Reformas para o conforto nos ambientes residenciais

Reformas para o conforto nos ambientes residenciais

Em uma residência, seja no processo de construção ou de reformas, existem diversos elementos que podem ser inseridos para modernizar os ambientes, como as ferramentas de tecnologia.

É uma realidade o fato de que essas ferramentas tecnológicas têm contribuído para auxiliar o dia a dia dos moradores de uma residência, pois além de agregar conforto e sofisticação, também contribui para valorizar o imóvel no mercado imobiliário.

Com sistemas cada vez mais modernos, a automatização residencial já é uma realidade em diversos lares, contribuindo para otimizar o tempo investido nas tarefas e gerando economia nas contas de consumo.

Como exemplo, podemos destacar as luzes automatizadas, a programação de máquinas e eletrodomésticos e até mesmo a climatização residencial.

Para realizar todas essas inserções tecnológicas em um imóvel, é importante ter a ajuda de um profissional de arquitetura para tornar o espaço residencial ainda melhor.

O uso das calhas e rufos

Uma das dúvidas que surge durante o momento da construção é sobre o uso de calhas e rufos. Esses equipamentos são instalados no telhado e cada um apresenta uma função diferente, mas é importante que eles sejam utilizados em conjunto, para funcionar com eficiência.

No caso do uso da calha aluminio branco, é importante compreender que as calhas são equipamentos metálicos que podem ser feitos com ferro, aço e até mesmo alumínio.

Esses elementos são instalados no telhado com objetivo de coletar a água da chuva e evitar que essa água infiltre a construção. Além disso, a calha tem a função de deslocar a água para uma rede coletora evitando que ocorra alagamentos no solo do imóvel.

Já o rufos é um equipamento que é instalado em pontos estratégicos do telhado com objetivo direto de evitar infiltrações nas paredes, assim como o surgimento de mofos e danos na pintura das paredes.

A calha de alumínio branca é recomendada, pois apesar de ser um elemento leve, apresenta alta resistência e durabilidade. Para intensificar essa resistência, é possível aplicar uma pintura eletrostática que confere durabilidade ao metal diante da exposição a umidade.

O uso dos vidros no ambiente residencial

Sem dúvidas, a utilização dos vidros representa um avanço na inserção da modernidade e tecnologia na construção civil. Por isso, os vidros que são utilizados para a construção devem passar por um processo industrial que confere resistência e durabilidade ao material.

Os tipos de vidros mais utilizados para a construção civil são o laminado ou o temperado. Entre as características destes tipos de vidro podemos ressaltar:

  • Resistência ao impacto;
  • Proteção de raios ultra-violeta;
  • Isolamento térmico e acústico;
  • Valorização do imóvel;
  • Design moderno;
  • Transparência para visualizar ruas e avenidas.

Diante disso, o vidro passou a ser incorporado em portas, janelas e até mesmo, por meio do envidracamento de sacada com roldanas, que são pequenas rodinhas instaladas no material com o objetivo de evitar o atrito.

A utilização de portas de vidro de correr, assim como as janelas e seu uso em sacadas, serve para modernizar o ambiente e agregar valor ao imóvel.

Sobre o uso das roldanas, é possível inovar e tornar sua utilização ainda mais versátil, com o uso do vidro em quartos, na sala e até mesmo na cozinha.

Por exemplo, o uso da roldana para cortina de vidro facilita o processo de abertura e fechamento da janela, ação que aumenta a durabilidade e a vida útil do material.

Porém, algumas pessoas optam também por instalar o vidro no imóvel sem o uso da roldana, substituindo pelo o uso do kit sacada sem roldana, serviço que deve ser executado por um profissional qualificado.

A instalação de aquecedores agrega conforto

Como etapa final desse processo, a instalação de alguns equipamentos e eletrodomésticos servem para proporcionar maior segurança, conforto e bem-estar aos moradores.

Um desses equipamentos, é o aquecedor a gas Komeco, que pode ser utilizado para aquecer a água dos chuveiros, torneiras e até mesmo da piscina residencial.

Antes de realizar a instalação, é importante verificar qual é o melhor modelo de aquecedor mais indicado para o imóvel, com o objetivo de verificar se as tubulações estão adequadas para a passagem de gás, além de realizar uma manutenção preventiva para garantir que tudo esteja de acordo com as normas.

Com todas essas modernidades e equipamentos tecnológicos à disposição, é possível tornar o imóvel mais seguro, confortável e prático para os moradores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *