Reparos importantes para a sua casa

Reparos importantes para a sua casa

O aquecimento solar residencial tem sido uma opção feita por um número considerável de pessoas com o objetivo, principalmente, de minimizar os custos com energia elétrica em suas casas.

Além disso, a conscientização em relação aos cuidados com o meio ambiente está cada vez maior e a energia solar, por ser uma energia limpa, é uma opção mais sustentável.

O sistema de aquecimento solar é relativamente simples. Basicamente, ele conta com dois itens essenciais sendo o primeiro o coletor solar e o segundo o reservatório térmico para armazenamento de água.

Em alguns casos,também é preciso usar bombas para circulação da água nos coletores solares.

O aquecedor solar é o aparelho que possibilita que a energia solar aqueça, por exemplo, a água para banho, piscinas e diversos equipamentos de processos industriais.

O coletor solar é composto por uma caixa externa de alumínio que comporta os demais itens. A caixa pode possuir isolamento térmico de vários materiais, mas, o mais comum, é o de lã de vidro.

Por meio desse mecanismo, há uma espécie de criação de um efeito estufa, como se fosse um forno que armazena calor. Os tubos interconectados nos quais a água circula para o interior do coletor são feitos de cobre.

Além disso, o coletor solar possui a placa absorvedora que possui a função de absorver e transferir a energia solar para a água.

Por fim, o coletor é coberto por uma cobertura transparente, normalmente feita de vidro, que faz com haja a passagem da radiação solar, minimizando a perda de calor. Todos esses componentes possuem vedação especial, capaz de isolar o sistema da umidade externa.

Já o reservatório térmico pode ser fabricado em diversos materiais, como cobre ou polipropileno, mas o mais encontrado são reservatórios de aço inox. Eles possuem isolamento térmico e uma resistência elétrica que tem a função de contribuir com o aquecimento em épocas de chuva.

As principais etapas de funcionamento da energia solar em residência envolvem cinco etapas. A primeira delas é a geração de energia fotovoltaica pelo painel.

Em um segundo momento, o inversor solar faz a conversão da energia solar para a sua casa que, então, é distribuída.

Os eletrodomésticos passam a usar essa energia elétrica e, o que não for utilizado, ou seja, o excesso dela, vai para a rede distribuidora gerando créditos.

Como funciona uma bomba de água

A principal função de uma bomba de agua é realizar a transferência de água de um lugar para o outro, seja devido a um alagamento ou para fazer o abastecimento residencial ou empresarial.

Ela pode realizar a transferência de água limpa ou suja, em diversos cenários, como: poços artesianos, porões e outras áreas que inundam facilmente ou ainda caixas d’água elevadas.

Existem no mercado diversos tipos de bombas, sendo as mais comuns:

As bombas submersas, como o próprio nome já diz, ficam submersas na água e são divididas entre submersível e submersa.

A bomba submersível realiza o trabalho por um determinado período (que varia de acordo com o fabricante), mas deve ser retirada da água após o seu uso, ser secada e guardada. Por isso, essa bomba é indicada para casos de inundações.

Já as submersas, como o próprio nome já diz, são produzidas para permanecer dentro da água, em um limite de até, em média, vinte metros de profundidade.

O modelo autoaspirante é aquele que trabalha acima do solo, ou seja, é indicado para bombear água até sete metros de profundidade, sendo o único tipo de bomba que não necessita de instalação de válvula de retenção.

Essa válvula possui a função de reter a água para que ela não volte para dentro do poço.

A periférica também trabalha acima do solo, mas, diferentemente do autoaspirante, ele precisa da instalação de válvula de retenção para a água não retornar para dentro do poço.

O modelo centrífuga é voltado para regiões secas, ou seja, acima do solo, enquanto a injetora, devido à potência e à capacidade de aumentar a sucção da água, consegue atingir até vinte metros.

Já as diafragmáticas tem como objetivo controlar o sentido do fluido, conferindo maior pressão para ele.

Instalação de escadas em residências

O corrimão é um item indispensável para acompanhar a instalação de escadas em residências. Ele garante a máxima segurança das pessoas ao subir e descer escadas, principalmente de crianças e idosos.

O corrimão de aço inox é o modelo mais escolhido por grande parte dos clientes, devido ao seu brilho, possibilidade de diversos designs e resistência.

No entanto, o corrimão de inox preço pode variar dependendo do seu fornecedor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *