Construção civil: tecnologia, reformas e melhorias
Existem vários mercados que giram em torno do segmento de construção civil e soluções voltadas para edificações em geral, sejam elas industriais, comerciais ou mesmo residenciais.
É o caso, por exemplo, dos serviços da área de construção e reforma, que já representa um dos setores mais aquecidos desse mercado.
Conforme veremos neste post, tais soluções podem ir desde a instalação de sistemas de fonte alternativa de energia, até reformas ou melhorias menores.
Neste último caso, os serviços se voltam tanto para a parte de rede elétrica e hidráulica, que implica mais trabalho e conhecimento agregado, quanto para a parte de telhados, paredes, pisos e revestimentos.
Energia solar: o que são off-grid e on-grid?
Em termos de fonte alternativa de energia, certamente a solução mais simples e mais em conta é a da energia solar. Porém, existem algumas diferenças nas várias opções existentes no mercado atual.
A principal delas diz respeito ao Sistema fotovoltaico off grid ou on grid. Neste caso, a diferença diz respeito ao modo como o sistema se liga à rede elétrica das concessionárias.
Alguns sistemas são “on grid”, ou seja “na rede”, ligados a ela. E outros são “off grid”, portanto, autônomos e desligados dela. Embora pouca gente saiba, quando essa tecnologia começou a se disseminar, por volta do ano de 1960, a única solução disponível era a off-grid.
A razão disso é bem simples: a energia solar era utilizada para abastecer locais em que a rede elétrica não chegava. Isso podia ir desde áreas rurais e casas mais afastadas até os satélites que orbitam a Terra.
O verdadeiro boom se deu, justamente, quando surgiram os sistemas on-grid, pois eles não precisam de baterias para operar. O que também permitiu o avanço de outros componentes do sistema, tais como:
- Módulos mais avançados;
- Inversores melhores;
- O avanço dos controladores de carga;
- A otimização dos gabinetes;
- A redução no custo de produção, entre outros.
Sem essa evolução nos sistemas fotovoltaicos não seria possível falarmos em disseminação e popularização de energia solar. Ao menos não do modo como ouvimos falar hoje.
A universalidade da energia solar
Graças aos avanços citados acima, hoje é possível ouvir falar em painel solar 300w, 320w, 325w ou mesmo 330w. Lembrando que essa medida remete à voltagem, ou seja, à capacidade de geração de energia.
Esses painéis são feitos especialmente para sistema on-grid, embora possam ser adaptados para sistemas off-grids. O que eles permitem é uma redução considerável em termos de operação e manutenção.
Além do mais, graças ao fato de seu custo de produção ser menor, por se tratar de uma tecnologia mais avançada, eles contribuíram como nenhum outro para a popularização da energia solar.
O resultado disso no médio e longo prazo é um benefício enorme para o meio ambiente. Afinal, a energia solar, além da sua vantagem máxima de “estar em todo lugar”, já que a luz solar abastece todo o planeta, é a que menos agride o meio ambiente.
As aplicações desse sistema inovador são muitas, tais como:
- Em usinas e parques solares;
- Em autogeradores e nobreaks;
- Em estações gerais de transmissão;
- Em backups e sistemas híbridos;
- Em centrais de produção.
O universo dos serviços e das melhorias
Com dito acima, além desses aspectos tecnológicos do setor de construção, casa e reforma, há também uma frente bastante popular, que diz respeito ao universo de instalação e manutenção.
Esse nicho do mercado é abastecido por várias frentes de negócios, que vão desde redes ou lojas de bairro que distribuem os produtos essenciais da área, até profissionais liberais que operam os serviços.
Entre os serviços mais comuns estão reparos urgentes, ligados às instalações elétricas ou hidráulicas, tanto das edificações residenciais quanto das comerciais ou industriais.
As melhorias e reformas estéticas também fazem bastante sucesso, mesmo entre os públicos mais diversificados em termos de poder aquisitivo. Nestes casos, a aplicação de texturas de parede e de sanca de gesso no teto são as solicitações mais tradicionais.
Em todos esses casos, é essencial contar com os serviços de uma empresa ou de um autônomo bem indicados. Afinal, além de tais melhorias impactarem diretamente na aparência e harmonia dos cômodos, elas costumam envolver processos trabalhosos.
Não é raro ver ou ouvir falar de alguém que teve uma experiência negativa, pois o que era para ser rápido e positivo acabou se estendendo demais, gerando transtorno, sujeira, quebradeira e daí por diante.
Um profissional dedicado deve saber, por exemplo, como preparar o espaço e trabalhar com limpeza e organização.
Como deve saber proteger os objetos do recinto, que podem ir desde eletrodomésticos como televisores, micro-ondas e afins, até um simples relogio de parede. Tudo isso sem causar danos ou prejuízos.