Quer reformar sua casa? Veja por onde começar

Quer reformar sua casa? Veja por onde começar

Na reforma de uma casa, pode-se usar muitos tipos de materiais. Afinal, no mercado atual a diversidade de itens para uma reforma é gigantesca e quem ganha com isso é o consumidor final. Isso porque ele conta com uma infinidade de produtos por um preço acessível.

Agora, na hora de começar a reformar, ficam muitas dúvidas sobre certos materiais que estão disponíveis, que podem ou não corresponder à intenção final da sua obra.

Sendo assim, é preciso pesquisar para encontrar cada tipo de peça ou produto que melhor irá atender as necessidades da reforma.

Para isso, esse artigo tem como objetivo elucidar vários pontos referente a esses produtos para auxiliar na reforma da sua casa, então mantenha-se atento até o final do artigo para saber mais.

Tintas, como e quais usar?

As tintas que podem ser usadas em uma reforma são diversas, sendo que cada uma contém características únicas que melhor se encaixam em certo produto ou parte da casa.

Vamos abordar os modelos mais comuns no mercado e suas aplicações.

1. Tinta térmica

A tinta térmica foi criada, inicialmente, para revestir locais que precisavam de proteção maior contra o sol. Isso ocorria pois certos materiais são mais sensíveis às variações ou para a proteção de equipamentos.

Para se ter uma ideia, é possível ressaltar que esse tipo de tinta é muito comum em aeronaves (principalmente as que circulam de dia), por estarem mais próximas do sol, podem ter um aumento de temperatura desagradável.

Além desse uso na indústria, essa tinta tem ganhado muito espaço no uso residencial para cobrir telhados.

Isso acontece pois a maior parte dos modelos de telhados tem como função ajudar a regular a temperatura interna da residência que, quando não são protegidos, em dias muito quentes podem chegar a uma sensação térmica de 65°C a 70°C.

Desse modo, essa tinta ajuda a estabilizar a temperatura e, de acordo com alguns estudos, cerca de 80% do calor proveniente de raios solares pode ser refletido pela tinta, sendo uma peça fundamental para o controle da temperatura ambiente.

Antes da chegada desse material no mercado era comum usar revestimentos feitos de poliuretano, que possuem um desempenho menor do que a tinta térmica.

O poliuretano é feito de água e pequenas peças de vidro.

Em relação a esse material, é possível também destacar que a tinta térmica para telhado preço é muito menor, tornando essa tinta muito acessível no mercado.

2. Tipos de tintas externas e internas

É possível fazer uma separação entre as tintas que podem ser usadas em ambientes interno e externo. Isso porque elas precisam ter especificações diferentes para atender as necessidades de cada local.

Veja alguns modelos e suas principais formas de aplicação:

  • Látex PVA: É uma tinta para parede recomendada para a parte interna de residências, por possuir pouca resistência a umidade constante e água corrente;
  • Tinta acrílica: esse tipo, ao contrário da anterior, é recomendada para áreas externas. Isso porque ela apresenta uma alta resistência a água, podendo ser aplicada em lavanderias e entradas da casa;
  • Tinta epóxi: Também impermeável, esse modelo possui alta resistência contra produtos de limpeza, sendo muito bem aplicada em lavanderias, piscinas e etc.

Fora esses tipos abordados, que são os mais comuns, é possível encontrar tintas como:

  • Tinta inodora;

  • Tinta super lavável;

  • Tinta de esmalte sintético;

  • Tinta verniz.

Como dito, cada uma irá corresponder melhor em um ambiente da casa, podendo ser desde pisos, azulejos e até em telhas sanduiche, como já destacado neste artigo.

Como investir em um piso?

Esse é um dilema mais comum do que parece. Isso porque muitas pessoas tem dificuldade de identificar os pisos disponíveis no mercado e entender como que cada um irá responder em um ambiente e/ou necessidade.

Isso porque, além de definir os materiais como um item de decoração, características como a manutenção do material, os móveis usados e até os membros da família podem ser consideradas para essa escolha.

Vamos avaliar um pouco mais os tipos disponíveis no mercado e as manutenções necessárias.

1. Porque usar um piso de madeira?

Esse tipo de piso geralmente é usado em tacos. Atualmente, as pessoas ainda acham que a restauração de tacos é algo extremamente complicado e que inviabiliza a utilização desse material, mas atualmente a manutenção de um piso de taco é muito fácil.

Normalmente é preciso limpar, lixar e passar um pouco de verniz. Após esse procedimento o taco terá uma aparência de novo.

Além disso, é possível encaixar de forma muito elegante o piso de madeira em ambientes rústicos ou para decorações mais clássicas.

2. Qual outro tipo de piso é aconselhável?

Além do piso abordado no item anterior, é possível aplicar o piso de porcelanato em áreas que tenham um alto tráfego de pessoas.

Esse modelo também é indicado para ambientes sujam com frequência e facilidade, como o quintal ou na cozinha.

Isso ocorre pois o principal benefício desse produto é a sua facilidade de limpar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *