Veja como construir o seu jardim

Veja como construir o seu jardim

Construir um jardim na área externa de sua residência sempre foi um sonho que passou pela cabeça? Se sim, pode ficar tranquilo que essa tarefa é mais fácil do que pode parecer.

Por ser uma opção de decoração e também de estar em contato próximo com a natureza, os jardins residenciais têm se tornado sucesso de alguns anos pra cá.

E as formas de se obter esse jardim são várias: jardins de inverno, jardins verticais, hortas, mini jardins e assim por diante.

Em uma casa ou apartamento, a jardinagem pode fazer parte do seu dia a dia sem muito trabalho. No começo, procure por criações artesanais ou instalações artísticas.

A decoração do ambiente pode ser feita de forma simples e sem muito custo de investimento, o que garante ainda mais estabilidade na hora de investir em um jardim, seja ele interno ou externo.

Os jardins residenciais, por exemplo, normalmente possuem grande área de espaço para serem implementados. Grande ou pequeno, o ideal é já ficar de olho no gramado da parte externa da casa.

A escolha e tratamento do gramado correto, com plantas, pedras e um caminho é essencial para começar o projeto de jardim verde.

Com a base já estruturada, é hora de pensar na decoração geral do ambiente. Opte por:

  • Flores;
  • Texturas diversas;
  • Iluminação adequada;
  • Técnicas apropriadas para jardinagem;
  • Elementos com cores;
  • Simetria.

Uma vez que o plano de fundo é estabelecido, fica muito mais fácil integrar o restante do ambiente.

O ideal é pensar no projeto do jardim tendo em mente as suas atividades rotineiras e quais as funções você gostaria que o seu jardim lhe proporcionasse.

Lembre-se de imaginar todo o espaço residencial e em como seria aproveitá-lo com amigos e família em volta de um belo jardim.

Definir o projeto

Após a definição do projeto e de qual sua utilidade no cotidiano daqueles que residem, bem como seus benefícios e vantagens, é bacana ter em mente elementos decorativos que trarão vida para o local.

cobogó de concreto é um tipo de revestimento que vem sido amplamente utilizado na construções de jardins residenciais.

Por ser um revestimento vazado e com diversos modelos de desenhos e cores, é um item moderno e muito utilizado para trazer um toque divertido ao ambiente natural.

Pode ser útil para criar a sensação de substituição de paredes, mas lembre-se que esse item não divide por completo o local.

É ideal para dividir a área do jardim entre churrasqueira e piscina, ou entre a área de tomar sol e o espaço para fazer as refeições, se esse for o caso do seu projeto.

O mesmo modelo de item decorativo pode ser encontrado no revestimento cimentício 3D. Esse, por sua vez possui um charme a mais e pode ser interessante para trazer essa perspectiva tridimensional.

Por serem itens muito modernos, o ideal é que pesquisar em locais similares como a sua área será feita. Dessa forma, não restaram dúvidas quanto a utilidade desses elementos decorativos no seu jardim.

Lembre-se que a aplicação da decoração na área de lazer deve ser feita por meio de uma consulta com um especialista do estilo desejado.

Cuidar para preservar

Após efetivar o projeto de jardim verde e escolher os elementos que podem compor esse cenário, é hora de pensar na manutenção de jardins.

Afinal, a escolha de implementar um jardim também implica nos cuidados diários que se deve ter com o mesmo.

Essa manutenção pode ser feita de diversas formas e em diversos períodos. O essencial é obter uma opinião profissional a respeito do tipo de jardim da sua casa e verificar quais são as recomendações a serem seguidas.

Se possuir um gramado natural, com muitas opções e variedades de plantas e flores, é recomendável molhar todos os dias.

Já os espaços que possuírem cantos e curvas, por exemplo, também merecem uma atenção especial. Para isso, procure por técnicas de paisagismo.

Essas técnicas podem te auxiliar de maneira mais eficiente com os cuidados do jardim, além de trazer também todo um requinte para o ambiente. Procure utilizar a luz natural de forma que valorize o local e sua beleza que já é própria.

Por fim, basta apreciar a obra implementada na sua casa e desfrutar de todos os benefícios que ela pode ter.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *