Os processos necessários para uma construção perfeita

Os processos necessários para uma construção perfeita

A indústria da construção civil é muito dinâmica, versátil e funcional para a sociedade atual. Sendo composta por muitas áreas, ela é responsável pela construção de vias públicas, moradias, empresas, indústrias, escolas, hospitais, prédios, redes de saneamento básico, redes de distribuição elétrica e espaços públicos.

Por desenvolverem projetos que possuem grande impacto para as pessoas dentro da sociedade, os processos e etapas precisam ser realizados com muita cautela, segurança e precisão.

Assim, há empresas que são especializadas na emissão de laudos e certificados que asseguram que todas as normas e especificações foram atendidas de modo a proporcionar proteção, praticidade e conforto.

Com uma vasta área de atuação, as empresas passam a se especializar em determinados nichos a fim de atender com mais qualidade e eficiência as demandas que passam a ser cada vez maiores e mais necessárias.

Dessa forma, desde o início até o final do projeto há empresas que podem agregar valor e tornar as operações mais simples de serem executadas.

Empresa de laudo de aterramento

O laudo de aterramento é um documento técnico realizado por um profissional legalmente habilitado (ART – anotação de responsabilidade técnica), no qual são registradas as inspeções que possuem:

  • Medições do sistema de aterramento;
  • Apontamento de não conformidade (quando houver);
  • Sugestões para adequações de não conformidade (quando houver);
  • Relatório fotográfico.

O ART laudo de aterramento é desenvolvido com o propósito de verificar o cumprimento das normas técnicas brasileiras NBR 5410, que dispõem sobre as instalações elétricas de baixa tensão, e a NBR 10, que dispõem sobre os processos de segurança aos trabalhadores.

Com isso, esse laudo é utilizado para ações de fiscalização, emissão do AVCB, órgãos certificadores e seguradoras.

O laudo precisa ser emitido sempre que há a construção de novas edificações ou instalações de máquinas e equipamentos. Além disso, a sua renovação é recomendada e deve ser realizada no período de três anos.

Empresa de demolição

As empresas de demolição são responsáveis por desconstruir antigas edificações e estruturas que não são mais seguras ou que precisam ceder espaço a novos projetos.

Atualmente é possível realizar a demolição por três métodos. O primeiro deles é o mecânico, que consiste no uso de máquinas e equipamento automatizados e motorizados, podendo ser aplicados para demolição total ou parcial.

A segunda técnica é da implosão, que ocorre por meio de uso de explosivos. A demolição de estrutura metálica ocorre por esse método, no qual os explosivos são colocados nos principais pontos de apoio.

A terceira técnica é a demolição manual, praticada em espaços de reforma e revitalização. Essa técnica é aplicada em espaços menores também.

Ao contratar esses serviços é possível ter mais organização, agilidade e qualidade no desenvolvimento do projeto. Além disso, a técnica da implosão só pode ser executada por pessoas legalmente habilitadas.

Empresa de entulho

A empresa de entulho é responsável pela coleta e correto descarte dos entulhos que são produzido durante o desenvolvimento do projeto de construção civil.

Com isso, os conjuntos de fragmento de concretos, tijolos, pedregulhos, areia, argamassa e demais materiais que sobram após a finalização do projeto podem ser removidos e tratados.

As empresas de entulho oferecem seus serviços para várias empresas, sendo algumas:

  • Construtoras;
  • Demolidoras;
  • Órgãos públicos;
  • Escritório de arquitetura;
  • Condomínios;
  • Imobiliárias.

A empresa que oferece serviço de remoção de terra e entulho atua com caçambas e caminhões para que a logística seja realizada com mais praticidade e segurança. Assim, esses equipamentos ficam disponíveis durante toda a obra para que o descarte seja realizado gradualmente, bem como a sua remoção.

Utilizada por diversas empresas, os serviços oferecidos na remoção oferecem muitas vantagens, como o transporte e descarte correto em aterros e centros de reciclagem, economia com mão de obra, otimização de tempo e sustentabilidade ao projeto, visto que os lixos são recolhidos corretamente pela empresa para retirar entulho.

As caçambas podem ser locadas ou vendidas, os dois modos oferecem vantagens. Para que o processo seja realizado com a melhor relação custo-benefício, as empresas precisam verificar a necessidade, quanto tempo o serviço será necessário e quantas vezes a empresa precisará solicitá-lo ou utilizá-lo.

Assim, caso seja constante, o melhor é comprar o equipamento na empresa de caçamba de entulho a venda.

Ao realizar todos esses processos, que consiste em laudo, certificações e contratação de empresas especializadas em serviços que acompanham a obra, desde sua elaboração até finalização, é possível desenvolver um trabalho com segurança, otimização e alta qualidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *