Aspectos importantes em relação à segurança predial

Aspectos importantes em relação à segurança predial

Para quem está passando por um processo de construção, precisa se atentar a vários elementos, a partir de um projeto residencial, segurança predial ou empresarial.

Dentre os detalhes que precisam ser vistos podemos destacar:

  • A fundação e estrutura do projeto;
  • As instalações hidráulicas;
  • As instalações pneumáticas;
  • Laudos e documentos para a realização da obra;
  • As instalações elétricas;
  • A segurança dos trabalhosl.

São muitos os detalhes, por isso, é preciso conhecer mais sobre esses elementos, com foco no desenvolvimento tecnológico predial, assim como a segurança elétrica e predial, de modo geral.

Atenção à segurança elétrica

Um dos principais detalhes iniciais de um projeto de construção, é a atenção à parte eletrica predial. Sabemos que a energia elétrica é um item indispensável tanto na construção civil, quanto no dia a dia da vida das pessoas.

Por isso, um projeto de construção civil deve levar em conta a parte elétrica. Nesse processo, as paredes recebem fiação que é conectada a um quadro elétrico e depois são distribuídas pelo imóvel de acordo com a necessidade de cada ambiente.

Esse quadro contém botões de comando, assim como equipamentos de proteção, como os disjuntores. Esses elementos, ao receberem uma sobrecarga de energia elétrica, acaba desligando o sistema para garantir a segurança do quadro de energia, evitando incêndios e explosões.

Outro detalhe importante em um prédio, diz respeito à segurança, e a instalação de para-raios é essencial nesse quesito, pois este evita a passagem de energia elétrica causado por raios durante uma tempestade, de passar para a estrutura do imóvel.

A questão de segurança também é importante em um processo de manutenção elétrica do prédio, assim como da manutenção elétrica industrial.

A parte elétrica predial precisa de manutenções, no que se refere ao seu quadro elétrico, sua fiação, equipamentos de segurança no caso de uma sobrecarga elétrica, dentre outras.

Ou seja, existem empresas especializadas nesse segmento e que podem ajudar a garantir a segurança elétrica do seu ambiente residencial ou empresarial

A intervenção tecnológica no ambiente residencial

Cada vez mais a tecnologia está presente no ambiente residencial e empresarial, assim como nas indústrias. A tecnologia está presente para ajudar e otimizar as atividades do dia a dia.

Por isso, existe o procedimento de automação residencial, com a inserção de máquinas com inteligência artificial, assim como seguindo um comando a partir de programações que devem ser seguidas por essas máquinas.

Essas máquinas podem realizar atividades como:

  • Acender e desligar as luzes;
  • Ligar e desligar aparelhos eletrônicos e domésticos;
  • Ligar equipamentos para a limpeza residencial;
  • Realizar a aplicação de água no jardim.

A automação é importante porque contribui para otimizar o tempo gasto em tarefas do dia a dia, além de contribuir para maior qualidade de vida e bem-estar dos moradores.

Os processos também são feitos com maior precisão e qualidade, com menor risco de acidentes. Diante dessas vantagens, a automação residencial iluminação é cada vez mais comum e traz economias, a partir do momento que a “casa” é programada para acender e apagar as luzes no momento certo, por meio de uma programação e de sensores.

Para instalar um sistema de automação residencial, basta buscar por uma empresa especializada no seu segmento, assim como realizar procedimentos de manutenção.

Outros procedimentos

Outra dica importante, é proteger as áreas externas prediais, visando sua conservação e aumento de sua vida útil. Por isso, o uso de uma Película para vidro de janela.

A aplicação de películas de vidro em áreas externas, pode ser fundamental para o controle de temperatura, passagem de raios ultravioletas, assim como maior vida útil do vidro e dos elementos da parte interna e externa da residência.

Além disso, existem empresas especializadas em segurança predial, que geralmente são contratadas no regime de terceirização e podem contribuir para o controle de acesso biometrico de quem deseja acessar o prédio.

É fundamental inibir a entrada de pessoas suspeitas e sem autorização, e por isso, vários mecanismos podem ser instalados, desde o uso de cerca elétrica, até câmeras de segurança.

O uso de uma catraca biometrica também é uma forma de controlar a entrada e saída, já que a biometria é um elemento corporal individual e cada morador pode apresentar seu próprio registro por meio de um cadastro prévio.

Portanto, investir em elementos e sistemas de segurança, é a forma mais eficaz de manter a segurança e o bem-estar dos moradores.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *