Materiais e serviços importantes na construção

Materiais e serviços importantes na construção

Construções e reformas são projetos extremamente complexos. Afinal de contas, não basta fazer com que tais intervenções tenham um resultado esteticamente agradável: também é preciso que elas garantam segurança e estabilidade à estrutura, e, assim, preservando a integridade física das pessoas que a frequentarem.

A boa notícia é que, por mais que ambos sejam complexos de se gerenciar, isso está longe de ser impossível: basta adotar algumas boas práticas para reduzir as chances de imprevistos ao longo do andamento dos trabalhos. Deste modo, é muito mais provável que o resultado final também seja de qualidade.

Quer saber mais sobre isso? Então continue lendo e confira algumas técnicas e materiais importantes para uma construção ou mesmo uma reforma.

  1. Gerenciamento de projetos

Quando o assunto é construção civil, boa parte das pessoas logo imagina um grupo de profissionais fazendo trabalhos braçais, como a construção de uma laje de tijolos e argamassa.

Por mais que isso também faça parte de tais projetos, também é importante considerar que há todo um planejamento por trás da fase estrutural.

Entre os procedimentos realizados em preparação a ela, estão:

  • Estudo do terreno;

  • Análise química do solo;

  • Elaboração do orçamento;

  • Verificação das exigências legais.

Como é preciso dar conta de uma série de tarefas antes de colocar as mãos à obra, recomenda-se contar com os serviços de uma gerenciadora de obras sp.

Como o seu próprio nome diz, tais empresas contam com uma equipe devidamente qualificada para lidar com a parte do planejamento de obras, de modo que elas transcorram sem maiores sobressaltos.

No entanto, é preciso ter em mente que, para que isso se concretize, é fundamental que o estabelecimento contratado seja de confiança.

Por conta disso, antes de oficializar a parceria, é preciso pesquisar a respeito de sua reputação, de preferência conversando com clientes antigos.

  1. Um bom projeto de telhado

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, o telhado é uma das fases mais caras e trabalhosas de uma obra.

Isso ocorre porque, além das telhas em si, ele depende de uma estrutura de madeira robusta e bem elaborada para dar suporte a elas. Do contrário, as chances de problemas como infiltrações, falhas no isolamento acústico e até mesmo a proliferação de animais no forro aumentam consideravelmente.

Felizmente, todos esses transtornos são evitáveis. Para isso, basta investir na elaboração de um bom projeto de telhado, que considere fatores como a inclinação da estrutura e até mesmo o clima da região (locais com muito vento podem precisar de um telhado reforçado).

Da mesma maneira, é fundamental que todos os elementos usados para executar o projeto sejam de qualidade.

Por exemplo: por mais que um fornecedor tenha uma telha galvalume preço muito abaixo da média do mercado, o barato pode sair caro.

Isso porque, se o valor for anormalmente reduzido, a tendência é que a qualidade da mercadoria deixe a desejar.

O mesmo vale para a madeira: para evitar dores de cabeça tanto com a qualidade do produto quanto com a prestação de serviços pelo estabelecimento, é importante que ela seja adquirida junto a uma madeireira de confiança e que tenha uma boa reputação no mercado.

  1. Matérias-primas de boa qualidade

Não é preciso ser especialista em construção civil para saber que, sem materiais de construção de qualidade, uma obra não vai muito longe.

Contudo, nem todos consideram que não basta que eles estejam disponíveis em uma quantidade adequada, é fundamental que eles também sejam de qualidade.

Do contrário, existe a chance de que a segurança e a estabilidade da edificação sejam comprometidas, por melhor elaborado que o seu projeto seja.

Por conta disso, ao comprar materiais de construção, seja para uma cobertura ou para a própria estrutura do imóvel, é fundamental fazê-lo junto a um estabelecimento de confiança.

O ideal é que ele não apenas já tenha algum tempo de mercado, como, também, que ele tenha clientes fiéis: ambos são sinais de que o estabelecimento é sério.

Do mesmo modo, dependendo do procedimento necessário, pode ser preciso contar com mão-de-obra especializada para dar conta da instalação de determinados materiais.

Um bom exemplo disso é a montagem de uma cobertura em estrutura metálica: como essa é uma estrutura muito específica, recomenda-se que os profissionais que ficarem a cargo de sua elaboração já tenham experiência na área. Assim, as chances de que o resultado seja satisfatório aumentam consideravelmente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *