Preservação ambiental presente na construção civil
O setor da construção civil é muito abrangente, onde muitos serviços são necessários para que projetos sejam erguidos para a acomodação das pessoas para diversas finalidades. Temos os imóveis residenciais, comerciais, industriais e propriedades rurais.
Cada uma dessas estruturas imobiliárias possuem características particulares, com as peculiaridades impostas pela finalidade a qual se destina e as circunstâncias em que se encontram enquanto são construídas.
As construtoras e incorporadoras imobiliárias desenvolvem projetos que atendem as características regionais onde estão fixadas, respeitando a legislação municipal e o zoneamento urbano.
Por isso, é possível encontrar prédios e edifícios nas áreas mais urbanizadas e casas e condomínios residenciais em áreas mais afastadas.
Distribuição de água de lençóis freáticos
A localização de um imóvel pode trazer diversas vantagens para o proprietário, além da proximidade de serviços como escolas, hospitais, transporte público e outros serviços utilizados no dia a dia da população.
Seguindo a legislação voltada ao meio ambiente, muitas construtoras e incorporadoras adotam a captação de água para distribuição em condomínios residenciais e industriais incluindo poços artesianos no projeto final.
A profundidade onde se encontra a água é segura para o consumo mas, ainda assim, são instalados equipamentos adequados para o tratamento, garantindo a qualidade biológica, física e química do líquido.
Entre os processos de tratamento está a redução da quantidade de óxido férrico, por meio de sedimentação ou aplicação de carvão.
Laboratórios especializados podem ser contratados para verificar a alcalinidade e apontar maneiras naturais de garantir uma água apropriada para o uso em tarefas simples, como vasos sanitários e limpeza dos imóveis.
As empresas que prestam o serviço de perfuração de poço artesiano precisa estar cadastrada nos órgãos governamentais, indicando a necessidade de fiscalização frequente para que a saúde das pessoas não seja prejudicada, assim como o abastecimento de rios e lagos próximos.
É importante destacar que para poder utilizar a captação de água do lençol freático é necessário apresentar uma outorga de direito de uso da água.
O documento é emitido por um órgão público que determina a captação do recurso hídrico e possui validade, podendo ser renovada conforme a capacidade técnica.
Por isso, a água é tão preservada e sua captação é realizada após estudos e pesquisas conclusivas, evitando qualquer tipo de desperdício.
Recuperação de terreno e sustentação de lajes
Os projetos imobiliários podem ocupar áreas urbanas que possuem estruturas antigas e que precisam ser removidas para a construção de imóveis modernos.
Essa dinâmica é observada em centros urbanos que antes possuíam pequenas vilas de casas e nos tempos atuais recebem prédios e edifícios com muitos andares, atendendo a demanda populacional.
Para garantir a segurança dos trabalhadores, os serviços de demolição contam com equipamentos apropriados para a realização, seguindo etapas específicas.
Por isso, é necessário um planejamento estratégico para a derrubada de uma estrutura, como:
- Remoção de esquadrias e telhas;
- Atuação de máquinas pesadas;
- Projeto para implosão de menor impacto;
- Limpeza da área do terreno.
Cada trabalho é diferente e precisa ser verificado pelas equipes que atuam nesse setor. Conforme a necessidade, são instaladas escoras metálicas para a sustentação de partes que podem ser aproveitadas, como muros, paredes e lajes.
Ferramentas e equipamentos facilitam tarefas
A demolição de uma estrutura imobiliária conta com a intervenção de diferentes profissionais, para garantir um serviço de qualidade e segurança posterior.
A movimentação de terra deve ser observada, assim como o tipo de solo em que será construído um novo empreendimento imobiliário.
A abertura de paredes ou muros podem ser feitos por operadores de máquinas que utilizam discos diamantado para concreto, facilitando a tarefa e agilizando o processo de demolição em casos específicos.
Os profissionais que atuam na área da construção civil estão atuando em diferentes setores, com engenheiros e arquitetos buscando desenvolver projetos que visam a sustentabilidade e melhor aproveitamento dos recursos naturais e encaminham resíduos sólidos da construção civil para a indústria da reciclagem.
As empresas de demolição reaproveitam portas e janelas, quando possível, além de utilizar escada extensiva 6 metros para remover as telhas que podem ser aplicadas em modelos de construção rústica.
Até mesmo as ferramentas e maquinários utilizados servem como forma de agilizar os trabalhos, evitando o desperdício de tempo e capital, visando a proteção do meio ambiente com menos emissão de gás carbônico ou uso demasiado de energia elétrica.
São serviços diferentes, estruturas imobiliárias com finalidades variadas, mas algumas tarefas são padronizadas e estão sendo melhoradas cada vez mais.