com as necessidades impostas.
No entanto, cabe o morador o ajuste final, pois será ele o maior contemplado quando todo o serviço está finalizado.
Antes de sair às compras, a montagem dos ambientes residenciais precisa ser planejada, observando alguns detalhes que não devem passar despercebidos e serão muito úteis, entre eles:
- Necessidade de ocupação do espaço;
- Presença de portas e janelas;
- Escolha de objetos que ornam;
- Tendências e estilos.
Uma residência, seja ela uma casa, um sobrado ou um apartamento, até mesmo um loft, permite adaptações que podem fugir do padrão imposto pela arquitetura.
A modernidade arquitetônica permite a transformação de um quarto em uma sala de TV ou um escritório para trabalho ou sala de estudos.
Entrada de luz natural controlada facilmente
A presença esquadrias é importante para a circulação de ar e entrada de luz natural ao longo do dia. No caso das janelas, a instalação deve ser uma combinação de abertura para a passagem de corrente de ar e iluminação nos cômodos.
Uma sala de estar com janelas grandes pode exigir a instalação de uma cortina de linho cinza para que a luz do sol não seja um empecilho na hora de assistir um programa na TV.
O reflexo proporcionado pelos raios solares pode ser um impedimento para enxergar os detalhes, como a legenda de um filme.
O mercado oferece uma variedade abrangente de cortinas que podem ser adequadas para cada ambiente residencial.
Os banheiros e a cozinha, por serem reconhecidamente espaços úmidos, por causa da presença constante de água da torneira ou do chuveiro, até podem receber cortinas, mas com características próprias que combatem a umidade e de fácil limpeza.
Para os quartos, o ideal é escolher uma cortina linho com tons escuros, ou até mesmo com uma complementação de tecidos que tenham como característica o blecaute.
É uma solução eficiente, com fácil instalação e proporciona um espaço com baixa densidade de luz, mesmo durante o dia, desde que fechado apropriadamente.
Decoração e acabamento permite automatização residencial
As cores das cortinas podem ser variadas de cômodo para cômodo. A combinação pode ser realizada de acordo com o acabamento escolhido pelos proprietários, como as cores das paredes e o estilo escolhido.
Um quarto infantil construído para uma menina, por exemplo, podem receber um papel de parede feminino, seguindo uma temática de acordo com as particularidades de cada família.
Nesse caso específico podem ser escolhidas personagens ou temas alusivos à feminilidade, conforme a escolha de cada um. A combinação pode ir do lúdico e bucólico, até personagens infantis de livros e desenhos animados que sejam apropriados para a ambientação ideal.
A automatização residencial está presente nas áreas internas, com instalações que permitem a presença de uma persiana motorizada para a abertura e fechamento das cortinas da sala de estar e até mesmo dos quartos.
Área externa cuidada com carinho e dedicação
Com o uso da tecnologia e digitalização de alguns processos domésticos, é possível programar o acendimento de luzes externas e internas, além de controlar a intensidade da claridade. A modernização está presente e os proprietários podem exigir projetos personalizados para isso.
Por isso, a atuação de uma empresa especializada é importante, pois mesmo que seja o desenvolvimento de um projeto que prevê o paisagismo jardim pequeno, as flores, arbustos, árvores e o gramado podem ganhar um charme a mais com a implementação de luzes direcionadas.
Além da beleza, a segurança é reforçada com a aplicação de equipamentos eletrônicos como câmeras de vigilância e cerca elétrica. Para manter o visual mais atrativo e menos sufocante, entra em cena jardineiros e decoradores profissionais.
Dessa forma, o paisagismo para piscina pode ser um alento em um ambiente externo cercado por muros e cercas, visando a segurança dos moradores e do próprio patrimônio.
A decisão final de cada morador deve ser levada em consideração, desde que seguindo as especificações técnicas de um profissional de decoração de interior ou um jardineiro com capacidade para indicar as melhores soluções dentro de um projeto adequado.