Saiba como decorar a área da sua piscina
Um projeto bem feito de iluminação para a piscina é muito importante, pois, além de deixá-la mais bonita, a iluminação auxilia na segurança e torna possível o uso da piscina durante a noite.
O led para piscina, por exemplo, é um tipo de iluminação muito usada, que deixa o ambiente da piscina mais aconchegante.
Entretanto, é preciso analisar bem qual é o tipo de iluminação mais adequada para esse local.
Em relação às cores que iluminarão a piscina, é preciso levar em consideração que elas influenciam muito no efeito causado no ambiente.
As cores verde e azul, por exemplo, passam a sensação de água fresca, enquanto as cores vermelha e laranja passam uma impressão de que o ambiente é mais quente. Por isso, é preciso decidir qual vai ser o led piscina rgb.
O projeto de iluminação se difere de uma piscina para outra, ou seja, é feito de forma personalizada. Isso porque a necessidade de iluminação varia conforme as características da piscina.
A iluminação é composta por alguns itens, como:
-
Refletores;
-
Spots;
-
Lâmpadas;
-
Leds;
-
Cabos de fibra.
Cada um deles possui uma capacidade diferente que precisa ser levada em consideração na hora da escolha da iluminação.
Por esse motivo, é recomendado contratar o trabalho de um arquiteto e designer de interiores que são especializados, aptos para darem as orientações específicas para o seu projeto.
Existem empresas especializadas em fixa espelho preço acessível, basta procurar o local que melhor corresponde às suas necessidades e expectativas.
Tipos de iluminação para piscinas
As lâmpadas de led são muito utilizadas nas piscinas, pois, apesar do seu valor ser um pouco mais alto, elas têm uma longa durabilidade e também são mais econômicas no gasto de energia.
Por isso, estão se tornando cada vez mais presente na iluminação de piscinas. Além disso, o led é um material muito seguro, porque como tem uma tensão bem baixa, a chance de acontecer um curto-circuito é mínima.
Há no mercado diversas cores e modelos das lâmpadas de led. Algumas delas podem ter até sistemas que são acionados por meio de um controle remoto, que permite a alteração da cor da iluminação.
Normalmente, as lâmpadas são instaladas na parede lateral da piscina e ficam submersas na água, a cada dez metros quadrados.
No caso de piscinas que são mais irregulares, às vezes, é necessário colocar mais lâmpadas.
Nas áreas de lazer onde ficam as piscinas, os banheiros devem ser bem claros e a sensação de amplitude pode ser dada pelo espelho de banheiro.
A fibra ótica também vem ganhando muito espaço no mercado de iluminação para piscinas. Como ela não conduz nem eletricidade e nem calor, é uma opção muito segura, sem possibilidades de ocorrerem choques.
Um fonte que fica longe da piscina gera a energia para a fibra, que faz a sua condução. Essa fonte de iluminação tem uma única lâmpada com capacidade de alimentar vários cabos de fibra ótica.
A instalação da fibra ótica pode acontecer por sidelight ou endlight. Por meio do sidelight, os feixes de fibras ópticas instaladas nas bordas laterais da piscina possuem o objetivo de realçar todo o seu perímetro.
Enquanto o sistema endlight é pontual, funcionando como se fosse um spot de led submerso que clareia a água. Esse tipo de iluminação não necessita de manutenção, pois as lâmpadas ficam fora da água.
Mas, para optar pela iluminação por fibra ótica, a piscina precisa ter um revestimento de cor clara para refletir a luminosidade.
Tijolos de vidro
O bloco de vidro vazado, ou tijolo de vidro, pode ser usado em diversos ambientes, pois suavizam o local e permitem a passagem da claridade, mas sem comprometer a privacidade dos ambientes.
Há no mercado diversas opções de formatos, cores e texturas e são muito usados em halls de entrada, escadas, banheiros, entre outros.
A manutenção e limpeza deles é bem simples. Mas, diferente do cobogó de concreto, eles não suportam tanta carga.
O efeito que ele proporciona na decoração torna o ambiente mais aconchegante. Por serem vazados, a ventilação do ambiente também é favorecida.
Esse tipo de tijolo também pode ser usado em fachadas, piscinas e áreas comuns. Eles também são muito usados para dividir ambientes, como salas ou quartos e closets.
De qualquer maneira, a orientação e ideias de um profissional pode te ajudar a otimizar o seu espaço e torná-lo mais bonito.