Qual é a função das telas de proteção?

Qual é a função das telas de proteção?

Janelas de casas e apartamentos, assim como as sacadas e varandas, trazem uma sensação de frescor e liberdade aos espaços, mas precisam resguardar alguns cuidados que dizem respeito à segurança das pessoas e animais de estimação que vivem ou transitam por aquele lugar, como as telas.

Para isso, apenas as grades não são suficientes para evitar a queda de pequenos animais como gatos e cachorros.

As redes de proteção, além de não interferirem nas estruturas das fachadas, também servem para garantir que corpos muito pequenos não caiam de grandes, ou até mesmo pequenas, alturas.

Elas podem ser confeccionadas em materiais mais flexíveis ou resistentes e com a distância entre os nós de três centímetros, cinco centímetros ou dez centímetros. No mercado há diferentes tipos de telas, com tamanhos específicos para cada uso.

Confira as principais telas utilizadas em ambientes internos e externos

Um dos tipos utilizados para esse tipo de proteção é a tela alambrado. Mais recomendada para uso em ambientes externos, esta tela é produzida em metal e pode ter malhas hexagonais.
Entretanto, não é indicado para proteger as áreas que abrigam animais muito grandes e pesados, pois são flexíveis e podem ser dobradas ou esticadas, possibilitando queda ou fuga.

Um outro tipo de tela de proteção que pode ser encontrada no mercado, pode ser utilizada em viveiros, pois não impedem a visão dos pássaros ao mesmo tempo os deixam em segurança.

Muito mais indicada do que as gaiolas que limitam muito o movimento e deslocamento desses animais (o que pode ser extremamente prejudicial à saúde deles), a chamada tela anti pássaro é muito fina e com malhas pequenas de apenas três centímetros.

Isso acontece porque muitos desses animais possuem corpos pequenos e se enroscarem seu pescoço na rede, podem acabar se ferindo.

Esse material leva esse nome, pois além de utilizada em regiões de proteção de animais, como viveiros de reabilitação, também são muito usadas em pesqueiros para que os pássaros não roubem os peixes das lagoas.

Já a Tela de proteção para gatos e cachorros são, normalmente, instaladas em apartamentos ou casas.

Em sua grande maioria, são fabricadas em nylon ou em material plástico e sua malha é pequena, com, no máximo, cinco centímetros de distância entre os nós.

Esse tipo de rede é muito importante para ambientes que tenham tanto cachorros, quanto gatos.

Os caninos são muito brincalhões e podem ficar muito empolgados durante uma atividade e, caso a janela ou sacada não seja telada, eles podem encarar as estruturas como obstáculos e acabarem pulando.

Já os felinos, são caçadores natos e podem ficar muito concentrados em caçar pequenos insetos e não medir esforços para capturá-los.

A queda de um animal de estimação pode ser muito grave ou até mesmo fatal. Mas não são apenas janelas, basculantes e sacadas que precisam de proteção de tela.

Escadas com aberturas e mezaninos, internos e externos, também precisam ser telados, pois apesar de estarem localizados a alturas menores, também podem apresentar riscos de quedas, especialmente para animais muito pequenos.

Confira alguns lugares de casas e apartamentos, nos quais pode ser necessário instalar telas protetoras:

  • Janelas;
  • Áreas de serviço;
  • Escadas;
  • Coberturas;
  • Sacadas;
  • Varandas;
  • Mezaninos;
  • Brinquedos altos.

Contudo, não são apenas os locais que contam com bichos de estimação que precisam de proteção. Residências com crianças, idosos ou adultos que tenham labirintite também precisam ser teladas para evitar acidentes.

Proteção e decoração expostas lado a lado

Hoje, usar o velho discurso de que as redes de segurança não têm apelo estético não é mais viável.

É possível encontrar telas brancas, cinzas, vermelhas, verdes, azuis escuras, dentre outras opções, que não afetam a composição do ambiente de maneira negativa.

O importante é sempre contratar uma empresa especializada na instalação desse tipo de proteção, pois em sua grande maioria, elas precisam ser colocadas em locais de difícil acesso e em grandes alturas, o que pode causar riscos, caso quem esteja executando o trabalho não tenha experiência e os materiais de proteção adequados.

Procure sempre por empresas com uma boa reputação no mercado e escolha pela qualidade do serviço e dos materiais utilizados no processo de instalação.

Quando o trabalho é bem feito, as redes instaladas podem durar até 10 anos, desde que passem por uma manutenção periódica.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *