Ideias para a decoração de salas em casas e apartamentos

Ideias para a decoração de salas em casas e apartamentos

A sala de estar é o local onde a família se reúne, seja para assistir televisão, ler um livro, conversar ou receber visitas. Por isso, é um espaço que merece muita atenção em cada detalhe da decoração.

Forro de gesso, pisos, móveis e itens de decoração devem ser analisados antes de serem escolhidos. É essencial agradar ao gosto dos moradores e, ao mesmo tempo, oferecer um espaço prático, confortável e funcional

Forro de gesso para sala

O forro de gesso é um revestimento para o teto que tem como função esconder tubulações e instalações elétricas, além de conferir um estilo sofisticado aos ambientes.

Há diversas opções de modelo de forro de gesso, desde as mais simples, até as mais decoradas. Porém, antes, é importante entender as diferenças entre o gesso comum e o acartonado, também chamado de parede em drywall.

O gesso comum é mais barato e mais pesado. pode ser aplicado como uma massa diretamente na parede ou por meio de placas.

Já o gesso acartonado ou drywall tem uma camada dupla de papel cartão, que confere mais resistência ao material. As placas são parafusadas em perfis metálicos e podem receber diversos tipos de acabamentos.

Com relação ao gesso acartonado, também pode ser utilizado para a criação de divisoria de gesso, em casos em que é preciso conferir mais privacidade aos moradores.

Principalmente em salas, corredores e quartos residenciais, o forro de gesso pode adquirir um tom decorativo. Algumas opções de modelos são:

  • Forro de gesso simples com moldura;
  • Sanca de gesso aberta;
  • Sanca de gesso fechada;
  • Sanca de gesso invertida;
  • Sanca de gesso em ilha.

Os projetos de sancas e forros de gesso geralmente acompanham os projetos de iluminação. É bastante comum a instalação de mangueiras de LED, por exemplo, no interior das sancas, dando um efeito de luz. O mesmo ocorre com a instalação de spots de luz.

Revestimentos para salas

A escolha de pisos e revestimentos para salas é bastante tranquila e prazerosa, porque o ambiente aceita basicamente qualquer tipo de piso, do porcelanato à madeira.

Uma sugestão de revestimento que confere às salas o mesmo clima gostoso da madeira, porém com preços mais acessíveis, é o piso laminado. A escolha também é mais sustentável, já que as peças são formadas por lâminas de microfibras de madeira reaproveitada.

Outra sugestão para estes ambientes é a instalação de piso de PVC, que tem boa absorção do som, não aquecem, não empenam ou dilatam, e estão disponíveis no mercado com grande variedade de estampas – sendo assim, o proprietário pode escolher a que mais lhe agrada.

O PVC (cloreto de polivinil) é um material que apresenta inúmeras vantagens, como a capacidade de isolamento térmico, a resistência aos raios UV e variações climáticas.

Também é um material reciclável e de alta resistência, que é utilizado em outros materiais para construções, como forros ou esquadrias de PVC preço mais acessível, em comparação com outros materiais.

Varandas e salas

No caso de apartamentos ou até mesmo casas que possuem varandas, esses espaços podem ser ambientes mal aproveitados, quase sempre abandonados às ações do tempo. Entretanto, algumas mudanças podem ajudar a dar uma cara nova ao local, integrando-o mais com a sala e garantindo a sua usabilidade.

A primeira ideia para isso é o envidraçamento de sacada. Ao fechar toda a sua extensão com vidro laminado ou temperado, cria-se uma proteção para a sacada. Essa proteção é bastante útil contra ventos, chuvas, raios UV, poluição e sujeira, ajudando a preservar os móveis.

Assim, é possível aproveitar melhor a sacada, decorando e colocando os móveis mais pertinentes para a sua utilização. Para criar um cantinho para leitura, dá para colocar decks de madeira, puffs ou redes para deitar.

Uma varanda jardim pode ser repleta de plantas, com uma cadeira balanço para descanso. Já um espaço gourmet com churrasqueira para varanda também pode ter um balcão para as refeições, além de bancadas e armários.

São muitas as possibilidades para decorar não só o sala, mas toda a residência. A contratação de profissionais da decoração, como arquitetos ou designer de interiores pode ser de grande valia para a resolução de problemas.

Os projetos levam em conta os gostos pessoais dos moradores, as principais tendências e as necessidades especiais de cada espaço.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *