Por que as empresas têm optado mais pelo aluguel de equipamentos?

Por que as empresas têm optado mais pelo aluguel de equipamentos?

Construir faz parte da natureza humana, nossa história está ligada a nossa capacidade de construir estruturas tanto quanto nossa capacidade de escrever.

Por este motivo, é compreensível dizer que nossa competência para construção de um abrigo, possibilitou o desenvolvimento de nossa sociedade.

E, muitas vezes, estas obras da engenharia podem roubar os holofotes de outros fatores, que contribuíram para sua concepção e constituição.

O elemento clássico que pode perder sua glória nesta história, trata-se das ferramentas e equipamentos utilizados no desenvolvimento de tal estrutura.

As ferramentas que realizam certas tarefas específicas em uma construção são tão importantes quanto o produto final, de tal forma que elas obtêm valor próprio.

Como em qualquer mercado e acabam desenvolvendo oportunidades de empreendimento, com a produção e venda de equipamentos e ferramentas de construção civil.

A construção de estruturas

Hoje em dia, ao precisar realizar uma construção uma empresa ou pessoa física, se encontra com duas possibilidades, quando se trata de ferramentas e equipamentos necessários para a realização de tal tarefa.

A escolha em questão, é a dúvida entre comprar os equipamentos necessários ou alugá-los. Ambos apresentam pontos positivos e negativos.

Quanto à escolha de comprar um equipamento pesado, a empresa ou pessoa se compromete com diversos fatores.

Além do processo, que será realizado com o auxílio de tal aparelho.

O comprador terá que resolver problemas logísticos como transporte, treinamento, armazenamento e manutenção de tais aparelhos, se apoiando na ideia de que ele será utilizado em um projeto futuro.

Pois, normalmente, ferramentas de construção são fabricadas para durar. Em contrapartida, a segunda escolha anda ganhando a preferência de muitas construtoras e civis, em projetos de engenharia.

Por que optar pela locação de equipamentos?

Uma lista de vantagens que o mercado de aluguel de aparelho, leve ou pesado, podem trazer para o consumidor são:

Preço

Ao comprar um equipamento, o investimento inicial tende a ser maior do que a necessidade de uso para um projeto.

Para exemplificar este ponto, considere que uma empresa precisa realizar uma tarefa específica para seu projeto utilizando uma Bobcat.

A empresa pode comprar determinado equipamento, acreditando que poderá utilizá-lo em projetos futuros ou pagar somente pelo tempo de uso.

Este que o equipamento foi utilizado em dita tarefa, optando pela realização de um aluguel de Bobcat.

Transporte de equipamento pesado

Construções, obviamente, utilizam equipamentos pesados na realização de tarefas complexas. Desta forma, ferramentas como uma retroescavadeira, tendem a ser mais complicadas de serem transportadas de seu local de armazenamento para a obra.

Com a opção de aluguel de equipamentos, a empresa contratada é quem realiza o procedimento de entrega e recolhimento do produto alugado. Desta forma, aliviando o locador de tais problemas logísticos.

Manutenção

Como no exemplo anterior, o locatário tem no final das contas, toda a responsabilidade quando se trata da manutenção de seus produtos.

É claro que o locador, caso danifique o equipamento ou ferramenta, será responsabilizado financeiramente pelo dano, porém o reparo de determinado equipamento, deve ser realizado pela empresa de aluguel de ferramentas.

Versatilidade

Ao alugar um equipamento, é possível que o locador termine a tarefa desejada de tal equipamento, antes do tempo de aluguel acabar.

Desta forma, ao invés de deixar o equipamento parado, o locador pode utilizar tal ferramenta para realizar tarefas que não estavam planejadas originalmente.

Um exemplo clássico, é a diferença entre alugar uma retroescavadeira, que pode realizar diversas ações além de cavar e o aluguel de compactador de solo, que poderá somente realizar uma tarefa específica.

Economia

Além da disparidade entre o preço de compra de um equipamento e o aluguel do mesmo, é possível comparar a economia que o locador estará realizando, quando se considerar fatores de logística citados nos pontos anteriores.

Melhor utilização do tempo

Ao alugar um equipamento, o locador pode escolher um modelo ou versão que o possibilitará realizar diversas tarefas com o mesmo equipamento, sem precisar se preocupar com fatores logísticos, possibilitando focar em outras tarefas.

O mercado de aluguel de ferramentas está baseado no princípio da conveniência. As pessoas têm o desejo de realizar tarefas com o menor esforço e investimentos possíveis e é exatamente isto que este mercado oferece.

No final das contas, depende da necessidade que a empresa ou pessoa física, tem com determinada ferramenta e a função que determinada ferramenta irá realizar.

Existe uma diferença entre uma empresa que precise realizar um aluguel de uma máquina pesada de construção, para uma empresa que realize aluguel de celular para seus executivos, por exemplo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *