Escadas e seus modelos encontrados no mercado

Escadas e seus modelos encontrados no mercado

As escadas muitas vezes são imprescindíveis em um projeto. Seja para a transição de um andar para o outro ou apenas de um local que seja um pouco mais alto para um mais baixo, se elas estão presentes é porque se fazem necessárias.

Entretanto, não é apenas por serem essenciais que devem ser sem graças ou sem personalidade. Por isso é importante que se conheça os modelos de escadas disponíveis no mercado.

Além de sua função óbvia, a escada compõe também a decoração do ambiente, podendo inclusive torná-lo ainda mais interessante.

No entanto, para que se tenha uma que seja capaz de arrancar suspiros das visitas e deixe seu dia a dia mais bonito, confira a seguir os principais modelos de escadas e suas características. Assim, vai ficar muito mais fácil escolher a que você quer ter em casa e a adequada para suprir as suas necessidades.

Modelos de escadas

São vários os tipos de escadas, sendo classificadas em função do desenho que é formado por sua estrutura, pelos degraus e modelos de corrimão e guarda-corpo.

Alguns dos modelos mais conhecidos são:

  • Escada reta;
  • Escada em U;
  • Escada em L;
  • Escada circular;
  • Escada caracol.

Escada caracol

A escada caracol pode também ser chamada de helicoidal ou espiral, sendo este um dos mais diferentes e que mais chamam a atenção entre seus usuários, já que o modelo dá voltas em si mesma.

A diferença entre este modelo e a escada circular está justamente no ângulo, que, enquanto o da primeira é mais fechado, formando um visual bem diferente, o da segunda é mais aberto.

Alguns dos modelos podem ser encontrados tanto como escadas externas quanto internas. Entretanto, em áreas abertas é relevante que se escolha  materiais resistentes às mudanças climáticas e que sejam antiderrapantes, a fim de evitar quaisquer tipos de acidentes.

Atualmente existe a escada de ferro caracol, assim como em madeira, mármore, vidro e outros materiais.

O modelo costuma ser mais indicado para espaços menores, podendo ser instalada em cantos que estejam vazios nos ambientes, sejam eles internos ou externos, ele é uma alternativa que visa otimizar o espaço e fugir dos modelos convencionais que, por serem mais compridas, acabam necessitando de um espaço mais amplo.

Outro aspecto que vale a pena ressaltar é que esse modelo pode ser facilmente instalado.

Comumente, a escada caracol é instalada no meio da residência em espaços como a sala de estar e garagens.

Escadas externas

Decidir por um material e revestimento para uma escada externa requer muita atenção, simplesmente pelo fato de ela ficar exposta ao tempo e a um maior índice de umidade, sujeira e poeira.

Além de embelezar a fachada de sua casa, ou algum outro empreendimento, é necessário que se crie um elemento que seja funcional e de fácil manutenção.

Escolher degraus que sejam feitos por meio de um material resistente é uma excelente opção para facilitar o acesso à porta principal da casa, à varanda, jardim ou outra área comum.

As escadas externas de concreto são produzidas, em sua maioria, com a estrutura de degraus baixos e grandes. Em conjunto com as escadas, podem ainda constar outros elementos como plantas, pontos de luz, esculturas, velas, pequenas jardinagens e fontes como cascatas, variando o resultado que pode se obter e do gosto do cliente,  de forma a decorar o ambiente.

Dois dos materiais mais utilizados para diversos itens de uma casa, como soleiras, bancadas e pisos, o granito e o mármore podem estar presentes também em uma escada externa. Extremamente resistentes, eles dão toda a segurança que se faz necessária na fachada de uma casa, especialmente para crianças e idosos.

Uma outra vantagem da escada de granito é que ela é uma opção menos suscetível ao desgaste do tempo ou do uso, além de sofrer menos danos ao contato com produtos que sejam corrosivos, não resultando em descoloração ou manchas.

O mármore, dependendo de sua composição, pode vir a apresentar questões como essas com mais facilidade.

O granito é constituído por três minerais, sendo eles feldspato (o que dá a cor do granito), mica e quartzo, que o deixa bem mais resistente, duro e menos poroso. O mármore é um material originado do calcário e é bem mais indicado para peças funcionais e decorativas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *