O que você precisa saber sobre segurança de imóveis

O que você precisa saber sobre segurança de imóveis

Quando falamos em proteção de imóveis, muitas pessoas já imaginam a proteção contra roubos. É claro que essa proteção é importante, mas os imóveis também estão expostos a diversos outros riscos.

Um deles é a exposição a descargas atmosféricas que são comuns em períodos de tempestades.

Além disso, o próprio sistema elétrico de um imóvel pode apresentar surtos que prejudicam eletrodomésticos e diversos outros equipamentos presentes dentro da edificação, tanto residencial quanto comercial e industrial.

Neste artigo, vamos dar algumas dicas de proteção para a sua construção que farão toda a diferença, pois são investimentos que garantirão que você não tenha prejuízos ao longo do tempo. Confira.

Protegendo o sistema elétrico da construção

Todos nós dependemos da eletricidade em nosso dia a dia para praticamente tudo o que fazemos. Por meio dela, podemos ter acesso à informação, trabalhar, estudar, preparar nossos alimentos e facilitar nosso dia a dia.

Mas imprevistos podem surgir e muitas vezes eles prejudicam nossos equipamentos e até o sistema de energia elétrica nos imóveis.

Por causa disso, é muito importante realizar um bom projeto elétrico predial, pois esse projeto irá viabilizar um sistema elétrico que atenda às necessidades da construção. Um bom projeto elétrico deve conter:

  • Fios;
  • Cabos;
  • Tubos e eletrotubos;
  • Tomadas;
  • Interruptores.

Além desses itens, diversos outros fazem parte do sistema elétrico de uma construção, bem como uma divisão correta da energia pelo imóvel. Mas esse planejamento precisa ser feito por profissionais adequados, como no caso de engenheiros elétricos.

As empresas de engenharia em SP que tratam dos assuntos relacionados à eletricidade contam com os profissionais necessários para garantir uma instalação elétrica compatível a cada tipo de construção.

Dessa forma, o imóvel terá acesso a um sistema elétrico completo, sem o risco de curtos, explosões, mau funcionamento e quedas constantes.

Mas mesmo que um imóvel apresente as melhores condições de sistema de eletricidade, é comum que ocorram os surtos elétricos. Esses surtos podem ser provocados por descargas atmosféricas na rede, quando não há a proteção de para-raios.

O protetor de surto eletrico conta com equipamentos que protegem outros equipamentos elétricos dentro das residências contra os picos de tensão.

Essa descarga é desviada para o aterramento, ou seja, ela não atinge os equipamentos e o sistema elétrico existente dentro do imóvel. Além disso, com a instalação desses equipamentos, como no caso do para-raio, imóveis ao redor também são protegidos.

A instalação desses equipamentos é muito comum em edifícios, mas também pode ser feita em imóveis menores.

O laudo de aterramento precisa ser feito periodicamente, a fim de garantir que as instalações contra os surtos elétricos estão em perfeitas condições de uso e respeitando as normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).

A proteção de um imóvel é muito abrangente e vai desde a escolha do terreno até o acabamento. No entanto, é muito importante pensar na proteção elétrica, pois os acidentes provocados pelas descargas atmosféricas são mais comuns do que imaginamos.

Para garantir uma boa estrutura para o seu projeto, o ideal é contar com boas empresas de gerenciamento de obras.

E agora que você já está por dentro dos cuidados necessários com o sistema elétrico de uma construção, no próximo tópico, vamos abordar os cuidados e prevenções contra incêndios. Acompanhe.

Cuidados e proteções contra incêndio

Todos os imóveis estão sujeitos a imprevistos que são inevitáveis, no entanto, proteger-se e saber lidar com eles é uma opção. Principalmente as empresas e condomínios precisam contar com equipamentos que visam ao controle e à prevenção de incêndios.

Alguns desses equipamentos são extintores, alarmes, sinalizações etc. O projeto avcb é realizado pelo corpo de bombeiros ou um profissional habilitado para ajudar a prevenir contra incêndios e minimizar seu impacto.

É extremamente importante contar com esse projeto, bem como com o laudo para que não apenas o imóvel seja protegido, como também as pessoas que circulam nele.

Seguindo essas dicas você estará garantindo que seu imóvel esteja 100% protegido contra diversos riscos que podem vir a prejudicá-lo.

Além disso, também é possível proteger a vida das pessoas e sua integridade física, bem como evitar os prejuízos advindos da perda de equipamentos elétricos, seja em casa ou na empresa.

Para ter acesso ao melhor da sua rede elétrica e se prevenir contra contratempos, contar com o uso dos equipamentos adequados é a melhor solução.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *