Resíduos sólidos da construção civil devem ter destino correto

Resíduos sólidos da construção civil devem ter destino correto

A sustentabilidade deve estar atrelada a todos os produtos e serviços, conforme a facilidade de transformação de cada resíduo. A reciclagem é uma das melhores formas de proteção ao meio ambiente.

Principalmente em tempos em que o consumo por novos produtos, de todos os setores, estão bastante altos, com a civilização clamando por novos telefones celulares, novos televisores e tecnologias inovadoras, sem se atentar às causas ambientais.

Por tudo isso, o setor da construção civil tem colocado em prática, diversos modelos de reaproveitamento de materiais aplicados em obras e empreendimentos imobiliários.

Antes dispostos em terrenos baldios, áreas clandestinas, e até mesmo em mananciais de rios, o entulho começa a ser enxergado de uma nova forma, podendo ser transformado em diferentes produtos, e utilizados em diferentes ambientes.

Com a aplicação de tecnologias desenvolvidas para este campo de trabalho, os entulhos compostos por pedras, entulhos, restos de madeira e ferro, passam por uma triagem, agregando valor ao que antes era dispensado, e retornando para a cadeia produtiva.

Empresas recolhem material para reciclagem

Isso permite um alívio no uso da matéria-prima proveniente de recursos naturais, aumentando a vida útil de aterros sanitários, e evitando o descarte em locais inapropriados.

O reaproveitamento de materiais como o entulho, também abre um novo mercado de atuação, com a possibilidade de atuação na gestão e até mesmo como empreendedor de uma usina de reciclagem de resíduos da construção civil.

O investimento no setor pode começar com um custo baixo, como um caminhão e uma caçamba de entulho, além da área de descarte, em conformidade com a resolução do CONAMA – Conselho Nacional do Meio Ambiente.

Os maquinários para a transformação dos resíduos pode ser adquirido por meio de programas de incentivo do governo federal, que também enxergam com bons olhos o investimento em novas tecnologias e proteção ao meio ambiente.

Vários resíduos podem ser reciclados, conforme a Lista Europeia de Resíduos, englobando:

  • Obras de infraestrutura, inclusive de terraplanagem;
  • Construção, reformas e demolições estruturais;
  • Reparos realizados em pavimentação;
  • Blocos, tubos, peças pré moldadas de canteiros de obras.

Para chegar a estes locais, a locação de caçamba de entulho pode ser um caminho para conquistar a clientela.

Dentro dos espaços destinados ao descarte do material com destino à reciclagem, é preciso fazer a separação materiais servíveis dos inservíveis, e atendendo a uma classificação para a venda como matéria-prima secundária.

De acordo com o material separado em frações, é possível identificar como areia, pedriscos, bica corrida, britas, entre outros.

Selecionados os materiais, o encaminhamento pode ser feito de forma orgânica, destinando a matéria-prima para a fabricação de tijolos, blocos, guias de calçadas, calçamentos, entre outros produtos destinados para a própria construção civil.

Para investimentos em usinas fixas, o investimento pode ser baixo, mas podem ficar restritos a apenas uma região de atuação.

Com o avanço da tecnologia, o mercado já oferece usinas móveis, que substituem o aluguel de caçamba, e permitem ir a diferentes locais, atuando diretamente em um canteiro de obras.

Construído sobre um caminhão, com uma britadeira e uma peneira rotativa móvel, a usina móvel pode atender todas as obras, conforme disponibilidade de tempo e área de atuação.

Para o empreendedor que busca investir no segmento da construção civil, pode ainda ter lucro com o aluguel de caçamba de entulho, atendendo os mais diferentes empreendimentos imobiliários,.

Tanto no setor da construção civil, quanto para serviços realizados pelo setor governamental, como construção de equipamentos médicos e educacionais, e na abertura de ruas e estradas.

Produtos para organização de ambiente

Apesar da variedade de produtos que podem ser reciclados, há uma matéria-prima que é bastante comum nas construções, e que servem para a organização de um ambiente, permitindo a segurança e praticidade dos usuários.

A eletrocalha é instalada para a condução e distribuição de cabeamentos de energia, de fios de TV a cabo e internet, e ainda, telefones. O mercado oferece dois modelos de eletrocalha, a lisa e a perfurada.

Dependendo do projeto em que ela é instalada, o uso pode variar, mas a perfurada é mais comum em ambientes que requerem manutenção recorrente, e acumulam muita umidade no local.

Este tipo de equipamento, que facilita a organização do ambiente, pode ser preso com a ajuda de barra roscada com olhal, pois o mesmo permite a fixação de forma ágil e sem a necessidade de ferramentas especiais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *