Trazendo os benefícios do poço artesiano

Trazendo os benefícios do poço artesiano

O poço artesiano é um tipo de estrutura muito comum para a captação de água das redes pluviais e pode ser instalado em diferentes contextos. Por isso, é muito importante conhecer seu funcionamento e entender mais sobre os diferentes tipos existentes atualmente no mercado.

Para isso, reunimos no artigo a seguir uma série de informações essenciais para quem busca ficar por dentro desse produto e conferir quais são as diferenciações entre os modelos conforme o tipo de aplicação e a captação desejada. Além disso, saiba mais sobre o valor de um poço artesiano.

O que é?

Em primeiro lugar, você entende do que se trata esse tipo de poço? Ele recebe esse nome quando é perfurado e seu principal objetivo é realizar a captação da água do subsolo.

No caso dos poços totalmente artesianos, essa captação não requer a utilização de nenhum tipo de bomba, já que a própria pressão da corrente de água é capaz de conduzir o fluido naturalmente pela tubulação.

A grande diferença do artesiano para os outros modelos é que o primeiro oferece uma potência de vazão até mil vezes maior.

Além disso, vale destacar que sua vida útil gira em torno de quatro anos, o que pode ser considerado surpreendente no quesito durabilidade.

Tipos de poço

Os poços semi-artesianos são aqueles que não possuem uma perfuração tão profunda quanto no caso do artesianos.

Além disso, eles não conseguem oferecer performance de pressão o suficiente para que a corrente de água se conduza a si mesmo pela tubulação, o que os torna não jorrantes.

Desse modo, é essencial a aplicação de uma bomba para que a água tenha força para seguir seu percurso até o uso final.

Os poços micro-artesianos, por sua vez, são, na verdade, os poços comuns que alcançam até cerca de 30 metros de profundidade. Esses são manuais e podem apresentar um desempenho muito aquém conforme a demanda.

Por isso, a melhor opção são os poços artesianos, que são considerados os mais profundos e devem ser cavados por empresas e profissionais especializados, já que se trata de um procedimento de alta complexidade e precisão.

Entre as maiores vantagens do uso de captação da água pelo subsolo é que ela possui uma qualidade muito superior e pode apresentar uma série de características extremamente positivas, como a aparência cristalina e a ausência de riscos contaminantes.

Isso em decorrência da profundidade, que acessa o canal de distribuição subterrânea de água desenvolvido pela própria natureza e pode interferir no Poço artesiano preço.

Vale lembrar que os poços demandam manutenção preventiva, pois isso é o que vai garantir que problemas geológicos e mecânicos sejam evitados.

O prazo recomendado é a cada um ano e meio ou a cada dois anos para a avaliação das condições de uso do produto e se há a necessidade de intervir em alguma composição.

Desse modo, é feita uma nova análise da água, para apurar sua qualidade. Vale ressaltar que a integridade de cada equipamento que compõe o poço também é observada.

No casos dos poços semi-artesianos, é importante conferir o funcionamento da bomba para evitar situações inesperadas em que a água não é distribuída por problema com esse equipamento essencial, responsável por fazer a corrente ser conduzida até seu uso final.

Por esse e outros motivos Poço artesiano preço por metro é uma forma de garantir mais eficiência na cobrança dos serviços relacionados à sua instalação.

Para você ter uma ideia, são necessário, geralmente, 7 metros de largura por 25 metros de comprimento, isso sem falar na atuação de até 4 caminhões.

No fim, é possível alcançar uma profundidade que pode ir de 100 a 1500 metros conforme o sistema de perfuração e o investimento realizado. Após a perfuração, portanto, é possível realizar o revestimento dos tubos e utilizar um filtro especial.

Vamos conhecer melhor esse componente essencial?

Filtros para poços artesianos

O Filtro para poço artesiano é utilizado para que os compostos químicos presentes em mananciais subterrâneos por meio da poluição, sejam eliminados da corrente de água que é conduzida pelas tubulações a partir do poço. Dessa forma, eles são essenciais para que haja um alto grau de potabilidade na água.

Entre as maiores vantagens de se fazer um bom uso do filtro para poço estão:

  • Redução de ferro e magnésio;

  • Eliminação de água amarelada e turva;

  • Vida útil de três anos;

  • Retrolavagem sem necessidade energia elétrica.

O mais importante é sempre optar pela instalação especializada e garantir o bom uso do poço instalado, pois isso, terá um impacto direto na vida útil da estrutura.

Além disso, a manutenção periódica não pode ser negligenciada, evitando transtornos estruturais e até problemas de saúde pelo consumo de água não analisada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *