O que é utilizado na instalação elétrica residencial?
Um dos itens primordiais de uma construção é a sua parte elétrica, responsável pelo fornecimento de energia para a residência.
Que será utilizada tanto para sua iluminação quanto para ligação dos aparelhos eletrônicos e eletrodomésticos.
Para fazer uma instalação elétrica de qualidade é preciso contratar um bom engenheiro eletricista para planejamento do sistema.
Uma empresa com profissionais habilitados para fazer as instalações em questão. Conheça alguns dos principais itens usados nas instalações elétricas residenciais:
Como escolher a caixa de luz adequada?
Um dos principais itens das instalações elétricas são as caixas, responsáveis pela passagem de energia para interruptores e tomadas.
Elas podem ser de diversos tipos como a caixa de teto, utilizadas para fornecer iluminação, com lâmpadas e lustres.
Os pontos de instalação desses itens deverá ser determinado pelo projeto elétrico feito pelo engenheiro responsável.
Considerando a disposição dos móveis e dos equipamentos que precisarão ser ligados nas tomadas, ou onde é necessário que haja melhor iluminação.
As caixas deste tipo podem ser adquiridas de acordo com o material do teto: laje ou drywall.
Na construção, os dutos e caixas são instalados após a construção da laje, por exemplo, e antes do concretamento final, isolando esse material.
O formato mais popular é a caixa 4×2, que tem forma retangular. Elas estão disponíveis em diversas cores, como amarelo, cinza, branco, vermelho, e o material de fabricação geralmente utilizado é o PVC.
A recomendação é sempre adquirir o material de um fabricante confiável e não se orientar apenas pelo preço.
Ao lidar com instalações elétricas, é melhor sempre se precaver, pois os danos podem ser sérios.
A caixa 4×4 é outra opção de formato, perfeitamente encaixável em espaços quadrados.
Os aparatos mais utilizados na construção de um sistema elétrico são:
- Fios;
- Tomadas;
- Interruptores;
- Quadro de distribuição;
- Quadro de medição;
- Caixas de luz.
Além da preocupação com as instalações de caixas de luz, tomadas e interruptores que farão a distribuição da energia fazendo a conexão com os aparelhos elétricos e promoverão a iluminação.
É importante a preocupação com a segurança dos fios de condução da energia que devem estar muito bem protegidos a fim de evitar acidentes.
Proteção de fios
Uma coisa muito importante nas instalações elétricas é a proteção dos fios, que não devem ficar expostos pelo enorme perigo que representam.
Os fios não devem ser submetidos a ação da água, exposição solar, e nem a manipulações como dobras e cortes.
Para evitar que acidentes aconteçam devido à exposição do material, é utilizado o conduite, que nada mais é do que um cano composto de materiais como PVC e alumínio.
Esse apetrecho costuma ser isolante, dando ainda maior proteção ao fio encoberto por ele. Além de aparecer no teto, pode estar presente no interior de paredes.
O custo benefício deste material é excelente, mediante a importância de sua utilização e aos prejuízos que problemas elétricos podem causar devido à sua ausência.
O eletroduto corrugado 3 4 tem excelente durabilidade, podendo chegar a até 50 anos de duração, e muita flexibilidade, podendo ser curvado sem estragar a estrutura.
Seu material é projetado para não propagar chamas. O aparato é adequado às exigências da NBR 5410, Norma Regulamentadora para instalações elétricas.
Além da opção de conduítes comuns, os mais utilizados devido ao baixo custo, boa durabilidade e versatilidade, existe a opção de utilizar os eletrodutos rígidos.
Inclusive com cobertura galvanizada, ou seja, recebem revestimento de zinco para aumentar sua durabilidade.
Sua utilização é parecida com os dutos de PVC, pois são comumente encontrados no interior de paredes, lajes e tetos.
Esse material é mais recomendado para lajes e tetos que receberão concreto em cima, protegendo muito bem a fiação.
A parte elétrica de uma construção deve ser projetada de modo a atender de forma adequada a todas as demandas de uma residência.
Os equipamentos utilizados, a quantidade de tomadas e a iluminação pretendida devem estar no projeto de elétrica feito pelo engenheiro responsável.
É de suma importância usar materiais de muita qualidade nas instalações e não economizar em equipamentos como a caixa de embutir.
Os conduítes e demais aparatos necessários à instalação, pois o risco que se corre ao tentar economizar nessa parte da obra não vale a pena.
Uma pequena faísca em uma instalação com materiais de qualidade duvidosa pode ter consequências imensuráveis.