Elementos importantes para o desenvolvimento das obras

Elementos importantes para o desenvolvimento das obras

As obras são compostas por inúmeras etapas e procedimentos e todas elas são responsáveis pela execução do projeto de forma adequada e correta, fazendo com que os resultados sejam bem apresentados.

Para isto, muitos elementos são precisos e usados, que vão desde os serviços prestados pela demolidora de construção, a elaboração de laudos técnicos, feitos pelos profissionais da engenharia e da arquitetura, e também os materiais de construção.

Neste breve artigo abordaremos os muitos componentes que estão presentes nas etapas da construção, como a a elaboração dos laudos, os materiais de construção e também serviços como os de demolição de estruturas.

Laudos de engenharia para as construções

Para que as obras sejam executadas e elaboradas é importante que os processos burocráticos estejam em dia, para que a prefeitura possa permitir a construção de seguir.

Antes do alvará de construção e a locação de container para obras, os órgãos públicos pode pedir a elaboração de laudos específicos.

Alguns deles nos trataremos aqui como o laudo de reforma, laudo de vistoria da vizinhança e os laudos ambientais.

1. Laudo de reforma

O laudo técnico de reforma consiste na análise do ambiente e do projeto arquitetônico, principalmente, para reformas em apartamentos, escritórios e edificações.

Deve ser feito por profissional da engenharia civil, e precisam ser elaborados levando em consideração a NBR 16280:2014.Também verifica as ações de instalação de banco de capacitores em baixa tensão, e também reformas das estruturas. Em prédios, é fundamental para avisar os síndicos.

2. Laudo de vistoria da vizinhança

O laudo de vistoria da vizinhança é muito importante para o desenvolvimento da prevenção de acidentes relacionados ao entorno da construção.

Com isso, esse tipo de laudo é feito antes da execução de obras como a construção do canteiro e também movimentação de terras.

3. Laudo ambiental

O laudo ambiental para as construções é preciso em algumas construções, principalmente, se esta constrói perto de alguma zona de prevenção ambiental.

Os laudos técnicos ambientais são feitos para a retratação da condição ambiental do espaço por meio de metodologias e serviços de georreferenciamento, para as investigações no solo, análise de água subterrânea e em alguns casos no ar.

A ordem da elaboração do laudo ambiental temos:

  • Avaliação preliminar da área;
  • Investigação confirmatória dos aspectos descobertos;
  • Investigação de possíveis problemas;
  • Análise de risco à saúde humana.

Serviços de demolição na construção

Além dos laudos da engenharia e da construção de um orçamento levando em consideração os diferentes preço areia grossa, os serviços de demolição são essenciais para o desenvolvimento da construção.

Falaremos sobre dois tipos do serviço de demolição.

1. Demolição mecânica

Esses serviços de demolições mecânicas, geralmente, são aqueles feitos com uso de equipamentos mecânicas, eles tem com propósito realizar a destruição, assim como o carregamento de algum elemento no prédio.

São feitos por máquinas diferentes como:

  • Martelos pneumáticos;
  • Carregadeiras;
  • Escavadeiras;
  • Guindastes.

2. Demolição com uso de explosivos

A demolição com uso de explosivos é conhecido como implosão e consiste no uso de explosivos como a forma de eliminar as estruturas. São feitos, principalmente, nos centros urbanos e em grandes estruturas como arranha-céus, pontes, entre outros.

Para que esse tipo de demolição ocorra de forma adequada e correta, é importante o estudo detalhado da estrutura. Isso porque cada tipo de estrutura, tem uma forma de alocar os explosivos.

Materiais para construção

Os materiais para construção são os insumos necessários para a construção e reformas, sejam de residências, prédios, estradas, entre outros.

Portanto, são variados os tipos de materiais, que podem ser comprados tanto por sacos e pacotes como por metro cubico de areia grossa preço.

E eles podem ser tanto naturais como as areias, as pedras e a água ou obtidos de processos industriais como os cimentos, as portas, os tubos e as conexões hidráulicas.

Portanto, os materiais de construção são fundamentais para que os projetos sejam bem executados e que tenham durabilidade em todos os seus processos.

Escolher materiais de qualidade é fundamental para que o trabalho dos colaboradores também seja de qualidade e que tenha mais eficiência.

Assim, entendemos que as construções são variadas e que precisam atentar-se para muitos aspectos que vão desde o cuidado burocrático com os laudos, a escolha de materiais de construção de qualidade e a escolha adequada dos tipos de demolição.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *