Qual o intuito do silicone na construção?

Qual o intuito do silicone na construção?

Por apresentar grande resistência às intempéries, alterações de temperatura e a água, o silicone é amplamente utilizado na construção civil, sendo possível encontrá-lo em diversos produtos e, consequentemente, com aplicação em etapas variadas das obras.

Assim como outros produtos disponibilizados no mercado, o silicone de construção pode ser encontrado de diversas maneiras, por exemplo, o silicone selante, que é dividido em dois principais tipos, o acético e o silicone neutro.

Esse é um tipo de silicone para vedar tanto internamente quanto externamente, apresentando também como um de seus principais atributos a flexibilidade. No entanto, o produto a ser aplicado tem grande dependência das especificações de cada projeto em questão, mas de forma geral, pode ser aplicado nos seguintes materiais:

  • Cerâmicas;
  • Metal;
  • Plásticos;
  • Vidros.

Por esse motivo, os silicones neutros são categorizados como versáteis e é preciso ter cautela na aplicação, pois alguns produtos, como os vidros laminados devem receber apenas esse tipo de silicone vedação.

Além disso, os selantes neutros são muito recomendados para instalar superfícies lisas, como granito, mármore, concreto e madeira.

Para efetuar a aplicação adequada desse silicone, é necessário contar com o uso de pistolas manuais. Ainda mais, é um material não corrosivo que possibilita 20% da movimentação da peça, o que faz com que apresente mais firmeza, porém, menor resistência para receber peso.

Aspectos do silicone acético

O silicone acético é amplamente recomendado para materiais que apresentam uma superfície de contato mais lisa, tais como azulejos, vidros e cerâmicas.

Por ser elástico, possibilita o movimento de até 25% da peça, uma porcentagem um pouco superior ao comparar com a alternativa anteriormente citada.

Ainda mais, também é ideal para materiais permeáveis e lugares que estão propensos a infiltração de água, como telhas, ralos e calhas. A vedação realizada com esse tipo de item também contribui com a prevenção de fatores como a proliferação de bactérias e mofo.

É preciso considerar que por mais que as principais categorias de divisão sejam silicones acéticos e neutros, há outras especificações a serem consideradas, principalmente ao observar que, hoje em dia, diversos produtos deste gênero são disponibilizados e são cada vez mais específicos quanto ao tipo de uso.

Por exemplo, o silicone para pia, é ideal para lugares com vazamentos ou rachaduras, porém, para lugares como bancadas ou pias, é recomendado escolher produtos que não sejam tóxicos, afinal, são superfícies que apresentam contato com os alimentos.

Saiba mais sobre as aplicações do silicone na construção civil

Além das alternativas apresentadas ao longo do texto, o silicone também pode apresentar outras formas de uso, como aditivo, estrutural e hidrofugante.

No primeiro caso, o uso ocorre por meio de tintas com base de silicone e, nesse caso, esse item tem função ligante. Devido a sua característica antiespumante, a criação de bolhas na aplicação de tinta é inviabilizada, além de evitar a entrada de água no local. De forma geral, é uma alternativa que assegura uma aderência satisfatória.

Já o silicone estrutural garante maior resistência para as estruturas e, por esse motivo, comumente é aplicado para a vedação de caixilhos, entre outros tipos de peças de vidro.

Já o silicone hidrofugante, é usado para a proteção de revestimentos, principalmente contra a água. É ideal para evitar infiltrações no concreto, telhas e tijolos, consequentemente, evita escurecimento do rejunte e a criação de manchas.

Por esse motivo, é comumente aplicado para a conservação de substratos variados, mas para usufruir de seus benefícios, é indispensável contar com aplicação profissional e usar o produto de acordo com as características de fabricação, pois o uso em finalidades distintas pode causar prejuízos severos.

O ideal é que o substrato em questão receba higienização por meio de hidrojateamento antes que o hidrofugante seja aplicado, pois, dessa forma, as impurezas são removidas e a aplicação pode apresentar resultados ainda mais satisfatórios.

Em outros tipos de aplicação, até mesmo quando a finalidade é a vedação, a superfície higienizada também pode ser favorável para um resultado final ainda mais satisfatório.

Conforme pode ser notado com as informações apresentadas ao longo do texto, há diversos tipos de silicone para a aplicação na construção civil, porém,para fazer a escolha ideal, é preciso considerar diversos fatores, como as especificações do produto e do local de aplicação, saúde, segurança e praticidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *