Melhorando os móveis adequados para escritórios
Bons móveis promovem o bem estar e o conforto dos colaboradores de uma empresa são fatores que influenciam diretamente na produtividade.
Alguns fatores tanto internos quanto externos também exercem influência sobre ela. O ambiente de trabalho pode ser classificado com um desses fatores externos.
Como as pessoas passam muitas horas no trabalho, elas precisam de um ambiente que seja seguro, confortável e aconchegante, além de possuir estímulos que as ajude a produzir em mais quantidade.
As empresas que investem em móveis planejados para sala, conseguem proporcionar aos funcionários um ambiente de trabalho mais confortável, com espaços mais adequados e um melhor aproveitamento da sala.
Hoje em dia, a maior parte das empresas entendeu a importância de se preocuparem mais com o ambiente que oferecem para os seus funcionários, com alguns detalhes que fazem com que eles se sintam melhores, mais confortáveis e mais dispostos.
As janelas de alumínio sob medida devem ser amplas para permitir a entrada de luz no ambiente. A iluminação natural ajuda a trazer mais conforto e estímulo para o ambiente.
Muitas dessas empresas que têm essa preocupação em ter um ambiente de trabalho adequado, investem na procura por profissionais como engenheiros, arquitetos e design de interiores que projetem o ambiente de acordo com as especificidades daquele local e do tipo de trabalho que é realizado ali.
No projeto, consta a disposição de todos os móveis, o que vai ficar próximo à janela, instalações elétricas, instalação de ar condicionado, entre outros aspectos.
A tendência é que, cada vez mais, as pessoas procurem empregos que, além do salário, ofereçam um espaço físico adequado, confortável e seguro.
Além disso, elas também prezam por outros benefícios, premiações, ambientes de descanso, entre outros. Sendo assim, o trabalho de endormaketing das empresas visa, além de se preocupar em como serão feitas as divisorias das salas, também a promover momentos de interação entre os funcionários com confraternizações, espaços de convivências e realizar eventos, por exemplo.
Tipos de vidro
O vidro vem sendo cada vez mais utilizado em projetos de arquitetura e design, por conta dos diversos modelos que são possíveis de serem encontrados no mercado, que oferecem diferentes funções, preços, qualidade, etc.
O vidro também é muito usado, porque é um material que oferece proporciona mais iluminação e controle acústico, além de aliar estética e versatilidade ao ambiente. Os tipos de vidros mais comuns são:
- Vidro float
- Vidro laminado
- Vidro temperado
- Vidro antivandalismo
- Vidro antifogo
- Vidro blindado
- Vidro aramado
O vidro float é o vidro comum, sendo o mais usado nas diversas edificações, mas, apesar de barato, ele não proporciona a mesma segurança dos outros tipos de vidro.
Para janelas, portas, boxes, tampos de mesa, prateleiras, escadas, projetos artísticos, os vidros mais indicados são os vidros de segurança, que são bastante resistentes, evitando possíveis acidentes.
O vidro laminado é composto por duas camadas de vidro com uma película ultra-fina entre elas, sendo feito de resina ou de PVB. Quando esse tipo de vidro quebra, os cacos ficam presos na película, diminuindo a chance de acidentes.
O vidro temperado tem o processo de produção idêntico ao vidro float, mas ele passa por um tratamento térmico que o torna cinco vezes mais resistente do que o vidro comum, sendo muito mais seguro.
O vidro antivandalismo resulta de um tecnologia de laminação que torna o vidro mais resistente, suportando grandes impactos. Por isso, ele é muito usado em bancos ou outros locais que exigem mais segurança.
Assim como o vidro blindado, que oferece proteção contra balas, as diferenças entre a espessura do vidro é que confere maior ou menor proteção e segurança.
O vidro antifogo é formado por vidros laminados e suas lâminas possuem um material químico transparente entre elas. Em caso de incêndios, esse gel se funde e dilata, criando uma barreira contra o fogo.
Por fim, o vidro aramado O vidro aramado possui uma rede metálica de malha quadriculada que é incorporada à sua estrutura e também confere muita resistência e segurança ao local em que foi instalado.
Itens essenciais para um ambiente de trabalho ideal
Para montar um ambiente de trabalho que seja confortável e produtivo, é importante se atentar para alguns detalhes como os tipos de cadeira e mesa que serão utilizadas, se elas são ergonômicas e se ajustam na altura certa de quem vai utilizá-las.
Além disso, a iluminação é um item que merece muita atenção no projeto, assim como a temperatura do ambiente. Ninguém consegue concentrar e produzir de maneira qualitativa em ambientes muito quentes.
Os funcionários também precisa ter espaço suficiente para guardar seus pertences de forma segura. Além disso, em alguns casos, é necessário separar os colaboradores de funções diferentes e uma boa dica é usar uma divisória drywall.