Os diversos tipos de corte e furos em concreto
O concreto, também conhecido como betão, é um dos elementos mais usados no ramo da construção civil, seja para estruturar edificações como para usá-lo de apoio, divisórias, decoração e outros fins.
Ele é uma mistura composta por agregados graúdos e miúdos, como pedra e areia, água, cimento e sílica ativa. Essa combinação proporciona um objeto de enorme resistência e durabilidade.
Ele pode ser tratado como estrutural ou não estrutural. O primeiro permite que ele seja usado como um dos materiais para e estrutura de uma construção, ou seja, ele que será o foco principal.
Já a não estrutural não pode, pois é um pouco fraco, chamado de concreto magro, mas é encontrado em outras partes do edifício.
Há diversos tipos e modelos de concreto no mercado, ainda é possível fazer corte de concreto e também perfurações em seu corpo caso necessário. Mas, para que você saiba mais sobre, explicaremos sobre alguns tipos utilizados no mercado.
Tipos de concreto
Hoje é possível comprar mais de dez modelos, e cada um deles possui alguma característica diferenciada, que acaba resumindo o fim para que ele foi desenvolvido. Hoje falaremos sobre os dois principais usados em uma obra, e são eles o armado e o usinado.
O concreto usinado, ou dosado, é aquele que é desenvolvido com um diferenciado e rigoroso controle tecnológico de sua qualidade. Ele age na quantidade dos materiais que devem ser feitos para o cliente e sua necessidade.
Ele tem uma enorme vantagem, que é a garantia do fornecedor, segurança, selo de qualidade e real resistência. Ou seja, ele é feito em um local diferente do canteiro de obras e é mais específico em todas as suas características.
Já o concreto armado, é um dos mais usados hoje em dia e pode ser encontrado em diversas circunstâncias. A diferença dele é que, em seu interior, existem barras de aço. Essa aplicação é feita para que o concreto por si só não sofra nenhuma deficiência relacionada à tração.
Ele é um elemento muito resistente, mas seu foco é a compressão, então com esse material a maior, sua resistência aumenta para todas as outras utilidades. Assim seu custo-benefício melhora mais ainda e uma estrutura pode ser levantada sem perigo.
Algumas outras vantagens de se usar o concreto são:
- Preço baixo;
- Facilidade de produção;
- Alta resistência e durabilidade;
- Uma vida útil muito grande;
- Pode ser modelado, cortado e perfurado;
- Entre outros.
Mas, para que essa opção de corte e perfuração possa ocorrer, alguns tipos de ferramentas específicas são necessários, pois para lidar com esse material deve ser muito resistente.
Ferramentas para usar em concreto
O material mais utilizado é a broca diamantada, que pode perfurar diversos outros itens, como:
- Concreto;
- Pedras em geral;
- Alvenaria;
- Tijolos;
- Entre outros.
Isso porque ela possui uma ponta com um revestimento feito de diamante, um material quase que indestrutível, permitindo mais qualidade no furo.
O processo é necessário pois, além desses elementos necessitarem de um maquinário fortificado, o corte deve ser preciso e perfeito, sem erros.
Isso porque quando um concreto não é perfurado assertivamente, ele perde suas propriedades, isso porque pode rachar, quebrar e enfraquecer, deixando-o inutilizável.
Então, para que você possa passar fios elétricos e tubulações de uma maneira segura, tenha em mente que deve chamar um especialista no assunto e que possua a broca.
Mas, quando é para cortar viga de concreto ou qualquer outro formato desse mesmo material, usa-se uma serra. Esse trabalho também necessita de preparação, pois é muito específico e requer profissionais especializados.
Essa ferramenta tem um corpo muito grande, então, além dos cuidados necessários, ela leva um tempo para ser transportada e montada, desde suas potências até a unidade cortadora e os discos de proteção.
A serra parede de concreto é muito eficiente e, por ser automatizada, corta perfeitamente o objeto que necessita de toda essa precisão para não se prejudicar em suas características.
Enfim, esses são os tipos de cortes e furos que os concretos, sejam eles quais forem, podem ter. Mas lembre-se, que antes de comprar ou mandar fazer qualquer outro serviço nele, você deve saber qual o melhor modelo para você.
Então contrato um especialista, consulte profissionais e saiba qual concreto servirá para suas necessidades e compre sempre em um lugar regulamentado e certificado.