Equipamentos utilizados na construção civil

Equipamentos utilizados na construção civil

Existem alguns elementos que são básicos para que uma construção civil ocorra, como é o caso de ter um projeto, assim como contar com uma equipe especializada e equipamentos potentes para otimização do serviço.

Por isso, existem alguns elementos e processos que são importantes para o processo de construção, além da ajuda de profissionais qualificados da área.

Equipamentos necessários em uma obra de construção

Em uma obra, para que os processos de construção sejam mais práticos, é necessário contratar a locação de alguns equipamentos para facilitar este processo.

Estes equipamentos de construção civil podem ser de pequeno porte, como é o caso de uma lixadeira, até equipamentos maiores, como um gerador, um caminhão munck ou até mesmo um chiller condensacao a ar.

O chiller é um equipamento que serve como para refrigerar o ambiente e que pode ser instalado para favorecer os processos de climatização. Entre as vantagens desta locação, podemos destacar: agilidade,

potência e segurança.

Por fim, entre os vários produtos que podem ser locados, destacamos também o alisador de concreto bambole, que é uma máquina utilizada para tornar uma superfície de concreto uniforme. A máquina recebe o acionamento por um motor e conta com algumas lâminas em aço.

Os procedimentos de impermeabilização

Uma das ações mais importantes em uma obra de construção civil, seja de uma casa, um apartamento ou uma obra pública, é contratar impermeabilizacao e adquirir os materiais necessários para que o processo ocorra.

O processo de impermeabilização é um dos mais importantes em uma construção civil, pois, por meio de material especializado, que pode ser a argamassa, modelos de mantas e até mesmo, a partir do concreto, aplicado em paredes, telhados e pisos, que é possível evitar infiltrações e desgastes no imóvel.

Além disso, este processo consegue evitar também o surgimento de bactérias, mofos, entrada de água e vazamento nas paredes. Outro benefício, é evitar a corrosão de algumas partes internas da obra, como dos elementos de metal.

Ou seja, o ato de impermeabilizar é importante pois contribui para o aumento da vida útil de um imóvel, evitando problemas com infiltrações e danos nas paredes e pinturas.

Porém, é preciso ter atenção ao processo de impermeabilização, pois ele sofre diferenças dependendo do material utilizado. Por exemplo, umas das ações mais comuns é a impermeabilizante para laje, que também fica entre o telhado.

Existem outras formas de realizar o serviço, variando entre os modelos mais flexíveis ou rígidos, o que sofre alteração é o local de instalação. Isso afeta, por exemplo, o processo de versatilidade do produto, do quão sólido ele é e aumento de sua garantia.

O uso de mantas e suas diferenças

Falando sobre o processo de impermeabilização e os diferentes materiais que atuam em sua composição, vale a pena destacar o uso de algumas mantas, entre elas, a manta líquida.

Este tipo de manta é considerada como um impermeabilizante que atua de forma flexível e versátil, que é indicada tanto para ambientes internos como externos. Sua aplicação também é fácil, mas seu uso deve ser feito por um profissional qualificado.

A manta líquida atua no sistema flexível e acrílico, que é muito utilizado nas partes externas de uma edificação. O modo de aplicação deste material é feito de forma direta no concreto, a partir de uma limpeza prévia da superfície.

Além disso, existe também a manta asfáltica, que comumente é confundida com a manta líquida, mas apesar de serem utilizadas nos mesmos locais e também de terem o mesmo objetivo, sua variação está em seus elementos de composição e na forma de aplicação.

Por exemplo, no caso da manta asfáltica, este tipo de material apresenta características como:

  • Ter uma estrutura de poliéster;
  • Pode ser formada por fibras de vidro;
  • Pode ser comercializada de várias formas;
  • Resistente ao impacto mecânico e aos choques;
  • É recomendado para locais que sofrem diretamente com intempéries.

Por conta disso, esse material deve receber uma camada de regularização, ou seja, uma camada protetora para que a usabilidade e a versatilidade deste material seja maior.

No caso da manta líquida, este material é vendido de forma líquida e aplicada diretamente sobre um produto. Geralmente, consiste também em uma aplicação que foi previamente moldada.

Portanto, os investimentos realizados em materiais de qualidade são o segredo para construir um imóvel seguro e confortável para os moradores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *