A importância de um programa de prevenção de riscos

A importância de um programa de prevenção de riscos

Você sabe o que é o programa de prevenção de riscos e qual a sua importância? Esse programa é fundamental dentro das indústrias e empresas, especialmente na construção civil.

Todos os profissionais que atuam nesse segmento devem estar atentos às recomendações legais. 

Nesse artigo falaremos sobre esse assunto, destacando as vantagens de realizar um programa preventivo.

O que é o programa de prevenção de riscos

De acordo com a legislação brasileira, as empresas que atuam no país devem garantir a segurança e a saúde dos trabalhadores. 

Para isso, existem normas regulamentadoras (NRs) que estabelecem padrões a serem seguidos pelas empresas.

Uma dessas normas é a NR nº 9, que estabelece a necessidade de um Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA). Esse programa de prevenção de riscos deve ser feito por todas as empresas.

Mas o que esse programa representa? Ele é um planejamento, que visa levantar quais são os riscos a que os empregados estão submetidos, sejam eles físicos, químicos ou biológicos.

Todos esses riscos podem afetar a saúde e a segurança dos trabalhadores. Por isso existe a necessidade da criação de um programa de prevenção. Dessa forma as empresas conseguem evitar danos aos seus empregados.

O que diz a NR 9

De acordo com a legislação, a NR nº 9 estabelece a obrigatoriedade de elaboração, bem como implementação, de um Programa de Prevenção de Riscos Ambientais – PPRA.

Estão obrigados a elaborar esse programa de prevenção de riscos todos os empregadores e instituições que aceitam empregados. O objetivo da norma é preservar a saúde e integridade de todos os trabalhadores.

A norma trabalha com o reconhecimento, avaliação e controle de todos os riscos ambientais, que possam estar presentes no ambiente de trabalhos.

Ainda de acordo com a norma, o programa deve ser desenvolvido pelo empregador, com o apoio e participação dos trabalhadores. 

Dessa forma, esse é um programa conjunto, que depende do apoio de todos para que tenha efetividade.

O programa de prevenção de riscos é importante?

Todos os dias os trabalhadores podem estar sujeitos a diversos riscos no ambiente de trabalho. Entre eles podemos mencionar as altas e baixas temperaturas, ruído excessivo, pressões anormais, vibração, radiação não ionizante, ultrassom e infrassom.

Todos esses riscos podem gerar danos ao trabalhador. A prevenção é um dos melhores caminhos para evitar que esses riscos possam prejudicar a segurança e saúde dos empregados.

Pensando nisso, o governo estabeleceu alguns padrões de prevenção, como é o caso do programa de prevenção de riscos. Ele é importante, tendo em vista que protege o empregado no dia a dia de trabalho.

Como deve ser o programa de prevenção de riscos?

De acordo com a norma regulamentadora nº 9, o plano de prevenção de riscos deve conter uma série de pontos essenciais. Entre eles está um planejamento anual, com especificação das prioridades, metas e um cronograma.

Além disso, o programa de prevenção deve estabelecer estratégias e metodologias de ação, visando corrigir problemas e evitar que os riscos causem danos aos trabalhadores.

Outro requisito é a especificação das formas de registro, manutenção e também divulgação dos dados que foram obtidos e analisados pela equipe da empresa. Assim é possível garantir a transparência quanto ao programa.

Como saber mais sobre o programa de prevenção de riscos

Como você pode perceber, o programa de prevenção de riscos é importante para as empresas e trabalhadores. 

Nesse sentido, vale a pena fazer um curso de NR9, como estratégia para se aperfeiçoar na área e conhecer mais sobre o assunto.

O conhecimento a respeito das normas regulamentadoras, especialmente a que trata do programa de prevenção de riscos, é importante para profissionais, acadêmicos e empresas.

Ao fazer um curso de NR9 você saberá todos os aspectos a respeito dessa norma. Descubra como é o programa de prevenção, quais são os seus requisitos e obtenha orientações para elaborar um plano completo.

Conclusão

Acima falamos sobre a importância do programa de prevenção de riscos dentro das empresas. 

Na construção civil, reforma e atividades relacionadas à casa, é importante se atentar para as normas básicas de segurança e procedimentos de prevenção.

Por isso é fundamental que profissionais conheçam as normas e apliquem o conhecimento no dia a dia de trabalho. 

 

Dessa forma é possível evitar e prevenir os mais variados riscos, sejam eles físicos, químicos ou biológicos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *