Ponto de ancoragem e ações para garantir a segurança

Ponto de ancoragem e ações para garantir a segurança

Durante uma construção, existe uma equipe técnica que trabalha com segurança e de forma constante para assegurar que a obra seja entregue no prazo determinado, assim como para garantir que a construção esteja de acordo com o projeto.

Porém, existem outras normas técnicas e regulamentações que são importantes para ajudar a garantir a segurança do empreendimento, mas também de quem está atuando na obra.

Isso vale, inclusive, para as obras de grande porte e que envolvam altura ou elevações. Por isso, existem regulamentações para que devem ser seguidas, garantido a segurança do trabalho e o bem-estar e integridade dos funcionários que irão realizar essas atividades

Equipamentos de segurança

As obras de grande porte e que envolvem elevações, são os prédios, pontes, viadutos ou até mesmo casas e ambientes residenciais com mais de um andar.

Essas obras, envolvem plataformas de elevação para que os funcionários consigam alcançar as partes mais altas para dar continuidade na construção. Por isso, pensando na segurança desses profissionais, foram desenvolvidas algumas estratégias e normas para evitar acidentes no local de trabalho.

Uma dessas estratégias, é o uso do sistema de Ancoragem predial. Esse sistema segue a norma técnica NR 35, que é voltada para os profissionais que trabalham com elevação durante a construção, que estabelece necessário um suporte e o uso de um cabeamento metálico e resistente para a suspensão do peso do funcionário.

Essa ancoragem é estabelecida seguindo as normas e critérios técnicos de segurança, que levam em conta os pontos de instalação, assim como o tipo de cabeamento no local e o uso de outros equipamentos de proteção, como as cordas, capacete, botas e luvas.

Além disso, a Ancoragem predial conta com estruturas fixas de aço, que são elementos metálicos altamente resistentes, para que ocorra a suspensão do funcionário ou até mesmo de equipamentos sem causar danos ou quedas.

Vale ressaltar que, esse sistema de ancoragem predial precisa de revisões e manutenções técnicas regularmente, já que esse ponto metálico e cabeamento devem ser revestidos e seguros.

Eles não podem sofrer com a ferrugem ou corrosão, pois isso causaria um desgaste do material, comprometendo a segurança do funcionário e podendo ocasionar acidentes.

Por isso, na legislação vigente, existe o número e a quantidade de pontos de ancoragem que devem ser fixadas em um local, que vai depender do tamanho do empreendimento e da periculosidade do serviço prestado.

Esses pontos são necessários, inclusive, para a montagem estrutura metálica por elevação ou suporte, no caso de prédios, estádios de futebol, arenas, centros de convenção, dentre outros locais com grandes estruturas.

Por essa razão, quando falamos em segurança durante uma construção ou manutenção predial, é impossível não falarmos sobre a importância de instalar pontos de ancoragem para que o funcionário consiga realizar suas atividades de forma segura e dentro das normas estabelecidas.

O uso de estruturas metálicas

Além dos equipamentos, e das normas de segurança que devem ser seguidas durante uma obra, também é fundamental compreender sobre a montagem de estruturas metálicas em um ambiente predial ou obra de grande porte.

As estruturas metálicas, que geralmente são produzidas a partir do ferro, alumínio ou aço, são utilizadas para servir como um suporte para a estrutura do imóvel.

A escolha se deve graças às características que esses materiais apresentam, como:

  • Resistência;
  • Durabilidade;
  • Elevada vida útil;
  • Proteção contra corrosão (no caso do aço e do ferro galvanizado).

Ou seja, o uso de estruturas metálicas em uma construção, é muito comum e demonstra a importância e usabilidade dos metais na construção civil.

Por isso, para adquirir boas matérias-primas e equipamentos que tenham qualidade para esse processo estrutural, é importante contar com uma empresa de montagem de estrutura metálica, que conte com profissionais especializados e que ofereça um bom orçamento pelo serviço que será prestado.

Limpeza da obra

A limpeza e higienização do local da obra, também contam com ações de segurança e prevenção de acidentes. Uma obra acaba gerando uma grande quantidade de lixo e entulhos, como pedras, areia e embalagens dos materiais que são utilizados.

Diante disso, é importante contar com o serviço de Limpeza pos obra, que consiste no uso de caçambas para a remoção de entulhos, e o descarte no local correto.

Além disso, é importante ressaltar que existem materiais da construção civil que podem ser reaproveitados, e que há empresas especializadas nesse segmento, preparadas para receber e dar um novo destino aos materiais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *