Projetando a sua casa e os produtos necessários

Projetando a sua casa e os produtos necessários

Projetar uma casa ou qualquer outra obra de construção civil, é fundamental para construir uma casa, seja ela na cidade, no campo ou até mesmo apenas para ser reformada.

De maneira geral, os projetos são feitos por arquitetos e engenheiros, já que eles possuem o conhecimento específico tanto para planejar quanto para executar a obra.

Independentemente de ser uma obra grande ou pequena, construções e reformas sempre exigem um grande investimento e, por isso, é importante definir quais são as prioridades da sua obra como se vai haver Instalação de piso laminado preço na obra.

No entanto, por mais que haja variáveis, como acabamentos e revestimentos, existem materiais primordiais para levantar as paredes e obras em geral.

Assim, quatros etapas essenciais compõem a construção de qualquer edificação, sendo elas a estrutura, a alvenaria, a cobertura e, por fim, o acabamento.

A instalação de um piso laminado é uma escolha que deve ser pensada e planejada durante o projeto.

Toda obra também possui um cronograma que consta a entrega dos materiais, em quais locais armazená-los e também a sua forma de utilização no desenvolvimento do projeto. Isso é fundamental para evitar o desperdício e também para preservar a qualidade do material a ser empregado na construção.

Para fazer um cronograma correto e que possa ser seguido, é necessário reiterar a importância do projeto. Nele está especificado tudo o que vai ser construído ou reformado, inclusive se algum ambiente vai possuir uma central de ar.

Como construir uma casa

Como foi citado acima, há quatro etapas que devem ser seguidas na hora de construir uma casa.

Na etapa de estrutura, serão utilizados materiais responsáveis por sustentar e estabilizar a edificação. Ferragens, concreto e estruturas metálicas são utilizadas para montar a fundação, colunas, lajes e vigas.

Nessa etapa, produtos como cimento, argamassa, blocos de concreto, areia, brita, formas de madeira, vergalhões, pregos, escoras, além de equipamentos e ferramentas de construção civil, como betoneiras, furadeiras, britadeiras, etc são imprescindíveis.

A fase de levantamento de paredes e muros é conhecida como alvenaria. Elas podem ser feitas a partir do uso de tijolos de cerâmica, de blocos de concretos ou até mesmo de pedras, contato que formem uma estrutura de “preenchimento” da estrutura.

Outros itens que fazem parte da etapa de alvenaria são:

  • Cimento;
  • Areia;
  • Vergalhões;
  • tubos de PVC;
  • Caixas de luz.

Em seguida, vem a cobertura. É importante destacar que nem sempre essa ordem precisar ser cronológica, já que o construtor pode fazer o teto para depois finalizar as paredes.

Na fase da cobertura, os produtos utilizados são as telhas de cerâmica, de amianto ou até mesmo de plástico. É essa estrutura que vai garantir o controle térmico, a depender do material que for utilizado – telhas de cerâmica são mais frescas do que de amianto, por exemplo, e acústico, também variando conforme o que é usado na empreita.

Nessa etapa também são embutidos alguns aspectos hidráulicos, como o sistema de calhas, para captar e canalizar a água da chuva, os rufos e os rincões.Por fim, a fase final é a de acabamento, que pode incluir itens fundamentais, mas também uma dezena de produtos que podem ser retirados do cronograma, a depender da disposição financeira do responsável. Por conta disso, é denominada como a etapa que pode ser a mais variável no orçamento.

No acabamento são utilizados produtos como os revestimentos, os forros abaixo do telhado – PVC, gesso, madeira -, porta, janela entre vários itens e a pintura.

Um item que não conta nesse orçamento, mas que também deve fazer parte de um planejamento é uma possível Manutenção de ar condicionado central.

Como fazer um projeto de terraplanagem

O principal objetivo de um Projeto de Terraplenagem é a preparação do terreno antes de começar a obra por meio da movimentação de terra. Ou seja, a elaboração de cortes e aterros feita por um engenheiro civil.

Para realizar esse projeto são necessárias algumas etapas, de forma a garantir a perfeita execução futura da obra, como: fazer o levantamento topográfico da área, realizar a investigação geotécnica do terreno e desenvolver um projeto arquitetônico de implantação do empreendimento.

A topografia precisa conter todas as informações específicas do terreno como as suas dimensões, altimetria, quais as divisas, o tipo de vegetação, se há redes ou construções já existentes, acessos, entre outros pontos fundamentais de análise.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *