O aluguel de maquinário para obras

O aluguel de maquinário para obras

Só quem atua em construção de empreendimentos ou imóveis sabe o quanto esse processo é complexo, envolvendo a presença de maquinário, funcionários, administração de materiais e dentre outros.

O processo em si envolve muitos profissionais, de diferentes áreas de formação para atuar na construção. Mas, de nada adianta ter uma boa equipe e não dispor de equipamentos adequados.

Por isso, muitas construtoras, a depender do porte da obra, optam por realizar o aluguel desses equipamentos.

A locação de equipamentos para uma construção, apresenta muitos benefícios, por exemplo, o uso de equipamentos mais modernos e tecnológicos, o transporte, armazenamento e logística do material ficam por conta do locador, o custo-benefício é muito mais vantajoso, quando comparado ao fato de comprar um equipamento novo, dentre outras vantagens.

Vários materiais podem ser locados, desde uma simples furadeira, até algo mais complexo, como um caminhão guindaste (que suporta cargas elevadas e ainda possui um braço giratório, que funciona como um guindaste).

Mas, outras maquinas pesadas também podem ser locadas e discorreremos sobre elas nesse artigo. Confira!

Processos importantes dentro da construção

Para cada tipo de processo dentro de uma construção, haverá a presença de diferentes equipamentos. Por exemplo, um dos principais processos realizados dentro de uma obra, é a terraplanagem.

Esse processo se refere ao nivelamento do terreno, retirando a terra em excesso ou, até mesmo, acrescentando, em casos onde há falta. Esse processo é fundamental porque, com o terreno desnivelado, é impossível começar a ter uma estrutura ou erguer um imóvel. As chances de desmoronamento e acidentes são muito grandes.

Por isso, esse processo inicial é fundamental e nele, muitos equipamentos podem ser locados, otimizando o tempo de obra e direcionamento corretamente o trabalho dos funcionários.

Por exemplo, existem máquinas, como a escavadeira, que retiram grandes quantidades de terra em pouco tempo. Isso, feito manualmente, seria praticamente impossível por uma questão de tempo e força física.

Ainda sobre o processo de terraplanagem, a locação de compactador de solo é fundamental, finalizando o processo. Por exemplo, após retirar a terra, o processo de nivelamento funciona por meio do uso do compactador de solo.

Ele vai atuar retirando as imperfeições e irregularidades, para que de fato, o terreno fique nivelado, como no projeto. Essa é considerada uma máquina pesada, que é mais utilizada na parte inicial da obra. Por isso, sua locação pode compensar muito para a construtora.

Vale ressaltar que todas as máquinas citadas aqui devem ser operadas por profissionais qualificados, munidos por certificados e cursos técnicos.

Um elemento similar ao compactador, que também pode ser locado é a locação de rolo compactador. Além desses materiais, outros que atuam em processos restantes como de estruturação, reboco, e a construção de fato, também podem ser locados. Por exemplo, lixadeiras, betoneiras, plataformas elevatórias, andaimes e outros.

Um destaque importante serve também para o uso das empilhadeiras, que ajudam no deslocamento de cargas para locais elevados.

Existem vários tipos de empilhadeiras, a depender do tipo de local onde ela será instalada. Mas, para utilizar esse material, é importante que a máquina seja manuseada por um operador de empilhadeira, que realizou um curso técnico e possui certificação para isso.

O operador precisa ter, pelo menos, o ensino médio e carteira nacional de habilitação, na categoria B.

O aluguel de gerador dentro de uma obra

Na construção, muitos maquinários, para funcionar, dependem do uso de energia elétrica. Em outros casos, os funcionários dormem no local, necessitando também dessas instalações elétricas.

Essa energia pode vir da rede distribuidora ou, simplesmente, do aluguel de gerador de energia. O gerador é um equipamento que:

  • Possui energia elétrica armazenada;
  • Transforma energia mecânica em elétrica;
  • Supre a necessidade no caso de panes na rede distribuidora de energia;
  • Está disponível no mercado em diversos tamanhos, alterando sua capacidade.

Em uma obra, principalmente de grande porte, é fundamental realizar a locação de um gerador de energia. Esse material também é indicado em locais que não podem ficar sem o uso de energia elétrica.

O hospital é um bom exemplo disso. No caso de uma pane elétrica em uma obra, as chances de atraso e de mal-estar entre os funcionários e o cliente contratante são inevitáveis.

Por isso, é sempre bom se prevenir tendo um gerador ou mais de um, como apoio.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *