Escadas: charme e funcionalidade para os imóveis

Escadas: charme e funcionalidade para os imóveis

Os imóveis com mais de um andar, ou que possuem acesso a um local inferior, precisam ser pensados e projetados com elementos que permitam o acesso a essas áreas, como é o caso das escadas.

Conceituadas a partir de degraus em diversos tipos de formatos, as escadas podem atender as necessidades de vários ambientes (pequenos ou grandes) e, ainda, contribuir significativamente para a decoração do espaço.

Além disso, as escadas podem ser confeccionadas em diversos tipos de materiais, como madeira, vidro, metais, alvenaria, entre outros.

A escolha dependerá muito do gosto do proprietário do imóvel, bem como da decoração do local.

Dessa forma, é possível escolher o tipo de escada, levando em consideração os gostos pessoais e as especificações de cada ambiente.

A importância da segurança nas escadas: o uso de corrimão e guarda corpos

Em geral, as escadas são compostas por degraus e um corrimão, que irá dar suporte aos usuários, além de dar um toque decorativo ao elemento.

Dependendo do projeto, o material de fabricação do corrimão pode se diferenciar da escada, como é o caso das escadas de alvenaria com corrimão metálico. Contudo, a função permanece a mesma: aumentar a segurança na subida e na descida.

Para locais com crianças e idosos, além do corrimão, recomenda-se a instalação de um guarda corpo nas escadas, que irá evitar possíveis quedas.

O elemento protege toda a face lateral da escada, sendo uma estrutura de meia altura, que pode ser feita em gradil ou balustrada.

Na construção dos guarda corpos, é importante seguir as normas técnicas específicas, em especial, a ABNT/NBR 14718, que versa especificamente sobre guarda corpos para edificações.

O guarda corpo de aluminio preço diferenciado é um dos modelos mais procurados para residências, apartamentos e centros comerciais, devido à sua resistência e durabilidade.

Essas características são próprias do alumínio, um metal de alta dureza, com capacidade para suportar pesos, intempéries, choques mecânicos e processos de corrosão.

O mesmo vale para o corrimão de ferro para escada, que é uma das preferências pela resistência e durabilidade.

Além disso, tanto o guarda corpo quanto o corrimão metálicos combinam com escadas fabricadas em diferentes materiais, colaborando com o aspecto decorativo do elemento.

Os principais modelos de escadas e suas características

Existem diversos modelos de escadas disponíveis no mercado, que podem inspirar o projeto de arquitetura, conforme a decoração do ambiente. Entre os principais tipos, destacam-se:

  • As escadas em caracol;
  • As escadas retas;
  • As escadas em L;
  • As escadas em U;
  • As escadas circulares.

A escada caracol é um dos modelos mais versáteis do mercado. A principal característica é a presença da estrutura central, onde se alinham os degraus em forma de espiral. Uma das vantagens é a otimização do espaço, pois a escada em caracol é compacta e capaz de racionalizar e organizar o ambiente.

Além disso, o modelo é muito bonito e sofisticado, sendo ótimo para espaços internos.

A escada em caracol pode ser fabricada em madeira, alvenaria, metal, vidro e muitos outros materiais.

No entanto, um dos tipos mais eficientes e duráveis é a escada caracol de concreto preço atrativo, pois o custo-benefício é excelente.

Com um custo de investimento acessível, as escadas de concreto são muito duráveis e têm pouca necessidade de manutenção, o que evita gastos futuros.

Outro ponto positivo é a facilidade de instalação, que pode ser feita diretamente em conjunto com o projeto construtivo.

Além disso, o concreto é mais fácil de trabalhar, especialmente, quando se deseja um design criativo. Dessa maneira, o projeto pode ser feito com mais liberdade, mas respeitando as especificações de medidas quanto aos degraus, corrimão e outros elementos.

Vale ressaltar que o concreto é menos susceptível às rachaduras e fendas, em comparação com outros modelos, como é o caso da alvenaria.

As escadas em concreto também podem ser pré-moldadas, o que facilita ainda mais o processo de instalação, montagem e manutenção do elemento.

O concreto também combina com os mais diversos ambientes, incluindo as residências, os centros comerciais, indústrias, lojas, instituições, hospitais, escolas e muito mais.

Ou seja, o material é extremamente versátil e pode ser instalado em inúmeros tipos de decoração, sem perder a criatividade e a sofisticação do modelo caracol em concreto. Dessa forma, o modelo é cada vez mais usado por arquitetos e projetistas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *