Elementos que promovem beleza e proteção em projetos

Elementos que promovem beleza e proteção em projetos

Um projeto imobiliário desenvolvido desde o princípio, sem necessitar de adaptações ou reformas em uma estrutura já construída, permite a execução de uma obra original.

Os materiais básicos da construção civil estão lá, como areia, cimento e pedra, mas a criatividade permite empregar outros elementos que valorizam o visual, como o conforto e a segurança dos usuários.

A sustentação do imóvel está presente, com os elementos estruturais sendo empregados para garantir a edificação de toda a obra, sendo eles:

  • Fundações sob o solo;
  • Vigas e colunas;
  • Pilares pontuais;
  • Lajes e telhados.

Há outras peças e materiais que complementam uma obra, como escadas, paredes, adendos aplicados para paisagismo, reforço de segurança e materiais que aumentam a proteção estrutural.

Cada um deles possui uma finalidade que pode passar despercebida por pessoas leigas, mas fazem toda a diferença no acabamento final.

A exploração do vidro nos projetos imobiliários

As complementações de acabamento de um projeto imobiliário estão presentes em diferentes espaços, que podem ser dedicados à garagem, à construção de um jardim de inverno, ou mesmo uma área de lazer para leitura e recepção de amigos e familiares.

O aproveitamento da iluminação natural é válido, para diminuir o gasto com energia solar. Por isso, arquitetos e decoradores de ambiente apresentam projetos com cobertura de vidro em espaços específicos.

Esse elemento transparente pode receber acessórios para reforçar a segurança contra acidentes, como películas de material plástico que reduzem a passagem de raios ultravioleta. Assim, o ambiente fica claro o suficiente ao longo do dia, empregando um aspecto moderno ao projeto.

As garagens são estruturas que ficam, geralmente, em frente ou ao lado do imóvel. Para garantir a proteção dos veículos que ficam sob essa estrutura e, ao mesmo tempo melhorar o aproveitamento da iluminação natural ao longo do dia no interior da residência, o telhado de vidro é uma solução que muitos profissionais da área da construção civil estão aplicando nos projetos.

Vale ressaltar que, a garagem pode se estender para uma varanda, como um espaço para a reunião dos moradores e de visitantes.

Os dias quentes e ensolarados são os melhores aproveitados, pois todos podem ficar na área externa, aproveitando a corrente de ar e protegidos, mesmo que o tempo mude e comece a chover.

Aliás, uma área de descanso pode ser aplicada em outra parte da área externa residencial, como o quintal. A construção de uma pergola com vidro e madeira pode deixar o espaço mais charmoso e aconchegante.

Elemento estrutural que protege a alvenaria

As composições de alvenaria de um imóvel precisam de uma proteção extra para que a durabilidade e resistência sejam ampliadas de forma excepcional. O mercado da construção civil oferece diferentes elementos estruturais que ajudam nessa tarefa.

No acabamento superior de uma casa ou sobrado, ou mesmo um prédio residencial, é comum encontrar o rufo telhado para evitar umidade na parte interna da estrutura imobiliária. Esse acabamento também ajuda a evitar que a sujeira fique acumulada e impede infiltrações por causa da água da chuva.

Determinados projetos imobiliários empregam esse elemento em fachadas, lajes e coberturas recorrentes, como varandas, sacadas, garagens, áreas de lazer, chaminés de fogões a lenha e churrasqueiras.

Para garantir a proteção do muro de tijolo que cerca o terreno, a aplicação de rufo de aluminio é indicada por profissionais, pois assim fica protegido por um longo período, inclusive a pintura aplicada sobre a estrutura.

Aproveitamento de espaço amplia área residencial

Os terrenos disponíveis nos grandes centros urbanos nem sempre possuem uma área suficiente para a construção de uma casa ou um sobrado como imaginado pela equipe de arquitetura e engenharia.

Cabe aos profissionais encontrar soluções inteligentes e criativas, seguindo as normas regulamentadoras do setor e o respeito às entidades de classe e órgãos fiscalizadores, como a ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).

A área útil de um imóvel pode ser ampliada de diversas maneiras, e uma das soluções implementadas se encontra na construção de um mezanino de ferro, onde o pé-direito possui uma altura que pode ser aproveitada de maneira inteligente.

Esse elemento estrutural pode ser adequado dentro de ambientes como salas de estar, lofts e áreas externas. Por ser composto por peças metálicas, suporta grande carga de peso, com uma resistência apropriada.

Um imóvel, qualquer que seja sua finalidade estrutural, deve ser projetado e acompanhado por profissionais capacitados, como engenheiros e arquitetos.

A mão de obra para a execução das tarefas deve ficar sob a responsabilidade de pedreiros, ajudantes e empreiteiros que atuam nesse setor.

Outros profissionais que devem passar por um canteiro de obras são serralheiros, marceneiros, eletricistas e encanadores. Cada um atuando de forma específica nas áreas que conhecem, para garantir a qualidade dos serviços e a segurança estrutural da construção.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *