Modelos de tubos para obras

Modelos de tubos para obras

A instalação do sistema hidráulico de uma construção, incluindo os tubos e demais estruturas, deve ser feita com material de primeira linha e muita atenção para evitar problemas futuros como infiltrações.

Ou seja, é necessário somar as habilidades de um profissional bem capacitado com a qualidade dos fornecedores de tubos e conexões usados na obra.

Mais do que apenas selecionar uma marca de confiança, é necessário entender os diferentes tipos de tubos e quais os seus usos ideais.

Afinal, os tubos não são usados apenas para a movimentação de água, mas também para redes de fibra ótica, movimentação de gás e mesmo de energia, como o eletroduto galvanizado 1 2.

Cada material possui diferentes propriedades. O mais famoso é, sem sombra de dúvidas, o policloreto de polivinila (pvc), resultado da junção do etileno com o cloro.

Para que servem os tubos de PVC?

Um dos tipos de plástico mais utilizados no Brasil e no mundo, esse material oferece muitas propriedades vantajosas por um preço reduzido e, por isso, 70% da sua demanda é destinada ao ramo de construção, segmento que preza a qualidade da matéria-prima utilizada e que abarca as mais diversas utilizações.

Dentre as principais vantagens estão:

  • Não sofre corrosão;
  • Durabilidade diferenciada;
  • 100% recicláveis;
  • Leveza e resistência;
  • Praticidade de instalação;
  • Isolamento termoacústico;
  • Não é inflamável.

Tendo isso em vista, fica claro o porquê da tamanha popularidade dos tubos de pvc. Muito embora o material também seja usado em forros, janelas, esquadrias, coberturas, pisos, telhas e mais.

Os tubos e conexões, porém, são o uso mais popular desse plástico nas obras de construção civil.

Suas propriedades listadas reduzem os riscos de vazamento e de necessidade de troca e, por isso, esse material é uma ótima pedida para o sistema de água e de esgoto.

O fato de que o PVC é cem por cento reciclável é outro atrativo importante para as construtoras, visto que a preocupação com o meio ambiente cresce cada vez mais ao longo dos anos e evitar substâncias tóxicas ou poluentes configura um diferencial em qualquer empreitada.

Ultimamente, inclusive, o material acabou por adquirir um valor estético, sendo usado em arquitetura urbana, talvez por sua capacidade de aparecer nas mais diversas cores e por sua versatilidade.

Além disso, há também a possibilidade de se usar o tubo ocre, conhecido por ser um tubo coletor de esgoto.

Mais frágeis, eles são projetados para trabalhar sem a presença de pressão e sob o solo, ou seja, não são recomendados para o sistema hidráulico.

Esse tipo de tubo é formado por PVC e seu nome se dá devido a sua coloração, um tom de marrom chamado “ocre”. Esse tipo de tubo não usa conexões, mas os sistemas de JE, JEI e JERI.

O JE (Juntas Elásticas) conta com anéis de borracha e deixa espaço para a dilatação dos tubos, também sendo resistente.

O JEI (Juntas Elásticas Integradas) conta com anéis de borracha reforçados com metal e não podem ser removidos, sua principal vantagem é reduzir os riscos de perdas por adesão.

Ao passo que o JERI (Juntas Elásticas Removíveis Integradas) evita gastos com a manutenção, já que as juntas podem ser removidas manualmente.

Nesse último caso, conta-se com juntas de dois lábios, auxiliar e principal, mantendo o sistema livre e o tornando mais resistente à pressão.

Quais outras opções disponíveis e suas vantagens?

Uma ótima alternativa é o tubo pead. Sua principal vantagem é que, diferentemente do PVC, não se usa cola no sistema por ele formado.

Ao invés disso, usa-se anel de vedação e junta mecânica rosqueável, o que reduz ao mínimo possível os riscos de vazamento.

Isto é, ainda que os tubos mais comuns não sofram corrosão e sejam muito duráveis, os adesivos utilizados podem acabar gerando problemas de vazamento, nesse caso evitados.

No entanto, seu uso é mais vantajoso no transporte de substâncias químicas do que no transporte de água, visto que esse tipo de tubo e de conexão tem uma resistência química e mecânica superior aos demais materiais.

No entanto, mesmo na tubulação de água, o PEAD pode se mostrar melhor que o PVC.
Isso porque o tempo gasto na instalação é menor graças ao sistema de rosqueamento, os tubos são mais flexíveis e, assim, menos prejudicados com a intensidade da corrente de água e, por fim, o uso de emendas e conexões é, por muitas vezes, dispensado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *