Qual o melhor piso para residências?
Muitas pessoas têm bastante dúvida sobre o melhor piso a ser instalado em suas residências e apartamentos. Por isso, vale a pena conferir as possibilidades existentes no mercado e entender o que cada modelo e variedade tem a oferecer em quesitos como praticidade e beleza.
Outro fator que também deve ser levado em conta é a durabilidade do piso, especialmente, porque ninguém quer ter que trocar a estrutura com frequência por conta de desgastes acelerados e má qualidade na confecção ou na instalação do produto.
No artigo a seguir, saiba mais sobre as diferenças entre algumas opções existentes atualmente no mercado e confira qual delas se ajusta melhor ao seu projeto!
Clássico e moderno ao mesmo tempo
Uma das opções mais utilizadas e que apresentam grande retorno em aspectos como funcionalidade, estética e resistência é o piso de madeira, empregado em ambientes onde há uma demanda pela composição mais clássica sem deixar de lado um toque de modernidade.
Afinal, muitos elementos despojados e sofisticados podem ser combinados de formas distintas com esse tipo de piso para a criação de texturas e composições diferenciadas, possibilitando mesclas que têm tudo a contribuir para seu lar.
Manutenção
O que muitas pessoas não sabem é que esses pisos, por serem compostos de madeira, devem contar com serviços adequados e planejados de manutenção e reparo de tempos em tempos ou mesmo conforme as necessidades vão surgindo.
Isso porque o desgaste, com o passar dos anos, é comum e pode acarretar prejuízos estéticos e funcionais.
Por isso, a aplicação de bona é uma alternativa cada vez mais utilizada em escritórios, lojas, casas e apartamentos para auxiliar na recuperação dos brilho e da aparência mais revitalizada da madeira que compõe o piso em questão.
Com o uso dos produtos corretos e a partir da aplicação especializada, é possível obter resultados mais duradouros e fazer seu piso desgastado e sem cor ganhar a aparência de novo e recém-instalado.
A Raspagem de piso de madeira também é altamente recomendada para que as imperfeições presentes na estrutura possam ser eliminadas, assim como as manchas.
A aparência de má conservação pode ser maior ou menor, de acordo com fatores como a frequência do fluxo sobre o piso e a qualidade da instalação.
No geral, porém, a raspagem é a solução para a grande maioria dos problemas relacionados ao aspecto desgastado, desbotado ou mesmo erosado de um piso composto por madeira.
Alternativa prática e eficiente
A textura que a madeira oferece ao piso de um ambiente é incomparável, mas a utilização de alternativas que reproduzem essa textura e fornecem o máximo desempenho em decoração é uma forma de solucionar a questão de forma rápida e prática, sem a necessidade de reformas ou intervenções estruturais.
Isso porque o Piso laminado com instalação é uma alternativa extremamente vantajosa em muitos aspectos, tais como:
- Custos reduzidos;
- Reprodução fiel da textura;
- Instalação prática;
- Limpeza facilitada;
- Ecologicamente correto.
Desse modo, o piso vinilico garante qualidade de alto padrão pela sua composição em vinil e pode ser encontrado tanto na forma de tapetes quanto de placas e mantas.
Sua instalação, além de muito mais simples e prática, proporciona a uniformidade da superfície, o que demanda o trabalho de profissionais devidamente qualificados, evitando resultados que possam se revelar prejudiciais após um tempo.
Compondo o ambiente
Existem diferentes cores, estampas e estilos de pisos compostos de vinil disponíveis no mercado atualmente. Por isso, vale a pena contar com a opinião de profissionais da decoração ou mesmo com o seu bom gosto na hora de escolher o modelo que melhor se ajusta ao ambiente onde será instalado.
O Piso laminado instalado é muito mais fácil de limpar e pode ser aplicado em diferentes cômodos e áreas, tais como quartos e salas. Uma dica é não utilizar esse tipo de piso em áreas de serviço, banheiros, etc, pois a umidade pode prejudicar seu revestimento.
Por fim, consulte sempre especialistas qualificados e utilize materiais de qualidade, garantindo a resistência e a vida útil mais prolongada dos materiais e das composições criadas.
Essa é a melhor maneira de assegurar o uso dos espaços com verdadeiro conforto e também de evitar que, futuramente, seja necessário realizar gastos adicionais com reparos e reposições.