Importância da iluminação em projetos arquitetônicos

Importância da iluminação em projetos arquitetônicos

Pensando em remodelar ou iniciar um novo projeto arquitetônico ou fazer um Projeto de iluminação industrial? Nesses casos, pense cuidadosamente no seu design de iluminação. A iluminação de ambientes é uma parte importante do design e leva o projeto ao próximo nível.

Eficiência energética

Os arquitetos sempre precisam levar em consideração a eficiência energética ao pensar em Automação de iluminação.

Nos últimos anos, a arquitetura evoluiu para projetar edifícios mais ecológicos. O objetivo é estar mais focado no consumo de energia e sustentabilidade.

Os novos designs de luz “inteligentes” se concentram no controle da iluminação de todos os cômodos da casa. Os dimmers de luz dominam os projetos mais recentes porque permitem controlar a intensidade da luz em uma área específica.

A iluminação inteligente permite que uma pessoa conclua tarefas em uma determinada área enquanto usa apenas a luz necessária para fazê-lo.

Elemento humano

Vários estudos comprovaram que a iluminação de uma sala afeta o humor e a produtividade das pessoas.

Ao pensar em design de iluminação, o elemento humano desempenha um papel importante. A luz em uma sala influencia os seguintes aspectos:

  • Humor;
  • Produtividade;
  • Ciclos do sono;
  • Arquitetura estética;
  • Luz natural.

Humor

Você já se sentiu triste durante os dias nublados? Isso ocorre porque a falta de luz geralmente desencadeia essa sensação em algumas pessoas.

O mesmo acontece dentro de casa. A falta de luz natural e muita luz artificial deixa as pessoas mal humoradas.

Produtividade

Quando você passa muito tempo sob luz fluorescente, o cérebro tende a ficar super estimulado. Essa superestimulação pode fazer as pessoas se sentirem desconfortáveis ​​e nervosas.

Esse sentimento afeta a concentração e reduz a produtividade. Redutores de luz e luzes mais quentes tendem a ajudar com esse problema.

Ciclos do sono

Como seres humanos, temos um relógio biológico embutido. Nossa exposição à luz do dia influencia o processo.

A exposição excessiva à luz intensa durante a noite pode atrasar nossa programação de sono. Escurecer as luzes da Luminaria de teto antes de dormir, no entanto, tem um efeito calmante e sonolento.

Arquitetura estética

A iluminação é mais do que uma função da arquitetura. Hoje em dia, tornou-se uma extensão e parte do design geral.

Os arquitetos não fazem mais um projeto de iluminação de garagem pensando apenas na funcionalidade. Eles fazem isso para complementar as cores da sala e destacar o design estrutural.

Luz natural

A incorporação de luz natural em um projeto arquitetônico não é tão direta quanto parece. Embora você precise de luz natural para fins de eficiência energética, também não deseja apenas adicioná-la a qualquer lugar.

Os arquitetos pensam na orientação e posição de um edifício antes de determinar quanta luz natural um local precisa.

Embora faça sentido adicionar muitas janelas para trazer luz natural, elas também trazem calor natural. O posicionamento da janela deve ser bem pensado e estrategicamente correto.

O design da iluminação tem tudo a ver com pensar nas necessidades da pessoa. Deve ser funcional e energeticamente eficiente e usar elementos equilibrados de luz natural.

As tendências arquitetônicas estão sempre evoluindo para tornar os ambientes internos dos edifícios ainda mais sofisticados.

Enfim, a iluminação pode trazer um valor emocional à arquitetura — ajuda a criar uma experiência para quem ocupa o espaço. Sem iluminação, onde estaria a arquitetura? ]

Seja luz do dia ou artificial, a luz chama a atenção para texturas, cores e formas de um espaço, ajudando a arquitetura a atingir seu verdadeiro objetivo. A visão é o sentido mais importante pelo qual desfrutamos da arquitetura, e a iluminação aprimora ainda mais a maneira como percebemos a arquitetura.

O aspecto final é muito importante na era atual dos movimentos de construção verde e sustentabilidade. Uma coisa é criar um layout de iluminação de tirar o fôlego, mas outra é criar um layout de tirar o fôlego que também é incrivelmente eficiente em termos energéticos.

Isso pode ser feito garantindo que a maioria da luz alcance seu objetivo e que haja menos luz desperdiçada. Reduzir a quantidade de luz desperdiçada tornará o edifício mais eficiente.

Uma maneira fácil de fazer isso é instalar Luminária de led em vez de iluminação fluorescente. Devido à tecnologia, há menos desperdício de luz com LEDs do que fluorescente devido à natureza direcional dos LEDs. Pense nisso!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *